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A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO À EDUCAÇÃO
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A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL NA CONQUISTA DE OUTROS DIREITOS SOCIAIS.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns para o sistema nacional de educação, a partir das quais os sistemas de ensino federal, estadual e municipal, por suas competências próprias e complementares, vão dispor de suas orientações.
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Caracterizam-se como mandatórias, sendo um conjunto de princípios, critérios e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular, e particularmente nos projetos político-pedagógicos de todos os estabelecimentos de ensino do País.
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POR QUÊ REVISAR ?
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Contexto Regional, Nacional, Internacional
Sociedade do Conhecimento Revolução da Informática, da Biotecnologia Projeto Plano Currículo Metodologias(NT) Avaliação Atividades Complementares A Criança O Jovem O Adulto Perfil cada nível: Infantil Fundamental Médio Acesso Permanência Conclusão
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Educação Infantil etapa inicial,
Ensino Fundamental intermediária Ensino Médio etapa final da Educação Básica: um conjunto orgânico e seqüencial ; devem guardar as especificidades de seus campos de ação ; as exigências impostas pela natureza de sua ação pedagógica; princípios da diversidade e da solidariedade para a difusão de uma escola inclusiva e plural.
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A integração das três etapas da Educação Básica em um todo articulado é afirmar a mesma importância da educação escolar para os diferentes momentos da vida: é assegurar o direito social à educação e garantir aprendizagens em idade apropriada através do acesso, da permanência e da continuidade dos estudos. (art. 22 da LDB)
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O processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica foi acordado pela Câmara de Educação Básica do CNE com: o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, a UNCME,o CONSED,UNDME, entidades representativas dos profissionais da educação,das instituições de formação de professores,das mantenedoras do ensino privado e de pesquisadores em Educação.
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PNE Recomenda a redefinição de objetivos e metas a serem alcançados até 2011.
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1-PRIORIDADES
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EDUCAÇÃO BÁSICA como DIREITO Á EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO BÁSICA como um TODO ORGÂNICO E SEQUENCIAL DIRETRIZES CURRICULARES E POLÍTICA CURRICULAR NACIONAL
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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS e EDUCAÇÃO BÁSICA
CUIDAR E EDUCAR como DIMENSÃO INTEGRADORA DO CURRÍCULO NAS TRÊS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO BÁSICA E ESCOLA
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EDUCAÇÃO BÁSICA E CURRÍCULO NACIONAL
O CURRÍCULO COMO EXPERÊNCIA CULTURAL DE APRENDIZAGEM CULTURA como AÇÃO e DINÂMICA CURRICULAR
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Afinam ou desafinam.Verdade maior . É o que a vida me ensinou.”
…mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto ; que as pessoas não estão sempre iguais , ainda não terminadas , mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.Verdade maior . É o que a vida me ensinou.” João Guimarães Rosa , Grande Sertão: Veredas
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Clélia Brandão Alvarenga Craveiro CNE: http:\\www.mec.gov.br/cne
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