A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVAÇÃO No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: iniciar uma tarefa, persistir nela, progredir nela e, ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: iniciar uma tarefa, persistir nela, progredir nela e, ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso."— Transcrição da apresentação:

1

2 MOTIVAÇÃO

3 No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: iniciar uma tarefa, persistir nela, progredir nela e, ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso precisa estar motivada! No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: iniciar uma tarefa, persistir nela, progredir nela e, ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso precisa estar motivada!

4 Empregado motivado: Requer menos controle; Tem menos períodos de baixa produtividade; Maiores probabilidades de ser esforçado e criativo. Empregado motivado: Requer menos controle; Tem menos períodos de baixa produtividade; Maiores probabilidades de ser esforçado e criativo.

5 ROBBINS (1999) define motivação como o processo responsável pela Intensidade, Direção e Persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. ROBBINS (1999) define motivação como o processo responsável pela Intensidade, Direção e Persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

6 Tecnicamente: Motivação é aquilo que o leva a dispender energia numa direção específica com um propósito específico; Tecnicamente: Motivação é aquilo que o leva a dispender energia numa direção específica com um propósito específico;

7 Elementos da motivação comuns a todos nós: confiança; otimismo; tenacidade; entusiasmo e resistência. Elementos da motivação comuns a todos nós: confiança; otimismo; tenacidade; entusiasmo e resistência.

8 Confiança Nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa. Confiança Nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa.

9 Otimismo Nos dá a esperança de que o desfecho será uma solução positiva. Otimismo Nos dá a esperança de que o desfecho será uma solução positiva.

10 Tenacidade Nos mantém concentrados na tarefa. Tenacidade Nos mantém concentrados na tarefa.

11 Entusiasmo Nos permite ter prazer no trabalho. Entusiasmo Nos permite ter prazer no trabalho.

12 Resistência Nos permite começar tudo de novo. Resistência Nos permite começar tudo de novo.

13 MOTIVO + AÇÃO Quais são os motivos que levam a uma pessoa praticar uma ação? MOTIVO + AÇÃO Quais são os motivos que levam a uma pessoa praticar uma ação?

14 WEISINGER (2001) destaca quatro fontes de motivação: 1.Você mesmo (pensamentos, excitação, atitudes/conceitos familiares); 2.Amigos, parentes e colegas solidários (o que o autor chama de Time de Ouro); WEISINGER (2001) destaca quatro fontes de motivação: 1.Você mesmo (pensamentos, excitação, atitudes/conceitos familiares); 2.Amigos, parentes e colegas solidários (o que o autor chama de Time de Ouro);

15 3. Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia); 4. Seu ambiente (o ar, a iluminação, os sons, as mensagens motivadoras dispostas em sua sala). 3. Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia); 4. Seu ambiente (o ar, a iluminação, os sons, as mensagens motivadoras dispostas em sua sala).

16 Você Mesmo Está em você é a força de motivação e, inversamente, de desmotivação mais poderosa! Porque é em você que tudo começa. Você Mesmo Está em você é a força de motivação e, inversamente, de desmotivação mais poderosa! Porque é em você que tudo começa.

17 São seus pensamentos, sua excitação e seu comportamento Os componentes do seu S.E. que determinam como você irá utilizar essas outras fontes. São seus pensamentos, sua excitação e seu comportamento Os componentes do seu S.E. que determinam como você irá utilizar essas outras fontes.

18 Pense Positivamente O recurso interior mais importante de que você dispõe para se motivar são os seus pensamentos. O raciocínio distorcido pode ser destrutivo; Afirmações positivas têm efeito oposto. Pense Positivamente O recurso interior mais importante de que você dispõe para se motivar são os seus pensamentos. O raciocínio distorcido pode ser destrutivo; Afirmações positivas têm efeito oposto.

19 TÉCNICA: Use Afirmações Motivadoras São as afirmações que reforçam o seu otimismo, a sua tenacidade, a sua flexibilidade. Elas lhe dizem que você tem capacidade e empenho para cumprir determinada tarefa. TÉCNICA: Use Afirmações Motivadoras São as afirmações que reforçam o seu otimismo, a sua tenacidade, a sua flexibilidade. Elas lhe dizem que você tem capacidade e empenho para cumprir determinada tarefa.

20 Aconteça o que acontecer, vou concluir este projeto! Crie o hábito de fazê-las. Aconteça o que acontecer, vou concluir este projeto! Crie o hábito de fazê-las.

21 TÉCNICA: Bloqueio de Tempo e Bloqueio Focal Destinar um período de tempo para ser empregado no trabalho intensivo. Você dirá aos colegas que não quer ser perturbado, e não atenderá telefonemas. TÉCNICA: Bloqueio de Tempo e Bloqueio Focal Destinar um período de tempo para ser empregado no trabalho intensivo. Você dirá aos colegas que não quer ser perturbado, e não atenderá telefonemas.

22 TÉCNICA: Treinamento Mental Através da nossa visualização criamos a percepção de que podemos executar determinada tarefa, e em pouco tempo constatamos que realmente podemos: TÉCNICA: Treinamento Mental Através da nossa visualização criamos a percepção de que podemos executar determinada tarefa, e em pouco tempo constatamos que realmente podemos:

23 O ato de imaginar-se fazendo alguma coisa pode muitas vezes induzir as mesmas reações fisiológicas provocadas pelo ato de fazer a coisa imaginada.

24 TÉCNICA: Treinamento Mental Imitação: Todos nós sabemos que em geral a maneira mais eficaz de aprender um novo comportamento é imitar alguém que consiga praticá-lo com sucesso. TÉCNICA: Treinamento Mental Imitação: Todos nós sabemos que em geral a maneira mais eficaz de aprender um novo comportamento é imitar alguém que consiga praticá-lo com sucesso.

25 TÉCNICA: Use a autocrítica construtiva Não há maior aniquilador da confiança e do entusiasmo do que a crítica negativa. TÉCNICA: Use a autocrítica construtiva Não há maior aniquilador da confiança e do entusiasmo do que a crítica negativa.

26 Não há melhor maneira de ajudar uma pessoa a sustentar o dinamismo e a confiança do que oferecer uma crítica construtiva

27 TÉCNICA: A autocrítica construtiva é um elemento essencial no processo de motivar-se: TÉCNICA: A autocrítica construtiva é um elemento essencial no processo de motivar-se:

28 Proponha-se metas importantes; Utilize a excitação para produzir energia; Mexa-se; Relaxe; Utilize atos e procedimentos produtivos; Divida o trabalho em pequenas tarefas; Observe suas atitudes. Proponha-se metas importantes; Utilize a excitação para produzir energia; Mexa-se; Relaxe; Utilize atos e procedimentos produtivos; Divida o trabalho em pequenas tarefas; Observe suas atitudes.

29 GRUPO DE APOIO GRUPO DE APOIO

30 Relacionamentos Motivadores Escolhas das pessoas: Boas idéias para sair de um impasse; Incentivo sempre faz você se sentir bem; você as encontra com freqüência e elas o compreendem. Relacionamentos Motivadores Escolhas das pessoas: Boas idéias para sair de um impasse; Incentivo sempre faz você se sentir bem; você as encontra com freqüência e elas o compreendem.

31 Time de Ouro Você pode convocar e manterá longe o sentimento de solidão e evitará ter ocasião de pensar: "Não tenho com quem conversar, ninguém para me ajudar", pois esse pensamento negativo só vai servir como mais um empecilho. Time de Ouro Você pode convocar e manterá longe o sentimento de solidão e evitará ter ocasião de pensar: "Não tenho com quem conversar, ninguém para me ajudar", pois esse pensamento negativo só vai servir como mais um empecilho.

32 Para desenvolver relacionamentos reciprocamente motivadores você precisa: 1) determinar o que deseja deles, caso contrário não saberá quem você quer no seu time; 2) saber como obter a motivação necessária mantendo o melhor relacionamento possível; Para desenvolver relacionamentos reciprocamente motivadores você precisa: 1) determinar o que deseja deles, caso contrário não saberá quem você quer no seu time; 2) saber como obter a motivação necessária mantendo o melhor relacionamento possível;

33 3) saber retribuir, pois se ficar apenas tomando o que precisa o relacionamento não será recíproco, e provavelmente não vai durar muito.

34 O Que Procurar ? As três características básicas dos seus relacionamentos motivadores deveriam ser: O Que Procurar ? As três características básicas dos seus relacionamentos motivadores deveriam ser:

35 confiança, conveniência e disponibilidade. confiança, conveniência e disponibilidade.

36 O Que Pedir Crise: perdemos nosso senso de perspectiva e nossa capacidade de resolver problemas. Os amigos, parentes e colegas que estão de fora, que não estão totalmente consumidos pela crise, podem ajudar nessas ocasiões. O Que Pedir Crise: perdemos nosso senso de perspectiva e nossa capacidade de resolver problemas. Os amigos, parentes e colegas que estão de fora, que não estão totalmente consumidos pela crise, podem ajudar nessas ocasiões.

37 Time de Ouro Pode lhe proporcionar alguma perspectiva; Você deve contar exatamente o que aconteceu; Dizer o que pensa da situação e perguntar o que eles pensam; Reavaliar a situação. Time de Ouro Pode lhe proporcionar alguma perspectiva; Você deve contar exatamente o que aconteceu; Dizer o que pensa da situação e perguntar o que eles pensam; Reavaliar a situação.

38 Como Retribuir A reciprocidade é de maneira geral a base de qualquer relacionamento sólido. A retribuição não precisa ser sempre na mesma moeda: você pode receber um conselho e retribuir com guloseimas. O importante é que nenhum dos dois se sinta usado ou manipulado. Como Retribuir A reciprocidade é de maneira geral a base de qualquer relacionamento sólido. A retribuição não precisa ser sempre na mesma moeda: você pode receber um conselho e retribuir com guloseimas. O importante é que nenhum dos dois se sinta usado ou manipulado.

39 Mentores Emocionais Se você pensar na pessoa que gostaria de ser na sua vida profissional, ou num herói-modelo, essa é a pessoa a ser escolhida para seu mentor emocional. Mentores Emocionais Se você pensar na pessoa que gostaria de ser na sua vida profissional, ou num herói-modelo, essa é a pessoa a ser escolhida para seu mentor emocional.

40 "Que é que fulano faria nesta situação? Como o meu mentor reagiria nesta situação?" Real ou fictício, ao escolher essa pessoa, o primeiro requisito é que ela consiga lhe trazer motivação. "Que é que fulano faria nesta situação? Como o meu mentor reagiria nesta situação?" Real ou fictício, ao escolher essa pessoa, o primeiro requisito é que ela consiga lhe trazer motivação.

41 Reação condicionada: Vai chegar o dia em que você não precisará rememorar a história motivadora, bastará simplesmente dizer o nome do seu mentor, ou fixar na mente a imagem dele, para que sua motivação ganhe novo impulso. Reação condicionada: Vai chegar o dia em que você não precisará rememorar a história motivadora, bastará simplesmente dizer o nome do seu mentor, ou fixar na mente a imagem dele, para que sua motivação ganhe novo impulso.

42 SUPORTES EMOCIONAIS SUPORTES EMOCIONAIS

43 Existem algumas coisas que podemos fazer para tornar nosso local de trabalho mais estimulante (torná- lo menos desestimulante).

44 Ambiente - torne-o o mais saudável e útil possível O ar, a iluminação, os sons e objetos que o rodeiam no seu local de trabalho. Concentração e produtividade: esses quatro elementos precisam proporcionar-lhe o máximo possível de bem-estar. Ambiente - torne-o o mais saudável e útil possível O ar, a iluminação, os sons e objetos que o rodeiam no seu local de trabalho. Concentração e produtividade: esses quatro elementos precisam proporcionar-lhe o máximo possível de bem-estar.

45 Objetos Estimulantes Recortes de revistas, provérbios inspiradores ou frases que o motivem. Manter uma planta na sua sala também deixa o ambiente mais agradável. Lembretes e códigos visuais. Objetos Estimulantes Recortes de revistas, provérbios inspiradores ou frases que o motivem. Manter uma planta na sua sala também deixa o ambiente mais agradável. Lembretes e códigos visuais.

46 Sons Benéficos, Sons Prejudiciais O som é estimulante; escolhendo os sons apropriados e eliminando os sons prejudiciais você poderá aumentar sua energia motivadora. Sons Benéficos, Sons Prejudiciais O som é estimulante; escolhendo os sons apropriados e eliminando os sons prejudiciais você poderá aumentar sua energia motivadora.

47 Iluminação Pesquisas que demonstraram que a iluminação pode afetar a motivação. As cores também afetam nossa motivação! Iluminação Pesquisas que demonstraram que a iluminação pode afetar a motivação. As cores também afetam nossa motivação!

48 5 "S" para melhorar a sua vida Melhorar a qualidade significa, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. Empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 "S" para melhorar a sua vida Melhorar a qualidade significa, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. Empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização:

49 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida.

50 Seiri - Senso de Utilidade Fazer "SEIRI" significa: descartar o que não apresenta utilidade. Classifique objetos: documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5: Seiri - Senso de Utilidade Fazer "SEIRI" significa: descartar o que não apresenta utilidade. Classifique objetos: documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:

51 1. Absolutamente necessários; 2. Necessários; 3. Pouco necessários; 4. Não necessários; 5. Absolutamente desnecessários. 1. Absolutamente necessários; 2. Necessários; 3. Pouco necessários; 4. Não necessários; 5. Absolutamente desnecessários.

52 Seiri - Senso de Utilidade Defina então: a) O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza; b) O que deve ser doado ou jogado fora. Faça isso pelo menos uma vez por ano! Seiri - Senso de Utilidade Defina então: a) O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza; b) O que deve ser doado ou jogado fora. Faça isso pelo menos uma vez por ano!

53 Seiton - Senso de arrumação Fazer "SEITON" significa: organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos no uso, bem como no esforço. Seiton - Senso de arrumação Fazer "SEITON" significa: organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos no uso, bem como no esforço.

54 a) Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo; b) Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.

55 Seiso - Senso de limpeza Fazer "SEISO" significa: manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. a) Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem; b) Envolva as outras pessoas nesse processo; c) Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas. Seiso - Senso de limpeza Fazer "SEISO" significa: manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. a) Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem; b) Envolva as outras pessoas nesse processo; c) Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

56 Seiketsu - Senso de asseio pessoal Fazer "SEIKETSU" significa: preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal. Na prática: Seiketsu - Senso de asseio pessoal Fazer "SEIKETSU" significa: preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal. Na prática:

57 a) Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários; b) Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; c) Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba. a) Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários; b) Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; c) Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

58 Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina Fazer "SHITSUKE" significa: criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento! Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina Fazer "SHITSUKE" significa: criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento!

59 Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina Na prática: a) Incorpore os princípios dos 5S, como uma filosofia de vida; b) Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante. Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina Na prática: a) Incorpore os princípios dos 5S, como uma filosofia de vida; b) Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante.

60 c) Desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas. d) Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta! c) Desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas. d) Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta!


Carregar ppt "MOTIVAÇÃO No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: iniciar uma tarefa, persistir nela, progredir nela e, ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google