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Objetivos do Comportamento do Consumidor Fases e aspectos 1.

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Apresentação em tema: "Objetivos do Comportamento do Consumidor Fases e aspectos 1."— Transcrição da apresentação:

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2 Objetivos do Comportamento do Consumidor Fases e aspectos 1

3 Objetivo do Comportamento do Consumidor O objetivo da disciplina é conhecer profundamente o comportamento das pessoas, suas necessidades, motivações e desejos. Em suma, saber como, quando e, por que compram? 2

4 Consumidor Consumidor O consumidor é uma entidade compradora que possui necessidades e desejos. Alguns fatores afetam e impulsionam o comportamento do consumidor. São eles: sociais, demográficos, culturais, psicológicos, situacionais, mix de marketing (4 PS) 3

5 Pesquisa do Comportamento do Consumidor Quando aplicada, uma pesquisa que pretenda avaliar o comportamento do consumidor, precisa levar em conta: - o que compram; - por que compram; - onde compram; - com que frequencia compram; - com que frequencia usam o que compram. 4

6 Endomarketing Endomarketing Integra a noção de cliente e de seus valores nos processos internos da estrutura da organização. É uma ferramenta que permite ao funcionário entender a importância do atendimento ao cliente. 5

7 Consumidor como iceberg Consumidor como iceberg Muito cuidado deve se ter para não subestimar ou, pré-julgar o comportamento do consumidor. Ação(C) 6 Necessidades Crenças Percepção Motivação Hábitos Estado de espírito

8 As dimensões da natureza humana Conforme Giglio(2002), são seis as dimensões da natureza humana: - Racional; - Emotiva; - Social; -Dialética;(movimento incessante e contraditório) - Complexa (multivariáveis); - Gregária ( movida por natureza, com algum poder de arbítrio). 7

9 American Market Association American Market Association Segundo a American Market Association, marketing é o processo de planejamento e execução de concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens ou serviços para criar trocas e satisfazer metas individuais e organizacionais. 8

10 As cinco orientações do Marketing 1) Produto: foco no esforço produtivo. Muitas vezes, falta foco no interesse do consumidor. 2) Orientação de vendas: (Após 1929) Na crise, produtos ficavam parados. Com o foco em vendas, seduzir, persuadir e aumentar a publicidade. 9

11 3) Orientação de marketing: anos 50 O consumidor, com mais dinheiro, queria escolher. Ocorre, então, o desenvolvimento contínuo de novos produtos, diversificados, para atender às necessidades. 4) Orientação de marketing societal: Anos 70 e 80. Ética e responsabilidade social(preocupação com o ambiente) 10

12 5) Orientação de marketing de relacionamento: manter o consumidor ligado a seu produto ou, serviço. Na verdade, é preciso entender o consumidor e antecipar seus desejos. 11

13 Ferramentas de Gestão Mercadológica São ferramentas de gestão mercadológica: - Pesquisa de marketing; - Segmentação; - Posicionamento; - Mix de Marketing. Os 4 PS estimulam o comportamento do consumidor. 12

14 Pesquisas de mercado Pesquisas de mercado - Mercado; - Avaliação da eficácia da propaganda; - Pesquisa e teste de novos produtos; - Teste de embalagem; - Satisfação do cliente; - Grupos de foco; - Análise demográfica; - Entrevistas de percepção da marca e do posicionamento; - Análise da concorrência; - Imagem corporativa. 13

15 Segmentação Segmentação A segmentação pode ser: a) Geográfica; b) Demográfica; c) Psicográfica; d) Natureza do bem ou do serviço. 14

16 Consumidor pessoal e organizacional Consumidor pessoal e organizacional Pessoal - Iniciador: sugere a idéia de comprar; - Influenciador - Decisor; - Comprador; - Usuário Exemplo: mulher: sugere a compra de carro da família; mulher: iniciadora, influenciadora, usuário; homem: comprador, usuário 15

17 Considerações Finais Considerações Finais Há muitos fatores que influenciam a produção, a circulação e a venda de produtos. Empresários e consumidores precisam sempre ter em mente o que desejam e o que, de fato, é necessário consumir. 16


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