A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETRÔNICA II Polarização TBJ Objetivos Específicos Aula 03: Resumo Eletrônica I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETRÔNICA II Polarização TBJ Objetivos Específicos Aula 03: Resumo Eletrônica I."— Transcrição da apresentação:

1 ELETRÔNICA II Polarização TBJ Objetivos Específicos Aula 03: Resumo Eletrônica I

2 ELETRÔNICA II Polarização dos Transistores O objetivo da polarização é preparar transistor é preparar o transistor para operação nas suas regiões ativa, corte e saturação verificadas nas aula passada.

3 ELETRÔNICA II Ponto e Operação ( Q ) Quando polarizamos, estamos escolhendo as tensões e correntes cc que irão ser empregadas no circuitos com transistores. Como esse ponto é fixo na curva é chamado de ponto quiescente (Q) que significa ponto de repouso ou ponto imóvel.

4 ELETRÔNICA II Regiões de Operação X Polarização da Junções O primeiro passo do estudo da polarização é: Dado um determinado circuito com transistor identificar em região esse transistor está polarizado. Ou seja, realizar a análise do circuito.

5 ELETRÔNICA II Exercício Tipo 1 : Dado o circuito do transistor determinar as tensões e correntes:

6 ELETRÔNICA II Solução: Como V BE =0.7, junção diretamente polarizada e V BC = -6,13, junção inversamente polarizada o circuito está na região ativa.

7 ELETRÔNICA II Análise por Reta de Carga (Resistor de carga R C ) Como já mencionado a análise por reta de carga é uma forma simples de resolver sistemas de mais de uma equação, como é o caso dos circuitos com transistor.

8 ELETRÔNICA II Variações do Q e reta de carga com I B, R C, V CC Variação com I B se R C, V CC Constantes

9 ELETRÔNICA II Variações do Q e Reta de Carga com I B, R C, V CC Variação com R C se I B, V CC Constantes

10 ELETRÔNICA II Variações do Q e Reta de Carga com I B, R C, V CC Variação com V CC se I B, R C Constantes

11 ELETRÔNICA II Exercício Tipo 2 : Dada a reta de carga calcular os resistores R B e R C do circuito abaixo:

12 ELETRÔNICA II Solução:

13 ELETRÔNICA II Polarização por Divisor de Tensão O tipo de polarização do transistor mais importante é a polarização por divisor de tensão. Este tipo de polarização além de prover estabilidade de saída devido ao resistor de emissor, faz com que o ponto Q permaneça constante, ou seja, independente do.

14 ELETRÔNICA II Para um melhor entendimento do circuito vamos analisar um circuito intermediário chamado de Polarização Estável do Emissor ( estabilização de saída em função de ou corrente de fuga coletor). Análise da malha base-emissora:

15 ELETRÔNICA II Observando a última equação, podemos achar um circuito de entrada equivalente e a impedância de entrada do circuito:

16 ELETRÔNICA II Após encontrar I B e fazendo I E ~I C, = I B, a análise de malha coletor-emissor nos fornece as demais tensões são encontradas através da análise coletor- emissor Análise da malha coletor-emissor:

17 ELETRÔNICA II Verificada a análise anterior, vamos retornar para a análise da polarização por divisor de tensão (análise exata):

18 ELETRÔNICA II Analise aproximada ( Independência de I B ) Se R i >> R 2, I 1 ~I 2, Na prática R i >10R 2 O circuito equivalente de entrada pode ser visto como ( análise aproximada) : As variáveis são calculadas de forma independente de I B.

19 ELETRÔNICA II Problema Tipo 3 : Faça a análise do circuito divisor de tensão utilizando o método exato para um de e exato. Refaça ( =140) utilizando o método aproximado:

20 ELETRÔNICA II Solução ( =140):

21 ELETRÔNICA II Solução ( =70):

22 ELETRÔNICA II Solução ( =140):

23 ELETRÔNICA II Projeto de Polarização de Transistores A etapa de projeto, consiste em dado um ponto de operação, escolhido pelo projetista, calcular os componentes e escolher fonte de alimentação e transistor mais adequado para a função. Projeto de Polarização de circuito transistor com resistor de realimentação e independência de

24 ELETRÔNICA II 1-Escolha do Ponto Quiescente ( escolha do projetista)

25 ELETRÔNICA II Escolha de V E, R 2 e demais resistores. V E deve ser tal que torne o circuito mais estável, porém não afete muito o range de variação de V CE permitindo uma maior deflexão do sinal ac quando ampliado. Normalmente entre 10% a 25% de V CC. Com a escolha de V E, R E é calculado com R E =V E /I CQ. R 2 deve ser escolhido que seja menor ou igual à 0.1( RE), conforme verificado anteriormente, provocando a estabilização da entrada. Os demais resistores são calculados pela análise de sua respectiva malha.

26 ELETRÔNICA II Problema Tipo 4 : Faça o projeto para o circuito com polarização por divisor de tensão abaixo:

27 ELETRÔNICA II Solução:


Carregar ppt "ELETRÔNICA II Polarização TBJ Objetivos Específicos Aula 03: Resumo Eletrônica I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google