A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Contabilidade como sistema de informação Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo O sistema contábil de informações é orientado por um conjunto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Contabilidade como sistema de informação Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo O sistema contábil de informações é orientado por um conjunto."— Transcrição da apresentação:

1 A Contabilidade como sistema de informação Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo O sistema contábil de informações é orientado por um conjunto de regras de controle de entrada, processamento, avaliação e saída de dados.

2 A Contabilidade como sistema de informação A análise de balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomada de decisão. A análise de balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomada de decisão. 1. Objetivos da análise de Balanços A análise de balanço começa onde termina a Contabilidade. Qual a preocupação básica do contador? Qual a preocupação básica do analista de balanços?

3 A Contabilidade como sistema de informação 2. Linguagem Descomplicada O índice de endividamento é de 220%; isto significa que para cada $100 de capital próprio existem $220 de terceiros. Esse índice mostra em crescimento de 10% em relação ao ano anterior que, por sua vez, já crescera 18%. Os recursos de terceiros são predominantemente de curto prazo (85%). Já os índices de liquidez encontrados foram respectivamente: liquidez geral - 1,25; liquidez corrente - 1,40; e liquidez seca - 1,01, o que mostra que a empresa tem mais cruzeiros realizáveis do que dívidas de curto prazo. Escritos em linguagem corrente; Recomenda-se uso de gráficos para simplificar as conclusões mais complexas; Recomenda-se uso de gráficos para simplificar as conclusões mais complexas; Demonstrações financeiras carregadas de termos técnicos ( dados x informações ). Demonstrações financeiras carregadas de termos técnicos ( dados x informações ).

4 A Contabilidade como sistema de informação O grau de endividamento da empresa encontra-se em nível razoável ao ramo de atividade; entretanto, vem crescendo de maneira indesejável, pois há dois anos podia ser considerado bom. A composição do endividamento mostra um perfil de dívida insatisfatório devido à excessiva participação das obrigações de curto prazo. Já a liquidez da empresa pode ser considerada boa. 2.1O que incluir no relatório

5 A Contabilidade como sistema de informação Situação econômico financeira; Desempenho; Eficiência na utilização de recursos; Adequação das fontes às aplicações de recursos; Causas das alterações na situação financeira; Causas das alteração na rentabilidade; Evidências de erros na administração; Tendências e perspectivas, etc. 3. Informações produzidas pela Análise de Balanços

6 A Contabilidade como sistema de informação A análise baseia-se no raciocínio científico. 4. Metodologia de análise 1.Extraem-se os índices das demonstrações financeira; 2.Comparam-se os índices com os padrões; 3.Ponderam-se as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusões; 4.Tomam-se decisões.

7 A Contabilidade como sistema de informação Índice é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa ( Visão ampla). 5. Análise dos índices de balanço

8 A Contabilidade como sistema de informação 6. Aspectos da empresa revelados pelos índices PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICES Situação Financeira Situação Econômica Liquidez Endividamento Atividade Rentabilidade

9 A Contabilidade como sistema de informação 7. Os principais relatórios contábeis e sua aplicabilidade 7.1.Balanço Patrimonial De acordo com a Lei nº /07, MP nº 449/08 e Resolução CFC nº 1.121/08, a nova estrutura do Balanço Patrimonial passa a ser a seguinte:

10 A Contabilidade como sistema de informação 7. Os principais relatórios contábeis e sua aplicabilidade 7.1.Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante Ativo Não Circulante Passivo Não Circulante Realizável a Longo Prazo PATRIMÔNIO LÍQUIDO Investimento Capital Social Imobilizado (-) Gastos com Emissão de Ações Intangível Reservas de Capital Opções Outorgadas Reconhecidas Reservas de Lucros (-) Ações em Tesouraria Ajustes de Avaliação Patrimonial Ajustes Acumulados de Conversão Prejuízos Acumulados


Carregar ppt "A Contabilidade como sistema de informação Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo O sistema contábil de informações é orientado por um conjunto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google