A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa
Prof. Ronaldo

2 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
PLANEJAMENTO DICAS Estabelecimento da Política – a empresa define sua política estabelecendo as diretrizes para melhorar o gerenciamento do seus problemas ambientais. - Conheça, compreenda e coloque em prática a Política da sua empresa. Os 3 compromissos mínimos são: cumprir a legislação, prevenir a poluição e melhorar continuamente.

3 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
PLANEJAMENTO DICAS Identificação e avaliação de aspectos e impactos ambientais – a empresa identifica os aspectos ambientais significativos (resíduos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, ruído, consumo de energia, de água, etc.) relacionado com suas atividades, produtos e serviços. Identifica também os aspectos gerados por fornecedores, pois se houver algum dano ambiental, a empresa que contrata é co-responsável. - Conheça os aspectos ambientais significativos das suas atividades para evitar impactos. - Os fornecedores também têm que evitar os impactos ambientais.

4 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
PLANEJAMENTO DICAS Identificação requisitos legais e outros – a empresa identifica continuamente a legislação ambiental aplicável às suas atividades, produtos e serviços(de terceiros inclusive), além de compromissos porventura assumidos com partes interessadas. - Transgredir as leis ambientais é crime. - Compromisso assumido pela empresa tem que ser cumprido. - Os fornecedores têm que cumprir a legislação ambiental.

5 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
PLANEJAMENTO DICAS Estabelecimento de objetivos e metas – a empresa estabelece periodicamente objetivos e metas de melhoria ambiental. - Conheça os objetivos e metas. Saiba como contribuir para alcançá-los.

6 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
PLANEJAMENTO DICAS Programas de Gestão Ambiental – com bases nos objetivos e metas, a empresa define planos de ação, desdobrados para todos os departamentos que possam contribuir para alcançar as melhorias. - Conheça os programas de Gestão Ambiental e saiba qual é a sua participação.

7 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Definição de estrutura e responsabilidade – a empresa estabelece responsabilidade para todos os empregados, conforme sua situação. Fornece recursos humanos, financeiros e tecnológicos para garantir o funcionamento do seu Sistema de Gestão Ambiental. Designa um representante para acompanhar o sistema e comunicar os resultados à alta direção. Conheça suas responsabilidades. Saiba quem é o representante da direção no Sistema de Gestão Ambiental e outras funções importantes

8 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Treinamento, conscientização e competência – a empresa promove treinamento e competência para todas as pessoas envolvidas com atividades impactantes. Todos devem estar conscientes de sua responsabilidade individual para com o meio ambiente. Você deve receber todos os treinamentos necessários para realizar suas tarefas sem causar impactos ambientais. Supervisores têm um papel importante no treinamento de seu pessoal.

9 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Comunicação – a empresa define procedimento para receber e dar respostas a todas as comunicações de partes interessadas referentes às questões ambientais. Saiba a quem encaminhar alguma comunicação sua ou de terceiros sobre meio ambiente. Dê sugestões para melhorar a prevenção da poluição.

10 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Documentação e controle de documentos – a empresa descreve em um manual como funciona o Sistema de Gestão Ambiental. Controla os documentos externos e os procedimentos internos, de forma a preservar informações. Guarde com cuidado os procedimentos de sua responsabilidade, mas mantenha-os ao seu alcance. Não guarde procedimentos desatualizados.

11 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Controle Operacional – todas as atividades que possam causar impactos significativos ao meio ambiente são controladas para que tais impactos sejam evitados. Instruções de trabalho são criadas, os operadores são devidamente treinados e conscientizados. Equipamentos e sistemas de controle ambiental recebem manutenção preventiva rigorosa. Os fornecedores de serviços com atividades impactantes também devem atuar com responsabilidade ambiental. Você deve ser treinado para evitar os impactos ambientais. É muito importante seguir os procedimentos. Siga as regras para lidar com os diversos resíduos. Procure saber o que a empresa faz para controlar seus principais aspectos ambientais significativos. Oriente os prestadores de serviço sob sua responsabilidade.

12 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
IMPLEMENTAÇÃO DICAS Preparação e atendimento às emergências – a empresa identifica os riscos de acidentes ambientais e define um plano de atendimento emergencial para todas as situações. Treina uma brigada de emergência e realiza simulações periódicas. Saiba quais são os riscos de suas atividades, como preveni-los e, caso ocorram, como atendê-los corretamente. Saiba em situações deve chamar a brigada de emergência e como fazê-lo.

13 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Monitoramento e medição - a empresa faz monitoramento ambiental periodicamente (análise de efluentes, qualidade da água, emissões atmosféricas, ruído, etc.) e verifica se estão dentro das padrões legais. - Procure informações sobre os resultados do monitoramento ambiental periódico e se estão dentro dos limites permitidos por lei.

14 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros requisitos - a empresa verifica periodicamente a conformidade do atendimento a todas as exigências legais aplicáveis e aos compromissos assumidos. - Se você é/for responsável por algum requisito legal, não deixe de cumprir suas obrigações em dia.

15 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Ações corretivas e preventivas - quando ocorrem não-conformidades, a empresa investiga as causas e executa ações corretivas que impedem a repetição dos problemas. - E, mesmo antes de um problema ocorrer, executa ações preventivas. Relate as não-conformidades. Execute ações corretivas. Proponha ações preventivas para evitar derramamentos, vazamentos, incêndio, explosão, etc.

16 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Registros - a empresa mantém registros para demonstrar que os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos e que as obrigações ambientais estão sendo cumpridas. Registre, preencha corretamente os formulários. Guarde os registros conforme estabelecido pela empresa

17 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Auditorias - periodicamente a empresa realiza auditorias internas para verificar se todos estão cumprindo os procedimentos e se o sistema está atingindo os objetivos e metas propostos. Prepare-se para as auditorias. Responda as perguntas com tranquilidade. Apresente os documentos solicitados

18 O que toda empresa faz ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental
ANÁLISE CRÍTICA DICAS Análise crítica - a alta administração se reúne periodicamente para analisar o funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental e seus resultados, a fim de fazer os ajustes necessários e propor melhorias. Informe-se sobre os resultados da análise crítica periódica. A empresa deve divulgá-los.


Carregar ppt "Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google