A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo

2 PLANEJAMENTODICAS Estabelecimento da Política – a empresa define sua política estabelecendo as diretrizes para melhorar o gerenciamento do seus problemas ambientais. - Conheça, compreenda e coloque em prática a Política da sua empresa. Os 3 compromissos mínimos são: cumprir a legislação, prevenir a poluição e melhorar continuamente.

3 PLANEJAMENTODICAS Identificação e avaliação de aspectos e impactos ambientais – a empresa identifica os aspectos ambientais significativos (resíduos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, ruído, consumo de energia, de água, etc.) relacionado com suas atividades, produtos e serviços. Identifica também os aspectos gerados por fornecedores, pois se houver algum dano ambiental, a empresa que contrata é co- responsável. - Conheça os aspectos ambientais significativos das suas atividades para evitar impactos. - Os fornecedores também têm que evitar os impactos ambientais.

4 PLANEJAMENTODICAS Identificação requisitos legais e outros – a empresa identifica continuamente a legislação ambiental aplicável às suas atividades, produtos e serviços(de terceiros inclusive), além de compromissos porventura assumidos com partes interessadas. - Transgredir as leis ambientais é crime. - Compromisso assumido pela empresa tem que ser cumprido. - Os fornecedores têm que cumprir a legislação ambiental.

5 PLANEJAMENTODICAS Estabelecimento de objetivos e metas – a empresa estabelece periodicamente objetivos e metas de melhoria ambiental. - Conheça os objetivos e metas. Saiba como contribuir para alcançá-los.

6 PLANEJAMENTODICAS Programas de Gestão Ambiental – com bases nos objetivos e metas, a empresa define planos de ação, desdobrados para todos os departamentos que possam contribuir para alcançar as melhorias. - Conheça os programas de Gestão Ambiental e saiba qual é a sua participação.

7 IMPLEMENTAÇÃODICAS Definição de estrutura e responsabilidade – a empresa estabelece responsabilidade para todos os empregados, conforme sua situação. - Fornece recursos humanos, financeiros e tecnológicos para garantir o funcionamento do seu Sistema de Gestão Ambiental. - Designa um representante para acompanhar o sistema e comunicar os resultados à alta direção. - Conheça suas responsabilidades. - Saiba quem é o representante da direção no Sistema de Gestão Ambiental e outras funções importantes

8 IMPLEMENTAÇÃODICAS Treinamento, conscientização e competência – a empresa promove treinamento e competência para todas as pessoas envolvidas com atividades impactantes. Todos devem estar conscientes de sua responsabilidade individual para com o meio ambiente. - Você deve receber todos os treinamentos necessários para realizar suas tarefas sem causar impactos ambientais. - Supervisores têm um papel importante no treinamento de seu pessoal.

9 IMPLEMENTAÇÃODICAS Comunicação – a empresa define procedimento para receber e dar respostas a todas as comunicações de partes interessadas referentes às questões ambientais. - Saiba a quem encaminhar alguma comunicação sua ou de terceiros sobre meio ambiente. - Dê sugestões para melhorar a prevenção da poluição.

10 IMPLEMENTAÇÃODICAS Documentação e controle de documentos – a empresa descreve em um manual como funciona o Sistema de Gestão Ambiental. Controla os documentos externos e os procedimentos internos, de forma a preservar informações. - Guarde com cuidado os procedimentos de sua responsabilidade, mas mantenha- os ao seu alcance. - Não guarde procedimentos desatualizados.

11 IMPLEMENTAÇÃODICAS Controle Operacional – todas as atividades que possam causar impactos significativos ao meio ambiente são controladas para que tais impactos sejam evitados. Instruções de trabalho são criadas, os operadores são devidamente treinados e conscientizados. - Equipamentos e sistemas de controle ambiental recebem manutenção preventiva rigorosa. - Os fornecedores de serviços com atividades impactantes também devem atuar com responsabilidade ambiental. - Você deve ser treinado para evitar os impactos ambientais. - É muito importante seguir os procedimentos. - Siga as regras para lidar com os diversos resíduos. - Procure saber o que a empresa faz para controlar seus principais aspectos ambientais significativos. - Oriente os prestadores de serviço sob sua responsabilidade.

12 IMPLEMENTAÇÃODICAS Preparação e atendimento às emergências – a empresa identifica os riscos de acidentes ambientais e define um plano de atendimento emergencial para todas as situações. Treina uma brigada de emergência e realiza simulações periódicas. - Saiba quais são os riscos de suas atividades, como preveni-los e, caso ocorram, como atendê-los corretamente. - Saiba em situações deve chamar a brigada de emergência e como fazê-lo.

13 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Monitoramento e medição - a empresa faz monitoramento ambiental periodicamente (análise de efluentes, qualidade da água, emissões atmosféricas, ruído, etc.) e verifica se estão dentro das padrões legais. - Procure informações sobre os resultados do monitoramento ambiental periódico e se estão dentro dos limites permitidos por lei.

14 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros requisitos - a empresa verifica periodicamente a conformidade do atendimento a todas as exigências legais aplicáveis e aos compromissos assumidos. - Se você é/for responsável por algum requisito legal, não deixe de cumprir suas obrigações em dia.

15 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Ações corretivas e preventivas - quando ocorrem não- conformidades, a empresa investiga as causas e executa ações corretivas que impedem a repetição dos problemas. - E, mesmo antes de um problema ocorrer, executa ações preventivas. - Relate as não-conformidades. - Execute ações corretivas. - Proponha ações preventivas para evitar derramamentos, vazamentos, incêndio, explosão, etc.

16 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Registros - a empresa mantém registros para demonstrar que os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos e que as obrigações ambientais estão sendo cumpridas. - Registre, preencha corretamente os formulários. - Guarde os registros conforme estabelecido pela empresa

17 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA DICAS Auditorias - periodicamente a empresa realiza auditorias internas para verificar se todos estão cumprindo os procedimentos e se o sistema está atingindo os objetivos e metas propostos. - Prepare-se para as auditorias. - Responda as perguntas com tranquilidade. - Apresente os documentos solicitados

18 ANÁLISE CRÍTICADICAS Análise crítica - a alta administração se reúne periodicamente para analisar o funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental e seus resultados, a fim de fazer os ajustes necessários e propor melhorias. - Informe-se sobre os resultados da análise crítica periódica. - A empresa deve divulgá-los.


Carregar ppt "Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google