A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência Capítulo 32 Aulas 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO

2 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A expansão para o oeste 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo Fatores da expansão dos Estados Unidos para o oeste SociaisEconômicos Ideológico- -religiosos O crescimento populacional A alta densidade demográfica A vinda de imigrantes A aquisição de terras pelo governo para facilitar o transporte de mercadorias para o Caribe A corrida do ouro para a Califórnia O princípio do Destino Manifesto: expansão do país até o oceano Pacífico, levando os valores religiosos às regiões carentes

3 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Caravanas de imigrantes rumam em direção ao oeste dos Estados Unidos pelo Strawberry Valley, Califórnia, THE GRANGER COLLECTION/OTHER IMAGES - COLEÇÃO PARTICULAR A expansão para o oeste

4 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Os novos territórios dos Estados Unidos Conquistados pela via diplomática: Flórida, comprada da Espanha. Louisiana, comprada da França. Oregon, adquirido através de acordo com a Grã-Bretanha. Alasca, comprado da Rússia. Conquistados pela via militar: 1844 anexação do Texas aos Estados Unidos os Estados Unidos entram em guerra contra o México (1846), que, derrotado, perdeu cerca de 40% de seu território. O massacre de índios e a anexação de terras no meio-oeste.

5 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Antecedentes da Guerra de Secessão A expansão territorial agravou o antagonismo entre as elites do norte e do sul. Norte: urbano, industrial e abolicionista, com predomínio das propostas liberais. Sul: rural, agrário e escravista, com predomínio das ideias conservadoras.

6 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Antecedentes da Guerra de Secessão Compromisso do Missouri (1820): a escravidão seria permitida abaixo do paralelo 36º N. Compromisso de 1850: a escravidão é decisão de cada estado. A questão alfandegária: os estados do norte defendiam taxas elevadas; os do sul queriam taxas reduzidas. O republicano Abraham Lincoln, nortista e abolicionista, vence as eleições de A reação do sul os estados do sul separam-se dos do norte e formam um novo país: os Estados Confederados da América o norte não reconhece o novo país e o sul inicia a guerra.

7 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Guerra de Secessão ( ) A supremacia e a vitória do norte sobre os Confederados do sul. Superioridade numérica, econômica e bélica do norte. O sul não tinha recursos financeiros para continuar a guerra. O norte impôs o bloqueio naval às exportações do sul. Beneficiado pela expansão territorial para o oeste, o norte conseguiu aprovar o Homestead Act, em 1862 distribuição de pequenos lotes de terras, estimulando ainda mais a imigração e a ocupação do oeste. A lei contribuiu para aproximar os estados do norte e os do oeste, isolando os do sul.

8 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Guerra de Secessão ( ) Desdobramentos da guerra: Devastação do sul. Cerca de 610 mil mortos. Abolição da escravidão. Segregação racial e formação da Ku-Klux-Klan. Criação de um mercado unificado com base no norte industrial.

9 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Fundamentos do imperialismo norte-americano A ideologia do Destino Manifesto A Doutrina Monroe (1823): A América para os americanos A vitória do norte industrial na Guerra de Secessão A política do Big Stick e o Corolário Roosevelt A diplomacia do dólar América Latina

10 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Resultados do imperialismo norte- -americano na América Latina A Guerra Hispano-americana ( ): os Estados Unidos apoiaram a independência de Cuba, derrotando a Espanha e anexando a ilha de Guam, as Filipinas e Porto Rico. Emenda Platt (1901): alteração inserida na Constituição cubana que concedia aos Estados Unidos a Baía de Guantánamo e o direito de intervir nos assuntos internos de Cuba.

11 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Resultados do imperialismo norte- -americano na América Latina Construção do Canal do Panamá: construído pelos Estados Unidos, possibilitou o fluxo comercial marítimo entre o Atlântico e o Pacífico. Outras ações imperialistas: República Dominicana (1905), Nicarágua (1909), México (1914), Haiti (1915). A política de boa vizinhança de Franklin Roosevelt nos anos 1930.

12 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A formação dos novos Estados e o caudilhismo Divergências entre os defensores de um Estado unitário- -central e os defensores de um Estado federalista. Caudilho: chefe militar, político carismático e membro da elite colonial que assumiu o poder em vários Estados da América espanhola independente. Escravidão: mantida em muitas regiões e abolida em outras – América Latina pós-independência

13 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A formação dos novos Estados e o caudilhismo Indígenas: continuaram a ser explorados como mão de obra barata na agricultura e na mineração; muitas terras comunitárias indígenas foram incorporadas por grandes proprietários e as comunidades foram dissolvidas. Economia: os novos Estados latino-americanos permaneceram dependentes da Inglaterra e dos Estados Unidos fornecendo, essencialmente, matéria-prima e consumindo produtos industrializados.

14 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A formação dos novos Estados e o caudilhismo Ilustração representando a venda de escravos africanos nas ruas de Havana no século XIX. AKG-IMAGES/ALBUM/LATINSTOCK

15 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Argentina: modernização e dependência Fonte de crescimento da economia nacional: pecuária, trigo e milho. Aumento expressivo da imigração europeia (italiana), quadruplicando a população do país entre 1869 e Mecanização da agricultura e um primeiro e importante surto industrial no início do século XX. Crescimento do operariado e do movimento sindical.

16 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Argentina: modernização e dependência Buenos Aires Elite de comerciantes e criadores de gado. Modernização com expansão urbana. Arquitetura com padrão estético europeu. Efervescência cultural: construção de teatros e expansão das livrarias. Contradição do desenvolvimento do país: Crescimento econômico centrado na produção agroexportadora e dependente. Queda nas exportações e redução econômica com a crise de 1929.

17 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Cuba e a primeira guerra de independência Cuba torna-se a maior produtora de açúcar do mundo em meados do século XIX: forte participação dos Estados Unidos na economia de Cuba. A primeira guerra de independência ( ): Independência declarada em 10 de outubro de 1868 por Carlos Manuel de Céspedes, fazendeiro que libertou seus escravos e se tornou presidente da república em Céspedes foi deposto e morto por tropas espanholas em 1874 parte dos escravos foi libertada, mas Cuba continuou sob domínio espanhol.

18 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Cuba e a Guerra Hispano-americana ( ) Antecedentes: Divergências entre os autonomistas, que lutavam pela independência plena de Cuba, e os anexionistas, que defendiam a independência, mas com a incorporação de Cuba pelos Estados Unidos. José Martí, pensador e poeta, líder dos autonomistas, chegou a propor a aliança de Cuba com países da América Latina contra os Estados Unidos.

19 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Cuba e a Guerra Hispano-americana ( ) Desdobramentos: Vitória dos cubanos na guerra contra a Espanha, com forte apoio militar dos Estados Unidos. Independência política de Cuba, com a presença hegemônica dos anexionistas no governo. Crescimento da presença dos Estados Unidos na economia cubana.

20 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO O México e o governo de Porfirio Díaz O México após a independência: disputa pelo poder entre liberais e conservadores. Liberais defendiam liberdade comercial, igualdade jurídica, modernização econômica e reforma agrária. Conservadores ligados à Igreja e aos grandes proprietários rurais. O general Porfirio Díaz governa entre 1876 e 1911 (porfiriato) estabelece uma ditadura política e elimina os ejidos (terras comunitárias indígenas). Modernização econômica com forte presença do capital estrangeiro. Prisão do oposicionista Francisco Madero, depois libertado e exilado.

21 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO México, 1910: a primeira revolução do século XX Fase liberal: o governo de Francisco Madero. Francisco Madero retorna do exílio e Porfirio Díaz é deposto. Madero é apoiado por camponeses, destacando-se Pancho Villa e Pascoal Orozco, no norte, e o indígena Emiliano Zapata, no estado de Morelos, no sul.

22 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO México, 1910: a primeira revolução do século XX Fase popular: a reforma agrária de Zapata. Zapata divulga o Plano de Ayala, na defesa da reforma agrária. Oposição de Madero ao Plano de Ayala e divisão do governo. Madero é fuzilado em 1913 por porfiristas apoiados pelos Estados Unidos.

23 Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.3 – América Latina pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO México, 1910: a primeira revolução do século XX Revolução Liberal liderada por Venustiano Carranza, defendia a diversificação e a aceleração do desenvolvimento capitalista no México, em oposição à Revolução Popular comandada por Villa e Zapata, defendia a reforma agrária e a devolução das terras indígenas Carranza derrota a Revolução Popular. Inicia processo de constitucionalização do país. Apesar da derrota do movimento popular, medidas tomadas pelo governo mostravam a força da revolução: uso social da terra, leis trabalhistas que estabeleciam direito de greve, salário mínimo e jornada de 8 horas.

24 Capítulo 32 – Estados Unidos e América hispânica pós-independência HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Claudia Fernandes Elaboração: Leandro Torelli e Gabriel Bandouk Edição de texto: Maria Raquel Apolinário, Vanderlei Orso e Gabriela Alves Preparação de texto: Mitsue Morrisawa Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Aline Reis Chiarelli, Leonardo de Sousa Klein e Daniela Baraúna EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Coltri Fernandes Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de Todos os direitos reservados. EDITORA MODERNA Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11)


Carregar ppt "Capítulo 32 – Os Estados Unidos e a América hispânica pós-independência 32.1 – Estados Unidos: expansão, guerra civil e imperialismo HISTÓRIA: DAS CAVERNAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google