A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Projecto Bidding de Mercado BdM Setembro 2006 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Apresentação Final.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Projecto Bidding de Mercado BdM Setembro 2006 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Apresentação Final."— Transcrição da apresentação:

1 1 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Projecto Bidding de Mercado BdM Setembro 2006 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Apresentação Final

2 2 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Apresentação final do projecto BdM Agenda 1. Enquadramento 2. Ferramentas desenvolvidas 3. Análise de bidding 4. Segmentação 5. Conjecturas e simulação de preços 6. Modelo de mercado em teoria dos jogos 7. Temas a aprofundar

3 3 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Enquadramento Objectivos projecto BdM – Bidding de Mercado Elaborar e implementar um modelo para simulação que permita estabelecer conjecturas sobre o bidding estratégico das empresas ibéricas num contexto de CO 2 Implementação Bidding Mercado IBM Análise Bidding MercadoABM Conjecturas Bidding Mercado CBM

4 4 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Recolha e tratamento de dados de bidding da OMEL Recolha e tratamento de dados de bidding da OMEL Aplicações de análise de bidding e acompanhamento de mercado Aplicações de análise de bidding e acompanhamento de mercado Entendimento da lógica de Entendimento da lógica de bidding bidding Análise das estratégias dos agentes: bidding estratégico vs bidding por tecnologia Análise das estratégias dos agentes: bidding estratégico vs bidding por tecnologia Criação e implementação de modelos em aplicações para a previsão de preços: Criação e implementação de modelos em aplicações para a previsão de preços: - Modelo com base em curvas de bidding - Modelo com base em curvas de bidding - Modelo de mercado em teoria de jogos (variações conjecturais) - Modelo de mercado em teoria de jogos (variações conjecturais) - Modelo multivariado com correlações lineares - Modelo multivariado com correlações lineares Segmentação macro de Segmentação macro de estratégias de bidding por agente estratégias de bidding por agente Identificação de biddings representativos por agente Identificação de biddings representativos por agente Relação entre bidding e variáveis representativas Relação entre bidding e variáveis representativas Conjecturas sobre o bidding futuro em função do histórico e das variáveis explicativas Conjecturas sobre o bidding futuro em função do histórico e das variáveis explicativas Análise Análise Comportamento de Mercado Análise Análise Comportamento de Mercado Segmentação Segmentação Bidding de Mercado Segmentação Segmentação Bidding de Mercado Modelos Previsão de Mercado Modelos Previsão de Mercado Relat. Final R.F. Enquadramento Plano Global Nov-05Dez-05Jan-06Fev-06Mar-06Abr-06Mai-06 Fase I.I. Fase II.II. Fase III.III. Rel. Final R. Final Jun-06 II. III.

5 5 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Simulador de Preços Simulador de Mercado Modelo Multivariado Modelos de Previsão de Mercado Curvas Típicas de Bidding Contratação Horária Hockey Stick Cobertura de Bidding Análise do Comportamento de Mercado Segmentação Semanal Segmentação Trimestral Variáveis Explicativas Segmentação do Bidding de Mercado Resultados de Mercado Filme de Bidding Dinâmicas Competitivas Ferramentas desenvolvidas Por fase de desenvolvimento do projecto Comparador de Preços

6 6 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Ferramentas desenvolvidas DVD 1, DVD 2, DVD 3 e DVD 4

7 7 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado TratamentoValidaçãoComplementoProcessamento Dados históricos públicos do mercado espanhol suportam as ferramentas de análise do comportamento de mercado DADOS PRÉ-TRATADOS DADOS OMEL Tratamento dos dados recolhidos e criação de ficheiros de dados mensais com a informação no formato apropriado para as análises efectuadas Dados de Entrada R ecolha e tratamento dos dados OMEL

8 8 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Ferramentas desenvolvidas BdM AplicaçõesAPLICAÇÕES -Curvas Típicas de Bidding -Contratação Horária -Hockey Stick -Cobertura de Bidding -Resultados de Mercado Software de análise Ferramentas em Excel/VBA que, a partir dos ficheiros de dados mensais pré-tratados, processam e extraem a informação relevante para análise

9 9 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado ANÁLISES 1. Curvas Típicas de Bidding 2. Contratação Horária 3. Hockey Stick 4. Cobertura de Bidding 5. Dinâmicas Competitivas 6. Segmentação 7. Dados OMEL Apresentação de resultados Ferramenta em HTML que, de uma forma rápida e expedita, apresenta os principais outputs extraídos do software de análise Ferramentas desenvolvidas BdM Análise

10 10 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Ferramentas desenvolvidas BdM Simulador de Preços

11 11 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas Curvas de de Bidding Quantidade Quantidade licitada a 0 /MWh Transição Transição de estratégias Hockey Hockey stick Relações Relações entre variáveis Análise do Bidding Aspectos relevantes

12 12 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas de Bidding - Oferta Curva de mercado e agentes Desagregando a curva de oferta do mercado por agente é possível verificar-se a influência dos diversos agentes e em que parte da curva essa influência é exercida A Endesa, devido à sua dimensão como agente, é o maior constituinte da curva de licitações de oferta do mercado e exerce a sua influência principalmente nas licitações a 0 e nos patamares de preço baixo (entre 0 e 40 /MWh) A Iberdrola, como o segundo maior agente do mercado, também influencia a curva, especialmente nas licitações a 0, mas distingue-se da Endesa influenciando a curva nos patamares de preço alto (entre 60 e 120 /MWh)

13 13 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas de Bidding por Tecnologia Agregado do mercado (Hídrica) HÍDRICA A Hídrica, pelo seu carácter sazonal, é a tecnologia com uma contribuição mais variável na forma da curva de oferta de mercado É visível a influência da Hídrica na ponta (verde escuro) e no vazio (verde claro). As diferenças de bid 0 são resultantes da tecnologia estar ao serviço de uma estratégia de bidding, tal como, por exemplo, se verifica com a Iberdrola Pelo seu valor, em anos secos (2005) tende a apresentar patamares de licitação mais elevados e em maior quantidade, contribuindo para preços de fecho de mercado mais elevados. Pelo contrário, em anos húmidos (2003) tende a licitar mais potência a preços baixos, maioritariamente a 0 /MWh, contribuindo para que o preço de mercado feche em baixa Verifica-se, invariavelmente, um salto entre os bids a 0 /MWh e o primeiro bid de valor superior, espelhando, por um lado, a valia da água em cada momento e por outro, a sua contribuição na estratégia de bidding dos agentes HIDRÍCA Seco Húmido P V C

14 14 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas de Bidding por Tecnologia Agregado do mercado (Nuclear, Carvão, CCGT e Fuel) O Nuclear é praticamente todo licitado a 0 /MWh, exceptuando-se pequenas licitações a 180 /MWh correspondentes a capacidade não disponível NUCLEARCCGT Como principal característica das CCGTs, salienta-se a forma rectangular da sua curva (vários patamares com diferentes preço de licitação) Também se verificam licitações a preços altos com o objectivo da sua entrada no mercado por restrições (comportamento típico do agente Gás Natural) CARVÃOFUEL A forma das curvas do Carvão apresenta sempre uma elevada quantidade licitada a 0 /MWh. Evidencia-se uma regularidade em torno de duas estratégias distintas: com e sem patamar entre 20 e 40 /MWh. A existência do patamar pode indiciar uma tentativa de travar a descida de preço, essencialmente nos vazios O Fuel apresenta sempre pouco bid a 0 /MWh, com um primeiro patamar que tende a reflectir uma lógica de portfolio na marcação de preços, enquanto o seu recorte é essencialmente alto, influenciando a forma superior da curva NUCLEAR CARVÃO CCGT FUEL

15 15 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas de Bidding - Oferta Desagregadas por agente e por tecnologia (EN e IB) A curva de licitação da Endesa apresenta um grande recorte nos valores inferiores de preço enquanto que a Iberdrola apresenta um maior recorte para valores superiores. Esta diferença de estratégia de licitação é implementada através da estrutura de produção de cada empresa Na Iberdrola é notada uma transição entre duas estratégias de licitação, não necessariamente simultâneas com as da Endesa. A diferença encontra-se na existência ou não de um patamar de hídrica, decorrente da sua variação sazonal ENDESA IBERDROLA ENDESAIBERDROLA

16 16 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado HIDROCANTÁBRICO GAS NATURAL VIESGO UNIÓN FENOSA Curvas de Bidding - Oferta Desagregadas por agente e por tecnologia (UF, HC, VG e GN) As licitações efectuadas pela Gás Natural, com dois grupos de 400 MW CCGT desde 2002, tem um padrão de licitação que corresponde a licitar a 0 /MWh um grupo e a valores entre os 40 e 60 /MWh o outro grupo que normalmente não casa no mercado diário Apesar da Hidrocantábrico licitar com três tecnologias: Hídrica, Nuclear e Carvão, é com esta última que a modulação da sua curva agregada é realizada A Unión Fenosa apenas apresenta transição de estratégias nos anos 2003 e 2005, passando as suas licitações das hídricas em 2003 e dos carvões em 2005, dos patamares de preço superiores para 0 /MWh, modulando a sua curva essencialmente com o carvão na zona previsível de fecho de mercado e hídrica para valores mais elevados A Viesgo, um pouco à semelhança da Endesa, altera a sua estratégia de licitação principalmente com as centrais a carvão. Deste modo, ou licita estas centrais maioritariamente a 0 /MWh, ou licita parte delas a um preço entre os 0 e os 50 /MWh UNIÓN FENOSA HIDROCANTÁBRICO VIESGO GÁS NATURAL

17 17 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Nuclear Carvão Fuel Hidráulica CCGT Fuel Hidráulica Nuclear Carvão As licitações de venda da Endesa, cuja estrutura de produção assenta fortemente no carvão, apresentam variações em patamares de potência entre 0 e cerca de 20 /MWh. Observa-se que estas variações ocorrem igualmente para as CCGT o que indicia uma estratégia de bidding por portfolio Curvas de Bidding - Oferta ENDESA - Bidding por portfolio / Transição de estratégia

18 18 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Os gráficos de bid 0 percentual vs desvio padrão apresentam grande regularidade, sobretudo em meses de Verão Análise de Licitações de Oferta B id zero percentual vs desvio padrão A Iberdrola apresenta valores médios de bid 0 percentual próximos dos 100%, com um desvio padrão de poucos pontos percentuais. No sentido oposto destaca-se a Viesgo. Os restantes agentes, sobretudo a Hidrocantábrico, apresentam forte regularidade. Janeiro/2004 (Inverno) Agosto/2004 (Verão)

19 19 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Com a transição de estratégia de bidding da Endesa, o declive (licitações entre 0 /MWh e 20% acima do preço de fecho) apresenta maior oscilação nos meses de Inverno que nos de Verão max 90% 10% min médi o Análise de Licitações de Oferta Hockey stick (Endesa)

20 20 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Análise de Licitações de Oferta Hockey stick - Declive vs desvio padrão A Endesa apresenta-se como o agente com menor dispersão, especialmente no Verão (devido à sua estratégia com o carvão), sendo o que mais contribui para a forma da curva de mercado. A Iberdrola, por basear a sua estratégia de bidding nas licitações a 0 /MWh, não apresenta o típico recorte na curva de oferta para valores superiores, o que torna desadequada a sua representação num modelo de Hockey Stick. Como consequência, o seu declive apresenta um desvio padrão e média muito elevados Janeiro/2004 (Inverno) Julho/2004 (Verão)

21 21 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Curvas de Bidding - Procura Patamar de compra da Endesa A Endesa apresenta um patamar de aproximadamente MW entre 7 de Junho de 2003 e 1 de Março de 2005, com valores que variam no tempo de forma crescente Este patamar funciona como um travão à subida dos preços, quer pelo seu efeito directo, quer pelo seu efeito dissuasor A subida considerável dos preços no ano de 2005 está em linha com a extinção do referido patamar, permitindo que o preço feche em alta com grande regularidade Julho de 2003 Março de 2005 A modulação das curvas de compra aparenta ter menos influência no preço sendo sobretudo eficaz pela introdução de patamares na curva da compra como travão à subida dos preços

22 22 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Preço Estrutural de Portfolio Influência no preço de fecho do mercado Atendendo à posição líquida de cada empresa, ou seja, à sua contribuição para a formação do preço quer por licitações do lado da venda, quer por licitações do lado da compra, e ao preço de intersecção das licitações de venda e compra dos agentes, identifica-se que a Endesa contribui para a formação dos preços em baixa e a Iberdrola para a formação dos preços em alta

23 23 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Preço estrutural de portfolio (Endesa, Iberdrola vs Mercado) Atendendo ao preço estrutural de portfolio dos maiores agentes, identifica-se que, até início de 2005, a Endesa contribui para a formação dos preços em baixa e a Iberdrola para a formação dos preços em alta. A partir de Março de 2005 a Endesa retirou o patamar de compra dos 60 /MWh aos 90 /MWh, passando a ter um preço estrutural de portfolio superior ao preço de mercado Preço Estrutural de Portfolio Influência no preço de fecho do mercado (Endesa, Iberdrola)

24 24 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Segmentação Segmentação Conjecturas Conjecturas Simulador Simulador de preços Desvios Desvios médios típicos Segmentação, Conjecturas e Simulação Aspectos relevantes

25 25 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Abordagem cluster de duas fases Iteração Semanal IteraçãoTrimestral Iteração Trimestral Segmentação Resumo da metodologia cluster

26 26 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Clusters trimestrais da Endesa no 1º trimestre de 2005 Segmentação Exemplos de Clusters Trimestrais - ENDESA

27 27 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Clusters trimestrais da Iberdrola no 1º trimestre de 2005 Segmentação Exemplos de Clusters Trimestrais - IBERDROLA

28 28 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Clusters trimestrais da Unión Fenosa no 1º trimestre de 2005 Segmentação Exemplos de Clusters Trimestrais – UNIÓN FENOSA

29 29 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Clusters trimestrais da Hidrocantábrico no 1º trimestre de 2005 Segmentação Exemplos de Clusters Trimestrais - HIDROCANTÁBRICO

30 30 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Tabela Simulador de Preços Tabela Simulador de Preços AnoMêsDiaHoraConsumoPreço CombustíveisPreço CO 2 Bid 0 por agenteCluster por agente Monótona de Consumo AnoMêsDiaHoraConsumoPreço CombustíveisPreço CO 2 Bid 0 por agente Cluster por agente Conjecturas de bidding e simulação de preços Selecção da curva de licitações

31 31 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Ajuste vertical em Preço Ajuste vertical em Preço - Preço dos combustíveis - Preço do CO 2 Ajuste horizontal em Potência - Licitações a 0 /MWh - Capacidade térmica instalada - Variações médias (Hidro, PREs e Indef.) Preço Real Preço Simulado Conjecturas de bidding e simulação de preços Ajuste da curva de licitações Curva Original Efeito Combustíveis Efeito CO 2 Efeito Capacidade Instalada Variações Hid, Pres e Indef Curva Simulada Ajustada vs Original

32 32 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Conjecturas de bidding e simulação de preços Simulador de Preços – Desvio médio MENSAL Fev 2004 In sample Preço médio simulado = 24,41 /MWh | Preço médio Real = 24,24 /MWh 4 meses Preço médio simulado = 22,11 /MWh | Preço médio Real = 24,24 /MWh 8 meses Preço médio simulado = 22,76 /MWh | Preço médio Real = 24,24 /MWh 1 ano Preço médio simulado = 27,63 /MWh | Preço médio Real = 24,24 /MWh 0,17 0,70 Desvio médio mensal = 0,17 /MWh | 0,70 % -2,12-8,76 Desvio médio mensal = -2,12 /MWh | -8,76 % 3,3914,01 Desvio médio mensal = 3,39 /MWh | 14,01 % -1,47-6,08 Desvio médio mensal = -1,47 /MWh | -6,08 %

33 33 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Conjecturas de bidding e simulação de preços Simulador de Preços – Desvio médio ANUAL 2004 In sample Preço médio simulado = 26,90 /MWh | Preço médio Real = 27,93 /MWh 4 meses Preço médio simulado = 26,21 /MWh | Preço médio Real = 27,93 /MWh 8 meses Preço médio simulado = 27,65 /MWh | Preço médio Real = 27,93 /MWh 1 ano Preço médio simulado = 27,82 /MWh | Preço médio Real = 27,93 /MWh -1,72-4,0 Desvio médio anual = -1,72 /MWh | -4,0 % -0,110,9 Desvio médio anual = -0,11 /MWh | 0,9 % -1,03-3,7 Desvio médio anual = -1,03 /MWh | -3,7 % -0,280,7 Desvio médio anual = -0,28 /MWh | 0,7 %

34 34 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Conjecturas de bidding e simulação de preços Simulador de Preços – Desvio médio ANUAL 2005 In sample Preço médio simulado = 49,50 /MWh | Preço médio Real = 53,63 /MWh 4 meses Preço médio simulado = 61,69 /MWh | Preço médio Real = 53,63 /MWh 8 meses Preço médio simulado = 61,88 /MWh | Preço médio Real = 53,63 /MWh 1 ano Preço médio simulado = 61,28 /MWh | Preço médio Real = 53,63 /MWh 8,0513,6 Desvio médio anual = 8,05 /MWh | 13,6 % 7,6411,6 Desvio médio anual = 7,64 /MWh | 11,6 % -4,13-8,0 Desvio médio anual = -4,13 /MWh | -8,0 % 8,2512,6 Desvio médio anual = 8,25 /MWh | 12,6 %

35 35 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Conjecturas de bidding e simulação de preços Análise crítica dos resultados Níveis de erros típicos nos anos 2004 e 2005 Devido à regularidade entre anos da monótona adimensional anual de preços e devido ao baixo erro médio anual, é possível obter-se uma boa monótona anual de preços

36 36 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Conjecturas de bidding e simulação de preços Análise crítica dos resultados A qualidade dos resultados de previsão não depende tanto da distância temporal do mês de previsão mas da similitude entre o mês de base e o mês a prever Em consequência, observam-se por vezes bons resultados de previsão a longo prazo (2 anos) e nalguns casos maus resultados de previsão no curto prazo (4 meses) -1,27 -4,30 Desvio médio mensal = -1,27 /MWh | -4,30 % -3,36 -11,37 Desvio médio mensal = -3,36 /MWh | -11,37 % 2 anos (Março 2002 para Março 2004) 4 meses (Novembro 2003 para Março 2004)

37 37 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Modelo de mercado Cada agente maximiza o seu lucro em que: q i : quantidade produzida pela empresa i K i : capacidade da empresa i P (Q) : função procura inversa C i (q i ) : função de custos da empresa i Preço P(Q) Custos C i (q i ) Maximização do lucro

38 38 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Modelo de mercado Simulação com modelo de variações conjecturais (VC) Teoria de jogos Simulação numérica em GAMS - PCM Maximização do lucro com restrições técnicas Equilíbrio de mercado Modelo de variações conjecturais KKT3: Variação Conjectural

39 39 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Modelo de mercado Impacto do CO 2 no comportamento dos agentes Apesar da entrada em funcionamento do mercado de emissões de CO 2 em Janeiro de 2005, as empresas não aproveitaram esse facto para agir de forma menos competitiva. Na realidade, considerando integralmente os custos de emissão, verifica-se que a Endesa e a Iberdrola mantiveram em 2005 o nível de intensidade competitiva, observando-se até um ligeiro aumento de competitividade.

40 40 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Modelo de mercado Comparação modelo bidding com o modelo em VC

41 41 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Temas a aprofundar 1. Desenvolvimentos directos do projecto BdM - Actualização e análise do bidding de mercado - Segmentação mensal directa em substituição da semanal/trimestral - Ajuste da curva de bidding histórica atendendo aos ajustes de bid 0 - Flexibilização do filme de bidding - Aprofundamento ao modelo de mercado para previsões de preços e volumes 2. Efeito MIBEL - Implicações para os agentes do sector da integração dos mercados de energia eléctrica português e espanhol 3. Mercados ambientais - Aprofundar as implicações do comércio de emissões de CO 2 - Identificar os efeitos da penetração crescente de renováveis - Efeito do mercado certificados verdes 4. Política da concorrência - Efeito de concentrações empresariais no sector eléctrico nos preços, volumes e margens dos agentes; implicações para os agentes não envolvidos e estudo da provável resposta regulatória

42 42 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Projecto Bidding de Mercado BdM Setembro 2006 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Apresentação Final


Carregar ppt "1 ISEL Projecto BdM - Bidding de Mercado Projecto Bidding de Mercado BdM Setembro 2006 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Apresentação Final."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google