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DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Reitor: Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho.

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2 DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Reitor: Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho

3 O estudo apresenta diagnóstico e análise das condições organizacionais e estruturais e o dimensionamento de pessoal técnico- administrativo em relação às atividades desenvolvidas pelos servidores, considerando a diversidade de unidades que compõem a UFPR.

4 Necessidade de rever e minimizar procedimentos burocráticos Dimensionar racionalmente as equipes de trabalho Avaliar os resultados da instituição Sobretudo desenvolver as PESSOAS

5 OBJETIVO GERAL Possibilitar a avaliação dos aspectos qualiquantitativos do sistema organizacional e a otimização do quadro de pessoal visando maior desempenho institucional

6 O dimensionamento de Gestão de Pessoas nas IFES tornou-se uma questão estratégica devido à política adotada pelo Governo Federal a partir do ano de 1995, quando ficou estabelecido :

7 Extinção de cargos de apoio, como motoristas, copeiros, pedreiros, etc. Ampliação da contratação e terceirização de atividades de apoio, ligadas a manutenção geral e vigilância a falta de uma política salarial permanente, com garantia de aumento salarial, incentivando cada vez mais a desocupação de vagas e desestimulando a entrada de novos servidores no serviço público.

8 Na UFPR a Comissão de Dimensionamento de Pessoal Técnico-Administrativo realizou seus trabalhos no período de outubro 1999 a maio 2002 atingindo toda a parte setorial acadêmica. No período de 2004 a 2006 realizou-se o mapeamento nas unidades administrativas da Administração Geral, Pró-Reitorias e Sistema de Bibliotecas

9 A metodologia desenvolvida une métodos quantitativos e qualitativos para dimensionar a força de trabalho de uma instituição capaz de atender às demandas atuais e futuras

10 1. Pesquisa de campo. 2. Levantamento de dados. 3. Estabelecimento de parâmetros. 4. Cálculo do índice variável. 5. Cálculo do quadro ideal. 6. Revisão dos cálculos. 7. Análise e avaliação de resultados. 8. Relatório final.

11 Elaboração do Perfil Qualiquantitativo, a partir de: entrevista; preenchimento de instrumentais Qualiquantitativos; observação direta e indireta.

12 Para compor o cenário a ser dimensionado, são pesquisados os seguintes dados: Numéricos (acadêmicos / administrativos). Organograma da instituição. Documentos oficiais da instituição.o.

13 A produção de um parâmetro pode ser medida quantitativa e qualitativamente, através de variáveis. Em termos gerais, esta variável está ligada ao tipo da unidade organizacional e às atividades por ela desenvolvidas.

14 Variáveis para departamentos acadêmicos. Variáveis para coordenações acadêmicas. Variáveis para programas de pós-graduação. Variáveis para laboratórios acadêmicos.

15 É determinado a partir do comparativo entre as unidades organizacionais que desempenham o mesmo tipo de trabalho, onde se pode observar com maior clareza onde temos uma demanda de trabalho mais acentuada e onde temos uma demanda de trabalho mais equilibrada.

16 É determinado a partir das variáveis estabelecidas e a relação entre as médias e medianas obtidas nos parâmetros gerados do índice variável

17 MÉDIA: Valor médio das taxas, que é a razão entre o somatório das taxas de uma variável e o número total de departamentos. MEDIANA:Valor da mediana das taxas, que é o número central de um determinado conjunto de números, eliminando-se os valores extremos. I.V.: Índice da Variável das taxas, que é a razão entre os valores das taxas de uma variável e a menor taxa do conjunto. I.V. = Var ( X) Menor Variável ( X)

18 Feita pela equipe e por representantes das unidades organizacionais, sobre a apresentação de simulações dos resultados do dimensionamento. Os resultados após esta revisão estarão validados.

19 É realizada a análise dos dados observados, por meio da elaboração de quadros demonstrativos e mapeamento das estruturas física/funcional, obtendo-se os indicadores qualiquantitativos.

20 É a apresentação dos resultados de todo o trabalho, a ser aprovado pela administração da instituição.

21 Exemplificação do Dimensionamento de Pessoal Técnico- Administrativos

22 Após a análise do cenário apresentado e com base no levantamento de dados oficiais disponíveis no Sistema Administrativo de Gestão de Pessoas e Relatório de Atividades UFPR, estabeleceram-se variáveis acadêmicas a serem trabalhadas.

23 Total de servidores docentes. Total de turmas ofertadas. Total de processos administrativos. Total de disciplinas ofertadas.

24 Para o cálculo das colunas denominadas Valor Ideal, foram utilizadas as variáveis docente, turmas, disciplinas e processos administrativos, inseridas nas seguintes fórmulas:

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26 DEPARTA MENTOS ABCDVARIÁVEL(X)/MEDIANAVARIÁVEL(X)/MÉDIA QUADR O ATUAL DOC TOT DISCIP LINAS TUR MAS PROCES SOS VALOR IDEAL Núme ro Ideal Núm ero Ideal Arred. VALOR IDEAL Nú mer o Ide al Númer o Ideal Arred. DE TÈCNIC O- ADMINI STRATI VOS ABCDABCD DEPTO ,81,11,02,51,621,71,11,02,21,51 1 DEPTO ,10,71,11,21,01 0,81,1 1,01 3 DEPTO ,11,41,10,91,111,01,51,10,81,11 1 DEPTO ,71,9 2,21,921,62,01,9 2 2 DEPTO ,51,42,01,71,621,41,51,91,51,62 2 DEPTO ,61,21,61,11,411,51,31,60,91,31 1 TOTAL 8,79 8,48 MEDIANA13,376,569,8282,5 QUADRO DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS:10 MÉDIA14,470,570,9322,2

27 SETORES ABCDVARIÁVEL(X)/MEDIANAVARIÁVEL(X)/MÉDIA Qua dro Atua l Doce ntes Alunos Mestra do Alunos Doutor ado Con cluin tes VALOR IDEAL Nº IDE AL Arr ed VALOR IDEAL Nº IDE AL Arr ed ABCDABCD AGRÁRIAS ,55,36,77,45,762,94,45,95,34,656 BIOLÓGICAS ,49,513,011,911,5119,37,9 11, 4 8,69,3911 CIÊNCIA DA TERRA ,93,65,94,5 43,23,05,33,23,744 EDUCAÇÃO ,44,22,86,34,242,83,52,54,63,332 ENS.PROF. TEC ,90,60,0 0,410,80,50,0 0,311 EXATAS ,24,44,74,24,654,23,74,23.03,845 HUMANAS ,110,87,88,08,997,49,06,95,87,3712 JURÍDICAS ,11,92,1 21,81,61,81,51,727 SOCIAIS APLICADAS ,84,42,18,24,653,13,71,95,93,647 SD-CENTRO ,11,63,32,12,833,31,33,01,52,321 SD-BOTÂNICO ,52,81,8 2,021,22,31,61,31,623 TECNOLOGIA ,311,78,57,710,110 9,77,65,58,287 TOTAL MEDIANA17,742,924,615,9 MÉDIA ,0 CÁLCULO DO NUMÉRO IDEAL DE SERVIDORES PARA PÓS-GRADUAÇÃO- SECRETARIA GERAL

28 Organograma Real DIREÇÃO DO SETOR DEPTO 40h 40h LABORATÓRIO 2 40h LABORATÓRIO 5 LABORATÓRIO 4 LABORATÓRIO 2 LABORATÓRIO 3 PÓS-GRADUAÇÃO 1 40h 12h PÓS-GRADUAÇÃO 2 40h 12h LABORATÓRIO 1 12h LABORATÓRIO 1 40h N° IDEAL DE SERVIDORES CÁLCULOMEDIANAMÉDIAATUAL DEPARTAMENTOS112 LABORATÓRIOS344 TA – Nível Superior TA – Nível Intermediário TA – Nível Apoio Bolsa Trabalho Desvio Função Servidor Estudante Servidor em Licença Terceirizado Chefe TA = Técnico-Administrativo

29 COMPOSIÇÃO ETÁRIA E AMBIENTE ORGANIZACIONAL O programa de Dimensionamento de Pessoal permite estabelecer uma matriz que possa dar conta da diversidade de unidades que compõem a UFPR, a especificidade dos setores e dos ambientes organizacionais

30 COMPOSIÇÃO ETÁRIA SETORES ACADÊMICOS - FAIXA ETÁRIA N° TA'S 20 A A A A A 70

31 AMBIENTE ORGANIZACIONAL SETORES ACADÊMICOS- AMBIENTE ORGANIZACIONAL N° TA'S Administrativo Agropecuário Artes, Comunicação e Difusão Ciências Biológicas Ciências da Saúde Ciências Humanas, Jurídicas e Econômicas Informação Infra-estrutura Marítimo, Fluvial ou Lacustre Ciências Exatas e da Natureza ou Tecnológica

32 Exemplificação de Propostas A racionalização do trabalho A qualificação ampla do quadro de pessoal A realização continuada das rotinas das unidades organizacionais

33 2- Institucionalização de Centros Administrativos Laboratoriais vinculados aos Setores, para o gerenciamento de carga horária, otimização de espaço físico, equipamentos e gestão de pessoas.

34 3 – PROPOSTAS CONSIDERANDO O LEVANTAMENTO DE DADOS DO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL: Formalização dos organogramas reais das unidades Implementação nos sistemas computacionais das unidades não cadastradas, facilitando a localização e controle Padronização de sinalização visual das unidades Proposição de novos modelos de estrutura organizacional.

35 Abertura de concurso público para reposição e ampliação de pessoal buscando concretizar o quadro ideal e o fim da terceirização e outras formas de vínculo. Redefinição de estrutura e competências de órgãos. Democratização das relações de trabalho. Definição do papel e responsabilidades das direções e chefias. Redistribuição de atividades e tarefas entre os servidores. Melhoria das condições de trabalho. Racionalização dos processos de trabalho e inovações tecnológicas cabíveis. Remoção interna dos servidores.

36 A racionalização do trabalho. A realização continuada das rotinas das secretarias. Ampliação do horário de atendimento. Otimização de espaço físico, equipamentos e recursos humanos. Capacitação continuada dos servidores técnico-administrativos para o gerenciamento da área administrativa, financeira e interpessoal, bem como dos docentes, para o gerenciamento das áreas pedagógicas. Identificação de servidores com perfil para atuação na função de gestor da Secretaria Geral e Financeiro. Disponibilização de infraestrutura e equipamentos adequados. Disponibilização de Função Gratificada para o gestor da Secretaria Geral e Financeiro. Disponibilização de servidor para completar o quadro ideal das secretarias. Desenvolver programa de capacitação especifico para os servidores envolvidos no processo de unificação.

37 COORDENAÇÃO Laryssa Martins Born – Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Lânia Virgínia Busnello Vaz – Coordenadora de Planejamento de Pessoal EQUIPE TÉCNICA Cirlene de Oliveira Pombo Schultz Elinéia do Rocio Pugsley Frohlich Helenice Maria Cardoso Lauro Zacchi Sandra Regina Chiocca Viviane Eunice Scholze Cequinatto Antonio Rodrigues de Barros

38 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Rua: Dr. Faivre, Curitiba - Paraná Fone: 0xx CEP:


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