A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
EMMANUEL ZAGURY TOURINHO UFPA

2 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO e o sucesso do snpg
Coordenação da CAPES. Realização por pares. Critérios transparentes Informações prestadas pelos próprios programas Experiência acumulada no país, em processos participativos de gestão da ciência e da pós-graduação.

3 A associação AVALIAÇÃO/fomento
Induz esforços para a qualificação do sistema, sem prejuízo de políticas voltadas aos cursos em consolidação. Garante como contrapartida ao desempenho condições mais favoráveis de trabalho para docentes e discentes.

4 Avanços possíveis Processos Instrumentos Diretrizes gerais

5 PROCESSOS Sem prejuízo da qualidade das propostas, é importante adicionar a variável contexto (regional e institucional) no exame de propostas oriundas de regiões com recursos humanos mais escassos. Clareza quanto ao atendimento dos requisitos mínimos (que podem ser diferentes do perfil médio das propostas no país). Razoabilidade na definição no número mínimo de docentes permanentes.

6 PROCESSOS Necessidade de definição antecipada da eventual mudança na periodicidade da avaliação (e as implicações para a progressão dos programas). A integração da avaliação de cursos acadêmicos e profissionais. Preservação da prerrogativa da Coordenação de Área para indicar os membros das Comissões de Avaliação. Valorização da autoavaliação. A ponderação de características próprias de cada área (por exemplo, na definição do teto de orientandos).

7 PROCESSOS Avanço na definição do conceito de inserção social e sua relação com indicadores de desenvolvimento tecnológico (incluindo tecnologias sociais), inovação, gestão acadêmica e científica e integração do SNPG a demandas sociais não acadêmicas. Possibilidade de integração dos quesitos Produção Intelectual/Inserção Social.

8 PROCESSOS EXC BOM REG FRA DEF FRA REG BOM EXC
Produção científica publicada Desenvolvimento de tecnologias, inovação

9 INSTRUMENTOS O aplicativo Coleta. Os documentos de área.
A evolução da classificação de livros para um Qualis de Livros.

10 DIRETRIZES GERAIS Qualificação crescente das propostas justifica rever a cultura (não registrada nos documentos) de que o programa aprovado deve iniciar preferencialmente com o conceito 3. Necessidade de correspondência com os cursos em andamento.

11 DIRETRIZES GERAIS Maior clareza quanto a:
Condições para a oferta de cursos em associação. Número mínimo de docentes permanentes. Implicações da oferta da DINTERs. As condições sob as quais o conceito pode ser elevado em mais de um nível.

12 DIRETRIZES GERAIS Maior clareza quanto a:
Diferenças entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional quanto ao formato da proposta (não a clientela).

13 OBRIGADO UFPA


Carregar ppt "A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google