A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Prof. Milton REVOLUÇÃO FRANCESA. Contexto histórico da França no século XVIII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Prof. Milton REVOLUÇÃO FRANCESA. Contexto histórico da França no século XVIII."— Transcrição da apresentação:

1 História Prof. Milton REVOLUÇÃO FRANCESA

2 Contexto histórico da França no século XVIII

3 Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) Vitória inglesa Consequências: a França perdeu colônias na América do Norte (Canadá) e nas Índias. Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) Vitória inglesa Consequências: a França perdeu colônias na América do Norte (Canadá) e nas Índias.

4 Independência das Treze Colônias Inglesas A França apoiou financeiramente e com soldados a independência das Treze Colônias Britânicas, piorando sua situação econômica. Independência das Treze Colônias Inglesas A França apoiou financeiramente e com soldados a independência das Treze Colônias Britânicas, piorando sua situação econômica.

5 Política, Economia e desigualdade social na França Apesar do sonho de se tornar potência mundial, a França de 1789 ainda possuía fortes características medievais. Sustentava seu Absolutismo Político no imaginário teocêntrico, sendo ambos, sistemas ultrapassados ante a modernidade. Política, Economia e desigualdade social na França Apesar do sonho de se tornar potência mundial, a França de 1789 ainda possuía fortes características medievais. Sustentava seu Absolutismo Político no imaginário teocêntrico, sendo ambos, sistemas ultrapassados ante a modernidade.

6

7

8 Veem-se certos animais ferozes, machos e fêmeas, espalhados pelos campos, negros, lívidos e todos queimados pelo sol, agarrados à terra que revolvem e remexem com incrível obstinação; possuem algo como uma voz articulada e, quando se equilibram sobre os pés, mostram um rosto humano: e, com efeito, são homens...

9 ... À noite, retiram-se para covis, onde vivem de pão negro, água e raízes; poupam aos outros homens a canseira de semear, lavrar e recolher para viver e, assim, merecem que não lhes falte esse pão que semearam. Jean de La Bruyère, escritor francês do Antigo Regime descrevendo a situação dos camponeses.... À noite, retiram-se para covis, onde vivem de pão negro, água e raízes; poupam aos outros homens a canseira de semear, lavrar e recolher para viver e, assim, merecem que não lhes falte esse pão que semearam. Jean de La Bruyère, escritor francês do Antigo Regime descrevendo a situação dos camponeses.

10 Origens da Revolução Francesa (França Pré-Revolucionária) Origens da Revolução Francesa (França Pré-Revolucionária)

11 A Revolução Francesa representou a crise final do Antigo Regime, cujas estruturas foram abolidas e substituídas por outras apropriadas ao novo Estado burguês (capitalista). A crise ocorreu em três níveis: 1.Econômico. 2.Social. 3.Político. A Revolução Francesa representou a crise final do Antigo Regime, cujas estruturas foram abolidas e substituídas por outras apropriadas ao novo Estado burguês (capitalista). A crise ocorreu em três níveis: 1.Econômico. 2.Social. 3.Político.

12 Crise Econômica O colapso do feudalismo se deu pelo crescimento demográfico e desenvolvimento das forças capitalistas, acrescido de: 1.Más colheitas provocadas por condições climáticas. 2.Elevação do preço dos alimentos. 3.Subalimentação e miséria das classes populares. 4.Tratados comerciais desastrosos realizados com a Inglaterra em Gastos excessivos da Monarquia com as guerras. Crise Econômica O colapso do feudalismo se deu pelo crescimento demográfico e desenvolvimento das forças capitalistas, acrescido de: 1.Más colheitas provocadas por condições climáticas. 2.Elevação do preço dos alimentos. 3.Subalimentação e miséria das classes populares. 4.Tratados comerciais desastrosos realizados com a Inglaterra em Gastos excessivos da Monarquia com as guerras.

13 Crise Social A estrutura social permanecia dividida em três Estados ou Ordens: Clero, Nobreza e o Povo. Chefiado pela burguesia, o Terceiro Estado contrapunha-se aos privilégios das classes parasitárias. Crise Social A estrutura social permanecia dividida em três Estados ou Ordens: Clero, Nobreza e o Povo. Chefiado pela burguesia, o Terceiro Estado contrapunha-se aos privilégios das classes parasitárias.

14 Crise Política O Absolutismo mostrava-se incapaz de conter a aristocracia e proceder as reformas necessárias. A base do poder era atacada pelos Iluministas. Crise Política O Absolutismo mostrava-se incapaz de conter a aristocracia e proceder as reformas necessárias. A base do poder era atacada pelos Iluministas.

15 AbsolutismoAbsolutismoBurguesiaBurguesia 1.Direito divino de governar. 2.Mercantilismo dirigido. 3.Religião de Estado 1.Direito divino de governar. 2.Mercantilismo dirigido. 3.Religião de Estado 1.Soberania do povo. 2.Liberalismo econômico. 3.Liberdade Religiosa. 1.Soberania do povo. 2.Liberalismo econômico. 3.Liberdade Religiosa.

16 Fases da Revolução Francesa

17 1. Estados Gerais 3. Assembleia Nacional Constituinte 4. Convenção Nacional - República 2. Assembleia Nacional 5. Diretório

18 1. Estados Gerais

19 Iniciou em maio de 1789 com a reunião da Assembleia dos Estados Gerais, que havia sido convocada pela última vez a 175 anos no governo de Luís XIII. Luís XVI limitou-se a procurar medidas para combater as contas e firmar o critério para a votação por Estados, e não individual. Iniciou em maio de 1789 com a reunião da Assembleia dos Estados Gerais, que havia sido convocada pela última vez a 175 anos no governo de Luís XIII. Luís XVI limitou-se a procurar medidas para combater as contas e firmar o critério para a votação por Estados, e não individual.

20

21 Sieyès propôs a separação do Terceiro Estado, que se declarou como Assembleia Nacional em 17 de junho de 1789, que jurou só se dissolver depois de ter dado à França uma Constituição (20 de junho de 1789). 2. Assembleia Nacional

22 3. Assembleia Nacional Constituinte Em 9 de junho Luis XVI ordenou que as classes mais abastadas se unissem à burguesia para formar a Assembleia Nacional Constituinte.

23 14 de julho de 1789 – Tomada da Bastilha

24 4 de agosto de 1789 A Assembleia Nacional Constituinte assistiu à renúncia dos nobres de seus privilégios feudais.

25 26 de agosto de 1789 Lançou-se a base do novo regime através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e se começou a discutir a Constituição.

26 Foi aprovada a Constituição Civil do Clero. O Papa Pio VI rompeu com a França. Luis XVI tentou fugir para Metz, mas foi descoberto em Varennes. Foi aprovada a Constituição Civil do Clero. O Papa Pio VI rompeu com a França. Luis XVI tentou fugir para Metz, mas foi descoberto em Varennes.

27

28 Em setembro de 1791, Luis XVI jurou à Constituição e selou a adoção da monarquia constitucional na França. Em outubro de 1791 foi empossada a Assembleia Legislativa. Em setembro de 1791, Luis XVI jurou à Constituição e selou a adoção da monarquia constitucional na França. Em outubro de 1791 foi empossada a Assembleia Legislativa.

29 Áustria e Prússia declaram guerra à França, em apoio a Luís XVI, que conspirava pelos bastidores. Os San-culottes reagem e o rei é preso em julho de Áustria e Prússia declaram guerra à França, em apoio a Luís XVI, que conspirava pelos bastidores. Os San-culottes reagem e o rei é preso em julho de 1792.

30 4. Convenção Nacional - República Em setembro de 1792 inicia a fase mais radical da Revolução com a reunião da Convenção, que aboliu a monarquia e elaborou a Constituição do Ano I (1793) instituindo a Primeira República.

31 4. Convenção Nacional - República Luís XVI foi guilhotinado em janeiro de 1793 e Maria Antonieta em outubro do mesmo ano. Trinta mil franceses também pereceram na guilhotina por ordem do Tribunal Revolucionário. Foi o Terror. Luís XVI foi guilhotinado em janeiro de 1793 e Maria Antonieta em outubro do mesmo ano. Trinta mil franceses também pereceram na guilhotina por ordem do Tribunal Revolucionário. Foi o Terror.

32

33 Jacobinos Pequena Burguesia Exaltada ou MontanhesesPequena Burguesia Exaltada ou Montanheses Robespierre, Danton e Marat.Robespierre, Danton e Marat.Planície Maioria, tentava unir as duas facções.Maioria, tentava unir as duas facções. Sieyès.Sieyès.Girondinos Alta Burguesia Mercantil.Alta Burguesia Mercantil. Brissot e Condorcet.Brissot e Condorcet.

34 DantonMarat Robespierre

35 Sieyès

36 Condorcet Brissot

37 Início de um retorno às instituições do Antigo Regime. 5. Diretório


Carregar ppt "História Prof. Milton REVOLUÇÃO FRANCESA. Contexto histórico da França no século XVIII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google