A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ."— Transcrição da apresentação:

1 CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

2 MESTRADO PROFISSIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EaD Fortaleza - Londrina 2006

3 HISTÓRICO Universidade Federal do Ceará - UFC Ações em Tecnologia da informação e comunicação e em Ead UFC-Virtual Dpto. de Computação – Mestrado e Doutorado Faculdade de Educação – Mestrado e Doutorado Universidade do Norte do Paraná UNOPAR UNOPAR Virtual Curso Normal Superior Formação de um Convênio Interinstitucional entre UFC e UNOPAR

4 JUSTIFICATIVA Ampliação de vagas no ensino superior, médio e fundamental Educação a distância como estratégia para atender essa demanda Necessidade da capacitação de docentes No uso das tecnologias de informação e comunicação Em ensino a distância

5 ASPECTOS INOVADORES DA PROPOSTA Profissionalizante Formação voltada ao mercado profissional Participação de profissionais atuantes no mercado Modalidade a distância Convênio público-privado Clientela constituída por profissionais que atuam ou possuam experiência na área do curso Tema: Tecnologia de Informação e Comunicação na Formação em EAD

6 OBJETIVOS Geral Formar profissionais aptos a utilizarem de forma crítica e inovadora as tecnologias da comunicação e da informação em empresas e instituições de ensino superior

7 OBJETIVOS (Cont.) Específicos Formação de professores no exercício do magistério e sem qualificação stricto senso Criar uma estrutura organizacional para o Ensino a Distância em nível de mestrado. Assegurar a concepção, produção, difusão, gestão e avaliação dos projetos e experiências inovadoras em ensino a distância Congregar equipe multidisciplinar representativa das diversas áreas do conhecimento Implantar e consolidar núcleos de pesquisa sobre EaD

8 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRÍCULO Trabalho docente como base para o desenvolvimento da proposta curricular Inter e multi-disciplinaridade Pesquisa como instrumentalizadora do trabalho docente Teoria x Práxis

9 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRÍCULO (Cont.) Trabalho voltado para as experiências específicas de cada aluno Eixo integrador assegurando uma sintonia entre as unidades temáticas Coerência e coesão entre os conteúdos Interatividade de forma a permitir que o leitor seja também um co-autor

10 DESCRIÇÃO DO CURSO Duração: 18 meses 7 módulos 30 créditos obrigatórios (5 módulos de 6 créditos - 90 h) 6 créditos optativos (2 módulos de 3 créditos – 45h) 6 créditos destinados ao trabalho de conclusão

11 DESCRIÇÃO DO CURSO (Cont.) Total de 42 créditos teóricos/práticos. Cada módulo abordará um tema específico, mas integrado pelo eixo temático: gestão e utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino mediado.

12 DESCRIÇÃO DO CURSO (Cont.) Tempo mínimo: 12 meses Tempo máximo: 24 meses Módulos obrigatórios: 10 meses Módulos optativos: 2 meses Trabalho final: 6 meses

13 DESCRIÇÃO DO CURSO (Cont.) O trabalho final deverá constituir-se de: Projeto de atividade Protótipo ou estudo de caso Desenvolvimento de equipamentos ou software

14 DESCRIÇÃO DO CURSO (Cont.) Aulas ministradas por teleaula e tecnologia de informática, com ênfase para a WEB Apoio dos tutores, professores especialistas e orientadores Curso a distância com carga horária assim distribuída: 20% - tele-ensino (presencial conectado) 20% - WEB 20% - apoio tutorial 40% - estudos independentes

15 DESCRIÇÃO DO CURSO (Cont.) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Tecnologia da Informação LINHAS DE PESQUISA Gerência de Sistemas e Avaliação em EaD Linguagens Midiáticas e Comunicação em EaD

16 GERÊNCIA DE SISTEMAS E AVALIAÇÃO EM EaD Oportunizará a formação de gestores para sistemas descentralizados de ensino com o suporte da telemática; Contribuirá com a articulação de projetos, otimização de processos e produtos em EaD; Desenvolverá competências na avaliação de processos e produtos em EaD. Composta por três módulos: CONCEPÇÕES E POLÍTICAS EM EaD GESTÃO DE SISTEMAS EM EaD AVALIAÇÃO EM EaD

17 Linguagens midiáticas e comunicação em EaD Contribuirá com o estudo das diferentes mídias, suas limitações e possibilidades em EaD, possibilitando o desenvolvimento de educação a distância e produção de material didático multimidiático. Composto por dois módulos: LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM EaD USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA MODALIDADE DE ENSINO DISTÂNCIA

18 ELETIVAS SEMINÁRIO INTRODUTÓRIO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EaD PRODUÇÃO DE TEXTOS AMBIENTES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

19 SEMINÁRIO INTRODUTÓRIO Apresentação e Objetivos Metodologia do Curso e Modelo de Avaliação Visão do Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação a Distância Autonomia em EaD Educação a Distância no Brasil

20 SEMINÁRIO INTRODUTÓRIO Características da Educação a Distância Meios Utilizados pelo Ensino a Distância Legislação em Educação a Distância Panorama Atual da Educação a Distância no Brasil O Futuro da Educação a Distância no Brasil Educação Baseada na Web Visão Geral de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

21 CORPO DOCENTE Professores permanentes: Dr. Mauro Cavalcante Pequeno (Instituto UFC-VIRTUAL/Departamento de Computação, UFC) – Coordenador Cleide Vitor Mussini Batista (UNOPAR) – vice-coordenadora

22 CORPO DOCENTE (Cont.) Dra.Ymiracy de Souza Polak (UFPR) Dr. José Aires de Castro Filho (Instituto UFC-VIRTUAL/FACED, UFC) Dra. Maria Júlia Giannasi (UNOPAR) Dr. Creto Augusto Vidal (Departamento de Computação, UFC) Dra. Ana Karina Morais de Lira (FACED, UFC) Cláudio de Albuquerque Marques (FACED, UFC)

23 CORPO DOCENTE (Cont.) Professores colaboradores Dr. Miguel Antônio Borges de Araújo ( Instituto UFC- VIRTUAL/Departamento Física, UFC ) Dr. Gilberto Lacerda dos Santos ( Faculdade de Educação, UnB) Dr. José Manuel Moran Costas ( USP) Dra. Raquel de Almeida Moraes ( Faculdade de Educação, UnB) Dr. Paulo Gileno Cysneiros (Centro de Educação, UFPE) Dr. Sofiane Labidi ( Professor visitante da UFMA ) Dra. Maisa Gomes Brandão Kullok (Centro de Educação, UFAL)

24 CRONOGRAMA 1º SEMESTRE DO MESTRADO EM EAD DIA/MÊSDISCIPLINAPROFESSOR 24 e 25/03ED Seminário Introdutório EADProf. Dr. Mauro Pequeno (UFC) 28/04 29/04 26 e 27/05 ED Seminário Introdutório EAD ED Concepções e Políticas em EAD Prof. Dr. Mauro Pequeno (UFC) Profa. Dra. Ymiarcy de Souza Polak (UFPR) 30/06 01/07 28 e 29/07 ED Concepções e Políticas em EAD ED Linguagem e Comunicação em EAD Profa. Dra. Ymiracy de Souza Polak (UFPR) Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC) 25/08 26/08 29/09 ED Linguagem e Comunicação em EAD ED Produção de Material Didático para EAD Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC) Prod. Dr. Gilberto Lacerda Santos (UNB)

25 2º SEMESTRE DO MESTRADO EM EAD DIA/MÊSDISCIPLINAPROFESSOR 30/09 27 e 28/10 ED Avaliação em EAD Prod. Dr. Gilberto Lacerda Santos (UNB) 24/11 25/11 22 e 23/12 ED Avaliação em EAD ED Gestão de Sistemas em EAD Prod. Dr. Gilberto Lacerda Santos (UNB) Profa. Dra. Ymiracy de Souza Polak (UFPR) 26/01 27/01 23 e 24/02 23/03 ED Gestão de Sistemas em EAD ED Uso da Tecnologia Digital na modalidade de EAD Profa. Dra. Ymiracy de Souza Polak (/UFPR) Prof. Dr. Mauro Pequeno (UFC) e Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC)

26 3º SEMESTRE DO MESTRADO EM EAD DIA/MÊSDISCIPLINAPROFESSOR 24/03 ED Projeto Final Todos os Professores

27 Alunos 22 alunos geograficamente distribuídos: Fortaleza: 3 Londrina: 7 Brasília: 7 Salvador: 5

28 Seleção 2007 Lançamento do Edital: Novembro 2006

29 Informações


Carregar ppt "CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google