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LIDERANÇA COACHING: instrumento da administração para desenvolvimento da equipe de Enfermagem de um Hospital público de ensino Fortaleza CE INTRODUÇÃO.

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1 LIDERANÇA COACHING: instrumento da administração para desenvolvimento da equipe de Enfermagem de um Hospital público de ensino Fortaleza CE INTRODUÇÃO OBJETIVOS O termo liderança vem sendo estudado desde o século XIX. Hoje a liderança está sendo exigida por toda empresa, seja qual for sua natureza, e as empresas hospitalares devem estar incluídas nesta demanda. De acordo com Araújo (1999), o termo coach está relacionado ao papel desempenhado por uma pessoa que se compromete a apoiar alguém a obter determinado resultado. O Coaching na Liderança é um processo no qual o gestor orienta seu colaborador no desenvolvimento do seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis. O líder coach deve ser capaz de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Assumir uma co- responsabilidade com respeito ao desenvolvimento e alcance de metas estabelecidas pelo grupo. Chiavenato (2002), também relaciona Coaching a um tipo de parceria exercida por uma pessoa que seria denominada coach e outra que seria o aprendiz. Essa relação levaria o aprendiz a um processo de desenvolvimento, dos valores, crenças e visão, capaz de gerar resultados extraordinários. Entretanto, o coaching não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Por meio do processo de Coaching, novas competências surgem, tanto para o coach quanto para seu cliente. Neste cenário, o Serviço de Enfermagem nas Instituições de saúde, se relaciona diuturnamente com todas as demais áreas, numa interdependência que, em maior ou menor grau, exige disposição, competência e habilidade de relacionamento. Nesta perspectiva, os profissionais de Enfermagem necessitam como instrumento de gestão, o desenvolvimento da estratégia de liderança no processo de gestão de pessoas nas organizações de saúde. Objetivou-se nesse estudo relatar a experiência das ações administrativas na formação dos enfermeiros de um hospital de ensino em liderança coaching. METODOLOGIA Trata-se de um relato de experiência das ações administrativas, na formação do enfermeiro realizada em um hospital universitário, utilizando como referencial o conceito de liderança coaching. As ações realizadas são referentes ao período de abril a setembro de O Serviço de Educação Continuada em Enfermagem viabilizou a concretização do curso. Participaram enfermeiros das diversas unidades de serviço, num total de 30 participantes, o que representou 30% do total de enfermeiros assistenciais da instituição. A carga horária de 120h foi ministrada através de exposição oral, trabalhos de grupo, oficinas relatos de experiência, tendo no seu corpo docente, enfermeiros que compõem a Diretoria de Enfermagem, o Serviço de Educação Continuada em Enfermagem e o Serviço de Recursos Humanos da referida instituição. A formação foi constituída por três módulos integrados e interdependentes, descritos a seguir: MODULO I – Liderança em enfermagem – 40hs TEMASINSTRUTORDATAC. H 1. as teorias administrativas e a enfermagemMaria Dayse Pereira13/ as dimensões da competência gerencial da enfermagemMaria Dayse Pereira20/ liderança no serviço de enfermagemMaria Dayse Pereira27/ teorias recentes de liderançaMaria Dayse Pereira04/ gestão atual: importância do coachno desenvolvimento de pessoasMaria Dayse Pereira18/ a responsabilidade do Enfermeiro e o exercício da cidadaniaMaria Dayse Pereira25/ aspectos éticos, valores pessoais e fontes de poder na ação gerencial do Enfermeiro Maria Dayse Pereira01/ gestão e o processo de trabalho do EnfermeiroMaria Dayse Pereira08/ gestão do conhecimento organizacional e a enfermagemMaria Dayse Pereira15/ cultura organizacional do serviço de enfermagem do HUWC/UFCMaria Dayse Pereira22/0604 MODULO II – Ferramentas de gestão - 40 hs TEMAINSTRUTORDATAC. H 1. planejamento administrativo em enfermagemLucia Regina Ferreira da Silva17/ planejamento, organização e administração do tempoRita Paiva Pereira Honório24/ comunicação e seu poder organizacionalLucia Regina Ferreira da Silva08/ relações interpessoaisLucia Regina Ferreira da Silva15/ avaliação de desempenhoRita Paiva Pereira Honório22/ produção/metas de produção e indicadoresLucia Regina Ferreira da Silva29/ gerenciamento para qualidade totalLucia Regina Ferreira da Silva05/ marketing pessoalLucia Regina Ferreira da Silva12/ técnicas de reuniõesRita Paiva Pereira Honório19/ gerenciamento de conflitosLucia Regina Ferreira da Silva26/0604 MODULO III – Dinâmicas de grupo - 40hs TEMAINSTRUTORDATAC. H 1.a origem e o desenvolvimento histórico da dinâmica de grupoFelipe Saraiva Nunes de Pinho07/ o homem, o grupo e suas relações: o interpessoal, o intergrupal e intra-pessoal Felipe Saraiva Nunes de Pinho10/ teoria dos papéisFelipe Saraiva Nunes de Pinho14/ natureza, conceito e características do grupoFelipe Saraiva Nunes de Pinho17/ o homem e suas relações institucionais: família, escola e empresa Felipe Saraiva Nunes de Pinho21/ o homem e suas relações institucionais: família, escola e empresa Felipe Saraiva Nunes de Pinho24/ os elementos básicos da ação grupal: regras, papéis, liderança, ética grupal e as relações de poder Felipe Saraiva Nunes de Pinho28/ os elementos básicos da ação grupal: regras, papeis, liderança, ética grupal e as relações de poder Felipe Saraiva Nunes de Pinho31/ preparação e escolha de técnicas, vivências e jogos empresariais alinhados aos objetivos organizacionais Felipe Saraiva Nunes de Pinho04/ preparação e escolha de técnicas, vivências e jogos empresariais alinhados aos objetivos organizacionais Felipe Saraiva Nunes de Pinho11/0904 RESULTADOS O curso foi avaliado por 80% dos participantes, entre os conceitos: excelente e satisfatório. As sugestões apresentadas resumiram-se em: diversificação do horário do curso, continuidade da capacitação através de novos cursos e oportunidade de mais momentos de discursão da realidade hospitalar vivenciada. A participação dos enfermeiros, assim como a troca de experiências, foi um momento ímpar e salutar no processo de aprendizagem, possibilitando crescimento mútuo e complementação de saberes entre estes profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS Além da realização da formação, a liderança coaching deverá acontecer por meio de sessões periódicas de atendimento individual. A proposta sugerida para a referida instituição, é que as sessões aconteçam mensalmente, de acordo com a disponibilidade de horário dos enfermeiros. Entende-se que cada sessão de Coaching deve ser personalizada, única e especificamente planejada para ajudar os enfermeiros a obter os resultados que necessitam. Desta forma, compreendemos a liderança coaching como uma tecnologia do conhecimento da gestão, que pode ser incorporada no processo de trabalho do enfermeiro, como diferencial competitivo, capaz de modificar o panorama administrativo das organizações, contribuindo para o aperfeiçoamento das competências gerenciais, técnicas e pessoais, desses profissionais. BIBLIOGRAFIA ARAÚJO A. COAH: um parceiro para seu sucesso. São Paulo: Ed. Gente; CHIAVENATO, I. Construção de talentos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus; CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, CUNHA, K. C. Gerenciamento na enfermagem: novas práticas e competências. São Paulo: Martinari, LEITÃO, R.E.R.; KURCGANT, P. Qualidade na prática gerencial da enfermagem: as duas faces da mesma moeda. Niterói: Intertexto, MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à administração. 5ª ed. São Paulo: Atlas, Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC Rua Capitão Francisco Pedro, Rodolfo Teófilo – Fortaleza/Ceará UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – Hospital Universitário Walter Cantídio Maria Dayse Pereira¹, Sílvio Paulo da Costa Araújo Rocha Furtado², Lucilene Maria Sales da Silva³, Maria de Fátima Bastos Nóbrega 4, Rita Paiva Pereira Honório 5 Profissionais de Enfermagem do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC 1.Enfermeira, Diretora de Enfermagem /HUWC/UFC. Especialista em Gestão Universitária, Administração dos Serviços de Saúde, Enfermagem em Saúde Pública; Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. 2. Médico, Diretor Geral do HUWC/UFC. Especialista em Hematologia. 3. Enfermeira, Professora adjunta da UECE, Doutora em Enfermagem. 4. Enfermeira, Gerente do Curso de Educação Multiprofissional do CEAPS/HUWC/UFC; Mestre em Cuidados Clínicos. 5. Enfermeira, Gerente do Serviço de Educação Continuada em Enfermagem do HUWC/UFC; Especialista em Enfermagem Oncológica e Médico-cirúrgica; Mestranda em Enfermagem.


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