A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sir Isaac Newton (1642-1727) A Natureza e as leis da Natureza Ocultavam-se na noite. E Deus disse: Faça-se Newton! E a luz se fez. (Alexander Pope)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sir Isaac Newton (1642-1727) A Natureza e as leis da Natureza Ocultavam-se na noite. E Deus disse: Faça-se Newton! E a luz se fez. (Alexander Pope)"— Transcrição da apresentação:

1 Sir Isaac Newton ( ) A Natureza e as leis da Natureza Ocultavam-se na noite. E Deus disse: Faça-se Newton! E a luz se fez. (Alexander Pope)

2

3 Isaac Newton Aspectos biográficos (I) Isaac Newton nasceu em 1642, ano da morte de Galileu, em Whoolsthorpe, na Inglaterra. Em pouco tempo, transformaria a face do mundo, ao fornecer um modelo de trabalho preciso de todo o sistema solar;

4 Aspectos biográficos (II) Entre os campos abordados por Newton incluem-se, além da física, a matemática, a religião e a alquimia; Em 1661, foi admitido na Universidade de Cambridge, nela permanecendo até 1701, quando assume a direção da Casa da Moeda e, posteriormente, da Royal Society.

5

6 Isaac Newton Principais descobertas Nos seus anos maravilhosos ( ), quando tinha entre 22 e 24 anos, Newton fez a maior parte de suas descobertas. Nas décadas seguintes, praticamente se limita a desenvolver as intuições que teve nesse período. Principais descobertas: Propriedades da luz (teoria das cores) Cálculo infinitesimal Conceito de gravida Lei da gravitação universa

7 Principais descobertas Detalhamento (I) Matemática; Por volta de 1664, a matemática ocupou sua mente de maneira quase exclusiva; Entre outras descobertas, Newton concluiu a elaboração de um método pelo qual era possível encontrar a área abaixo de praticamente qualquer curva algébrica. Descobriu então o Teorema fundamental do cálculo; Em outubro de 1666, elabora o método das fluxões, ou cálculo infinitesimal.

8 Principais descobertas Detalhamento (II) Mecânica; O espaço e o tempo absolutos; Necessidade de pontos de referência; Determinismo; Quando um corpo se desloca num movimento circular uniforme, o tempo é proporcional ao comprimento do arco;

9 Principais descobertas Detalhamento (III) Episódio da maçã: Descoberta não é casual, mas fruto de um esforço intenso Perguntaram a Newton como havia descoberto a lei da gravitação universal: Pensando nela continuamente. O insight se produz depois de um trabalho intenso.

10 Principais descobertas Detalhamento (IV) Teoria da luz (ou das cores) Ao trabalhar em sua teoria das cores, a partir das observações de Descartes, Boyle e Hooke, pôs em prática um método rigoroso de experimentação científica; Nenhuma outra investigação do século XVII revela melhor o poder da pesquisa experimental, acionada por uma imaginação poderosa e controlada por uma lógica rigorosa. (Westfall, p. 55).

11 Principais descobertas Detalhamento (V) Experiências com prismas- Experimento crucial; Luz branca - combinação de todas as cores do arco-iris; Invenção de novo tipo de telescópio (refletor).

12 Relação com os contemporâneos (I) O determinismo newtoniano dá um passo adiante em relação ao racionalismo intelectualista de Descartes; Em 1687, 54 anos após a condenação de Galileu, com a publicação dos Princípios matemáticos da filosofia natural (Principia), Newton fornecia um modelo de trabalho preciso de todo o sistema solar;

13 Relação com os contemporâneos (II) Com a publicação da Optica, em 1704, lega à humanidade uma das maiores contribuições de sua história; Polêmicas com Hooke e Leibniz.

14 Isaac Newton Fontes: Cherman, Alexandre. Sobre os ombros de gigantes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Maggee, Bryan. História da filosofia. 3a. ed. São Paulo: Loyola, Newton/Leibniz. 2a. ed. São Paulo: Abril Cultural, Westfall, Richard S. A vida de Isaac Newton. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Site consultado: Os dois retratos de Newton foram pintados por Godfrey Kneller.


Carregar ppt "Sir Isaac Newton (1642-1727) A Natureza e as leis da Natureza Ocultavam-se na noite. E Deus disse: Faça-se Newton! E a luz se fez. (Alexander Pope)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google