A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALBERT EINSTEIN (1874-1953) O Newton do século XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALBERT EINSTEIN (1874-1953) O Newton do século XX."— Transcrição da apresentação:

1 ALBERT EINSTEIN ( ) O Newton do século XX

2

3 Usando uma comparação, poderíamos dizer que criar uma nova teoria não é o mesmo que destruir um velho celeiro e erigir um arranha-céu em seu lugar. Assemelha-se mais a galgar uma montanha, alcançando paisagens novas e mais amplas, descobrindo conexões inesperadas entre o nosso ponto de partida e o seu rico meio. (A. Einstein)

4 Aspectos da vida É um mito que Einstein foi mal aluno. Em geral, era o primeiro da turma. Só quando ficava desmotivado, como na escola alemã, devido à disciplina rígida (obediência de cadáver), seu desempenho caía. Aos 16 anos, quando sua família se muda para a Itália, renuncia à cidadania alemã e fica apátrida por dois anos.

5 Aspectos da vida II Conhece Mileva, sua futura esposa, na faculdade. Tem com ela três filhos, dois meninos e uma menina que faleceu precocemente. Não conseguindo o desejado posto de professor universitário, entra para o Escritório de Patentes de Berna.

6 Aspectos da vida III Em 1905, seu ano admirável, escreve três artigos que revolucionam a Física no século XX. Em 1910, assume uma cátedra na Universidade de Praga. Em 1914, é convidado para a Universidade de Berlim, sem necessidade de dar aulas.

7 Aspectos da vida IV De 1915 a 1917 trabalha intensamente, incorporando a gravidade à sua teoria da relatividade. Em 1919, medições durante um eclipe comprovam parte de sua teoria. É a fama! Viaja o mundo inteiro ministrando conferências. Esteve no Brasil nesse período (anos 30).

8 Aspectos da vida V Em 1932, aceita convite para a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Em 1940, adota a nacionalidade norte- americana, conservando a Suiça, mas renunciando definitivamente à nacionalidade alemã.

9 Aspectos da vida VI Escreve uma carta ao Presidente dos Estados Unidos, revelando preocupação com o possível desenvolvimento da bomba atômica pelos alemães, e solicitando que os Estados Unidos se antecipassem. É pacifista militante, desde a época da Primeira Guerra Mundial ( ).

10 Aspectos da obra I Em 1905, publica três artigos: O primeiro no campo da eletromagnética, sugerindo que os objetos emitem radiação; O segundo é o artigo sobre a relatividade especial (o termo não aparece no artigo); O terceiro era sobre os movimentos brownianos, no campo da mecânica estatística.

11 Aspectos da obra II De 1915 a 1917 trabalha intensamente na Teoria da relatividade geral, incorporando a gravitação à teoria da gravidade. Demonstra que a luz se curva Demonstra que o tempo também é relativo, modificando-se no espaço.

12 Aspectos da obra III Em 1932, muda-se para os Estados Unidos, passando a lecionar na Universidade de Princeton. Trabalha na Teoria unificada da Física. Tem uma atuação política, no campo do pacifismo.

13 Bibliografia I Einstein, A.; Infeld, Leopold. A evolução da Física. Trad. Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Isaacson, W. Einstein – Sua vida, seu universo. Trad. Celso Nogueira et al. São Paulo: Cia. das Letras, Levenson, Thomas. Einstein em Berlim. Trad. S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

14 Bibliografia II Paterniti, Michael. Conduzindo o sr. Albert Uma viagem pelos Estados Unidos com o cérebro de Einstein. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia. das Letras, Stern, Fritz. O mundo alemão de Einstein. Trad. Carlos. A. Malferrari. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

15


Carregar ppt "ALBERT EINSTEIN (1874-1953) O Newton do século XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google