A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges1 Seqüenciamento, Programação e Controle da Produção Prof. Dr. Marcos Georges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges1 Seqüenciamento, Programação e Controle da Produção Prof. Dr. Marcos Georges."— Transcrição da apresentação:

1 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges1 Seqüenciamento, Programação e Controle da Produção Prof. Dr. Marcos Georges

2 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges2 Seqüenciamento A Atividade de seqüênciamento define a ordem de diversas operações em diferentes máquinas ou equipamentos. Em geral, se tem n tarefas a serem sequenciadas em m máquinas. Quantas possíveis combinações são possíveis ? resposta (n !) m

3 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges3 Seqüenciamento Um lava-jato tem 3 estágios (lavagem, polimento e limpeza interna). Em um dia comum de trabalho são lavados cerca de 15 automóveis. Para esta situação, são possíveis cerca de 2,23 x diferentes de sequenciar os carros nos três estágios. Qual é a melhor do ponto de vista do consumidor? E do ponto de vista da empresa?

4 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges4 Seqüenciamento Embora o número de possíveis sequenciamentos seja, teoricamente, igual a (n !) m, na prática este número é menor devido a restrições físicas existentes nas máquinas ou nos processos. Ex: o polimento é uma tarefa que somente pode ocorre após a lavagem. Ex: nas atividades de pintura os tons claros são usados antes dos tons escuros.

5 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges5 Regras de Seqüenciamento As regras mais comuns de sequenciamento de n tarefas em 1 máquina são: FIFO – First in, First out – uma fila; LIFO – Last in, First out – uma pilha; SPT – Shortest process time – operação mais curta antes; LPT – Longest process time – operação mais longa antes; EDD – Earliest Due Data – data de entrega mais próxima.

6 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges6 Regras de Seqüenciamento Regra de Johnson: é utilizada quando se tem dois centros de trabalho (máquina ou equipamento). Olhando para a atividade de menor tempo faça: Se esta atividade é da 1º máq., programe-a para ser a primeira a ser realizada (ou o mais próximo possível); Se esta atividade é da 2º máq., programe-a para ser a última a ser realizada (ou o mais próximo possível). Façam os exercícios e exemplos do livro e da lista.

7 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges7 Programação A programação é a atividade que determina o momento que as tarefas serão executadas. Há, basicamente, dois modos de programar: Programação para a frente, e Programação para trás. O Gráfico de Gantt é a ferramenta mais usada para visualizar o resultado de uma programação.

8 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges8 Programação para Frente Gráfico de Gantt para a Programação para Frente Usado para determinar a data de entrega

9 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges9 Programação para Trás Gráfico de Gantt para a Programação para Trás Usado para determinar a compra de materiais - MRP

10 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges10 Programação Vantagens da Programação para Trás: Custo mais baixo de material, Menos sensível a mudanças de programação do consumidor. Tende a focar as operações nas datas prometidas aos consumidor. Vantagens da Programação para Frente: Alta utilização de pessoal e recursos, Flexível.

11 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges11 Controle da Produção Compara a saída com o planejado e replaneja/toma ação Ação de correção Monitora a Saída

12 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges12 Controle da Produção O Controle é feito, principalmente, através do uso de registros no processo produtivo. Estes registros são documentos a serem preenchidos pelos operados onde é apontado: consumo de matéria-prima, quantidade produzida, produto defeituoso, manutenções, paradas de máquina, requisições de materiais, etc.. Os registros podem ser físicos (papeis) ou preenchidos diretamente no computador alimentando um banco de dados.

13 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges13 Controle da Produção São os registros que fornecem as informações vitais para o acompanhamento do processo produtivo e alimentação dos índices de desempenho (perdas, custos, volume, giro estoque, etc..); A definição de registros fáceis de serem preenchidos, que contenham as informações necessárias e que são preenchidos na operação correta afetam diretamente a capacidade de controle da produção.

14 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges14

15 Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges15 Controle da Produção


Carregar ppt "Adm. Produção IIProf. Dr. Marcos Georges1 Seqüenciamento, Programação e Controle da Produção Prof. Dr. Marcos Georges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google