A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA Prof. Eliane Primeiro semestre de 2011

2 CONCEITOS BÁSICOS Em termos de Software, é necessário adquirir: Sistema operacional; Sistema operacional de rede; Programas do Windows – como Office, Netscape e etc; Sistema Específico, como o de Consultório; Programas de Banco de dados – SQL, Oracle e etc.

3 CONCEITOS BÁSICOS Sistema operacional – é o programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. Exemplo DOS, Windows, Linux e etc. Sistema Operacional de Rede – é o programa que possibilita a comunicação de diversos computadores e servidores interligados em rede. Exemplo Windows 2003 server, Novell, e etc.

4 CONCEITOS BÁSICOS 3. Programas do ambiente Windows – são programas desenvolvidos por analistas e programadores, para atender determinados serviços. Exemplo Office (planilha, editor de texto, editor de apresentação e etc.), Netscape (programa para Internet) e etc. Sistema Específicos – é o programa desenvolvido por analistas e programadores para atender uma aplicação específica, por exemplo, Sistemas Hoteleiro, Consultório, Comercial, Financeiro e etc. 5. Sistema de Banco de Dados – é um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de uma base de dados. Exemplo Oracle, SQL , DB2 e etc.

5 BANCO DE DADOS – Mecanismos Utilizados
Estrutura Funcinal Estrutura de Interface Usuário - Programa

6 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Segundo Albertão (2005, p 71-92) divide os sistemas de Informação em quatro diferentes tipos: Sistemas de Processamento de Transações (STP): sistemas que surgiram com os computadores de primeira geração (na decada de 50), processamento setorizado. Exemplo folha de pagamento, faturamento, controle de estoque e etc. Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) ou ERP (Enterprise Resource Planning): surgiram entre os anos 60 e 70, como uma evolução dos STPs, sendo destinados à tomada de decisões estruturadas e a integração dos processos da empresa. Exemplo Sistema de Gestão Hospitalar, de Gestão Clinica, Gestão Empresarial, Financeira e etc.

7 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Apoio a Decisão (SAD): surgiram entre os anos 1970 e 1980, estes sistemas dão suporte à tomada de decisões mais complexas. Exemplo Portais de indicadores gerenciais. Sistemas Especialistas (SE): Utilizados para a resolução de problemas específicos, tendo como referencia um conjunto de informações heuristicas e sua relação com as regras usadas para a tomada de decisões adequadas . Tem como objetivo “formular conclusões, fornecer pareceres especializados, fazer sugestões, imitando o procedimento de profissionais especializados. Exemplo Simulador de vôo.


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google