A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias de Esquemas de Reforçamento Pode-se dividir os esquemas de reforçamento em duas categorias maiores: 1. Esquema de Reforçamento Contínuo 2. Esquema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias de Esquemas de Reforçamento Pode-se dividir os esquemas de reforçamento em duas categorias maiores: 1. Esquema de Reforçamento Contínuo 2. Esquema."— Transcrição da apresentação:

1 Categorias de Esquemas de Reforçamento Pode-se dividir os esquemas de reforçamento em duas categorias maiores: 1. Esquema de Reforçamento Contínuo 2. Esquema de Reforçamento Intermitente, e suas subcategorias: RC: reforçamento contínuo RI: reforçamento intermitente RRF: reforçamento em razão fixa RRV: reforçamento em razão variável RIF: reforçamento em intervalo fixo RIV: reforçamento em intervalo variável

2 Esquema de Reforçamento Contínuo Em um esquema de reforçamento contínuo toda resposta será reforçada; dessa forma, o aprendizado ocorre mais rápido. Esquema de Reforçamento Intermitente Em um esquema de reforçamento intermitente, somente algumas respostas serão reforçadas. Estes esquemas dividem-se em esquemas de reforçamento em razão e esquemas de reforçamento de intervalo.

3 Esquemas de Reforçamento em Razão o reforço é apresentado após um determinado número de respostas. O critério para apresentação do reforço é o número de respostas emitido pelo organismo. Esquemas de Razão Fixa o reforço é apresentado após um número fixo de respostas. Resultados: freqüência alta e constante de respostas e uma pausa após a apresentação do reforço. A duração desta pausa dependerá da razão; quanto maior a razão, maior será a pausa após o reforçamento. Menor resistência à extinção Esquemas de Razão Variável o reforço é apresentado após um número variável de respostas. O Resultado: freqüência alta de resposta, sem gerar pausas após a apresentação do reforço. Maior resistência à extinção.

4 Esquemas de Reforçamento de Intervalo a apresentação do reforço depende tanto da passagem do tempo, quanto da emissão da resposta após este intervalo de tempo. Esquemas de Reforçamento de Intervalo Fixo o reforço é apresentado se o organismo emitir pelo menos uma resposta após um intervalo fixo de tempo. Resultados: freqüência baixa de respostas no início do intervalo, aumentando conforme o final do intervalo se aproxima. Menor resistência à extinção Esquemas de Reforçamento de Intervalo Variável o reforço é apresentado se o organismo emitir pelo menos uma resposta após um intervalo variável de tempo. Resultados: frequência alta de respostas. Maior resistência à extinção.

5 RAZÃO FIXA RAZÃO VARIÁVEL MENOR RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO MAIOR RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO INTERVALO FIXO INTERVALO VARIÁVEL MENOR RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO MAIOR RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO

6 EXTINÇÃO: enfraquecimento gradual e desaparecimento da tendência a uma resposta condicionada, pela supressão do reforçamento Recuperação espontânea

7 Identifique os esquemas de reforçamento nos casos abaixo. Coloque RC: reforço contínuo RRF: reforço em razão fixa RRV: reforço em razão variável RIF:reforço em intervalo fixo RIV: reforço em intervalo variável 1. Sara é paga por uma comissão na venda de computadores. Ela recebe um prêmio em dinheiro para cada três computadores vendidos. 2. Gabriel recebe uma vez por semana, aproximadamente, algum dinheiro de seus pais por ajudá-los nos trabalhos da casa. 3. Marta está pescando e pega um peixe na primeira vez que joga a linha. Depois, pega na terceira, depois joga 5 vezes a linha antes de pegar outro peixe. 4. Marcos recebe uma estrelinha dourada de sua professora por livro que lê. 5. Oscar, jogador de basquetebol, assina um acordo para que seus salários sejam negociados a cada três anos.

8 1.Sara é paga por uma comissão na venda de computadores. Ela recebe um prêmio em dinheiro para cada três computadores vendidos. RRF 2. Gabriel recebe uma vez por semana, aproximadamente, algum dinheiro de seus pais por ajudá-los nos trabalhos da casa. RIV 3. Marta está pescando e pega um peixe na primeira vez que joga a linha. Depois, pega na terceira, depois joga 5 vezes a linha antes de pegar outro peixe. RRV 4. Marcos recebe uma estrelinha dourada de sua professora por livro que lê. RC 5. Oscar, jogador de basquetebol, assina um acordo para que seus salários sejam negociados a cada três anos. RIF


Carregar ppt "Categorias de Esquemas de Reforçamento Pode-se dividir os esquemas de reforçamento em duas categorias maiores: 1. Esquema de Reforçamento Contínuo 2. Esquema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google