A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas."— Transcrição da apresentação:

1 Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas

2 Harold Laswell ( ) Livro Técnicas de Propaganda na Guerra Mundial (1927) Estudo de como os regimes políticos lidaram com a propaganda e a opinião pública Uma máquina de propaganda cientificamente elaborada poderia dominar a opinião pública. Teoria da bala mágica/ agulha hipodérmica Paradigma de Laswell: quem diz o quê, por qual canal, para quem, com que canal?

3 A propaganda segundo Laswell: Para Lasswell, a propaganda tem quatro objetivos prioritários: 1) mobilizar o ódio contra o inimigo, por meio de histórias de grande atrocidade; 2) manter a amizade dos aliados; 3) preservar a amizade e procurar a cooperação dos que se mantêm neutros; 4) desmoralizar o inimigo. A propaganda, segundo Lasswell, é a técnica de influenciar a acção humana através da manipulação das representações, como símbolos, por meio de rumores, relatos, imagens e outras formas de comunicação social. EUA: de uma população contra guerra para uma população pró- guerra.

4

5 Um sujeito chamado Orson Welles ( ) A Guerra dos Mundos 30/10/1938; Cerca de uma hora de pânico e 1,2 milhões de pessoas acreditando na farsa (verossimilhança);

6 O caso de Hitler A propaganda deve limitar-se a pequeno número de ideas e repeti-las incansavelmente. As massas não se lembrarão das ideias mais simples a menos que sejam repetidas centenas de vezes. As alterações nela introduzidas não devem jamais prejudicar o fundo dos ensinamentos a cuja difusão nos propomos, mas apenas a forma. A palavra de ordem deve ser apresentada sob diferentes aspectos, embora sempre figurando, condensada, numa fórmula invariável, à maneira de conclusão." (Minha Luta) "Quando eu uso a palavra", disse Humpty Dumpty num tom desdenhoso, "ela significa exatamente o que eu quero que signifique - nem mais nem menos." "A questão é", disse Alice, "se você pode fazer uma palavra significar tantas coisas diferentes." "A questão é", disse Humpty Dumpty, "saber quem manda. Isso é tudo" (Lewis Carrol, Alice Através do Espelho).

7 Lazarsfield ( ) e Merton ( ) Pioneiras na demonstração da importância das pesquisas de opinião; Controvérsias em relação a Laswell: – Se a mensagem midiática entra em confronto com o público, ela será rejeitada; – As pessoas consomem as mensagem midiáticas de forma seletiva.

8 Habermas (1929- ): A esfera pública não existe! Esfera pública – locus da argumentação, espaços nos quais as pessoas discutem questões de interesse comum; espaço fora das arenas formais do sistema político. Três tipos de esfera pública: – Episódica; – De Presença Organizada; – Abstrata.

9 Pressupostos para a democracia nos meios de comunicação Mídia e concentração de poder. Se as novas tecnologias podem proporcionar um ideal para a comunicação democrática, oferecendo novas possibilidades para a participação descentralizada, elas podem, também, sustentar formas extremas de centralização do poder. (MAIA, Rouseley, 2008, p. 2007).

10 Participação e reflexão: Para fortalecer a democracia, são necessárias não apenas estruturas comunicacionais eficientes, ou instituições propícias à participação, mas também devem estar presentes a motivação correta, o interesse e a disponibilidade dos próprios cidadãos para engajar-se em debates. (MAIA, Rouseley, 2008, p. 2007).

11 Sites de busca – os novos oráculos? Redes sociais, compartilhamento de vídeos etc. Leitura e dispersão;


Carregar ppt "Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google