A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo Crítica a escola fundamental que è constituída por uma cultura das semelhanças è dominado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo Crítica a escola fundamental que è constituída por uma cultura das semelhanças è dominado."— Transcrição da apresentação:

1 Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo Crítica a escola fundamental que è constituída por uma cultura das semelhanças è dominado pela saudades da escola anterior / um modo de pensar Crianças submetidas a tarefas e a recursos comuns apresentar competências e habilidades escolares comparáveis professor ensina do mesmo modo mesmo espaço e tempo didáticos

2 Ensaios Pedagógicos COMO APRENDER A PENSAR DE UM MODO NOVO? COMO TORNAR A ESCOLA FUNDAMENTAL PARA TODAS AS CRIANÇAS? COMO SAIR DESTE PADRÃO OU MODO DE PENSAR? O QUE SÃO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS? COMO CONSIDERÁ-LAS DE MODO INTERDEPENDENTE?

3 Ensaios Pedagógicos SEMELHANÇAS: => Função cognitiva = possibilitar a organização do conhecido => Encaixar, classificar, conceituar, colocar o particular em um geral => Reduzir as coisas ao conhecido para nós => Reunir na condição de obedecer a um critério externo; reunião do que pe comum ao critério; as coisas reunidas são tidas como equivalentes, substituíveis entre si; eliminar a diversidade e a singularidade. => Atribuir a um particular tudo aquilo que sabemos como geral; reduzir i que poderia nos ameaçar => Organizadores da lógica da semelhança: o geral, o comum, o regular, o conceitual, o equivalente, o extenso, o sim, o não. => Reduzir as coisas à sua dimensão conhecida; poder controlá-las, excluindo ou negando o que cai fora ou escapa. DIFERENÇAS: => Organizar = dimensão desconhecida => O que não reconhecemos, não sabemos encaixar => Corresponde as idéias: fragmentos, partes, pistas, vestígios = não podemos aprender por inteiro => Cai fora do controlável, classificável, dominável => Informações parciais, incompletas => Tem a ver com singularidade e diversidade ao mesmo tempo => No dicionário: divergir, opor, dispersar, separar, afastar, fazer obstáculo, contrariar, objetar, agir contra. => Piaget: a diferença tem como uma das suas funções nos convidar a tomar consciência. => Expressa relações horizontais, admite referências múltiplas e abertas, sujeita a divergências e disputas

4 Ensaios Pedagógicos - Negamos e ignoramos - Tentamos excluir - Converter, subordinar - Aprender a respeitar – deixar como está, não passivamente, mas como uma escolha - RESPEITO: caminho para aprender a conviver - SEMELHANÇAS x DIFERENÇAS : relação interdependente, indissociáve - CULTURA DA FRATERNIDADE: diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças convivem, formam um todo.

5 Ensaios Pedagógicos DESAFIOS À PRÁTICA REFLEXIVA O quê é uma prática reflexiva? Prátiva reflexiva pressupõe reflexão? Trabalho de reflexão do que ocorreu no campo da ação.. O que é ensinar na lógica da inclusão? Desenvolver novas habilidades e competências de ensino.

6 Ensaios Pedagógicos Professores querem aprender e não sómente ensinar! Estratégias utilizadas para aprender: Situações de aprendizagem Situações-problemas Tomadas de decisões: ser competente: criativo, inventivo, crítico, agir racionalmente

7 Ensaios Pedagógicos O fazer em sala de aula: Planejamento como prática reflexiva Regulação da complexidade do espaço Aperfeiçoamento Reciprocidade entre teoria e prática peda- gógica Refletir sobre a ação realizada Fazer uso de avaliação formativa


Carregar ppt "Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo Crítica a escola fundamental que è constituída por uma cultura das semelhanças è dominado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google