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Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.

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1 Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA

2 Planejar é prever; Prever é pensar no futuro (imediato, mediato ou longo prazo); Prever é antecipar determinadas situações que podem prejudicar e/ou beneficiar; A todo momento planejamos

3 Conjunto de ações que visam atingir um determinado objetivo – alvo. Ações – atividades coordenadas e dirigidas Ações envolvem recursos (tempo, $, rh, espaço, legislação-restrições, logística etc) Recursos são escassos, por definição.

4 Futuro Ações Decisões Recursos P&E POSICIONAMENTOPOSICIONAMENTO

5 Preço (Wall Mart, Gol, Azul) Diferenciação de Produto ( Ferrari, 3M, Rolex) Liderança de Produto (inovação) (Intel, Sony, HP) Relacionamento com o Cliente (Amazon, Pão de Açúcar, TAM) P&E

6 Pontos fortes e Pontos Fracos Análise de marketing – 4 P (preço, praça, propaganda e posicionamento) Definição da missão, objetivos Planejamento estratégico situacional – Carlos Matus, (PES e ZOPP) Planejamento estratégico tradicional BSC

7 Conhecer os pontos fortes Eliminar os pontos fracos Transformar problemas em oportunidades Conhecer e evitar as ameaças externas Estruturar um plano de trabalho O que, como, quando, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados as ações e como alocar os recursos.

8 Direcionamento de esforços para pontos comuns Consolidação de entendimento por todos Estabelecimento de uma agenda de trabalho organizada e priorizada Estabelecer indicadores/métricas que garantam o atingimento dos objetivos

9 Michael Porter Estratégia competitiva das empresas Estratégia – a busca de vantagem competitiva Vantagem competitiva – criando e sustentando um desempenho superior Vantagem Competitiva das Nações Competição- Estratégias competitivas essenciais Editora Campus

10 Estratégia Competitiva das empresas Ameaça de produtos e serviços substitutos Ameaças de entrada de novas empresas Clientes – negociação, hábitos de consumo, relacionamento Fornecedores – negociação, recursos, logística

11 MERCADO INTERNACIONAL GOVERNO CONCORRENTES CLIENTES EMPRESA

12 Vantagem Competitiva Diferenciação (valor desvinculado do preço) CustoTecnologiaInformação Eficácia Operacional

13 Infra-estrutura Administração de RH Desenvolvimento tecnológico MarketingOperaçõesFinançasLogísticaVendasPós-vendas

14 É uma metodologia de estruturação do P&E e, ao mesmo tempo, é um sistema de gestão. Esclarece como obter consenso (poder*) Comunica a estratégia para toda a empresa Alinha as metas departamentais e pessoais Identifica e alinha as iniciativas Realiza revisões estratégicas Obtém feedback

15 PODERRESULTADO EMPRESA PROCESSO

16 Capacita e organiza a empresa Prevê a retroalimentação tanto em relação aos processos internos como externos e implanta a melhoria contínua no desempenho estratégico Define métricas/indicadores Alinha ações para todos os setores/áreas da empresa

17 ECONOMIA E FINANÇAS OPERAÇÕES ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS CLIENTES APRENDIZADO RH BSC

18 Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton, Harvard Business School (início dos anos 90) Principais idéias: Sucesso financeiro – retorno aos acionistas ; Aprimoramento dos processos internos de trabalho (eficiência operacional) Aprendizagem interna – treinamento RH Clientes – ampliar e manter

19 ACIONISTAS LUCROINVESTIMENTOS ORGANIZAÇÃO PRODUZIREFICIENTE CLIENTES ATRAIRRETER

20 Estratégia – objetivos e prioridadesMétricas – medidas / BSC - Guia Ações – Planos individuais/setoriais de desempenho

21 BSC Métricas da Empresa BSC Métricas das Áreas BSC Métricas dos processos

22 Missão Visão Objetivos estratégicos Objetivos táticos Indicadores de desempenho Metas FINANÇAS – CLIENTE – ESTRUTURA – APRENDIZAGEM

23 Definição da missão, valores e visão de futuro Definição dos objetivos estratégicos Definição dos objetivos táticos Definição dos indicadores e metas Definição dos planos de ações CENÁRIOS COMPETITIVOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS


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