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« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão

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Apresentação em tema: "« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão"— Transcrição da apresentação:

1 « O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
30 . Junho

2 SEN / INE /Órgãos Delegados
Empresas Indivíduos Famílias Admin. Pública Outros Prestadores de Informação SEN / INE /Órgãos Delegados Cidadãos Eurostat Empresas Outros Comunicação Social Admin. Pública Utilizadores

3 « « Declaração de Missão
Produzir e colocar à disposição de toda a sociedade informação estatística de qualidade reconhecida, que apoie a tomada de decisões, o debate público e a investigação, promovendo activamente a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística do país.

4 Declaração de Visão O INE deve estar ao nível das melhores práticas internacionais em Sistemas Estatísticos com condições comparáveis.

5 « « Valores (I) Independência profissional
Imparcialidade e objectividade Orientação para os clientes Metodologia Estatística sólida Respeito pelos fornecedores de informação Confidencialidade Eficiência

6 « « Valores (II) Compromisso com a qualidade: Relevância
Precisão e fiabilidade Oportunidade e pontualidade Coerência e comparabilidade Acessibilidade e clareza

7 Quatro vectores centrais do Plano de Desenvolvimento Estratégico
Orientação para o Cliente Assegurar a contínua credibilidade e qualidade da produção Aumentar a eficiência da actividade Contribuir para a racionalidade do Sistema Estatístico

8 « Direcção Modelo Organizacional da Função Qualidade 3 9
Comissão Permanente para a Qualidade (1996) 3 Unidade de Gestão da Qualidade (1999) 14 23 Auditores Internos (1999) Pólos da Qualidade (1997)

9 Condições Básicas de Sucesso para a Implementação do Sistema da Qualidade
Empenho e liderança da Direcção e Chefias Sensibilização e motivação de todos os trabalhadores

10 Acções de Sensibilização e Motivação para a Qualidade

11 « « Objectivos das Acções Apresentar o Sistema da Qualidade do INE
Sensibilizar todos os colaboradores para a importância da Qualidade Incentivar a participação de cada colaborador na implementação do Sistema da Qualidade

12 « Programa das Acções da Qualidade 1 2 3
Secretariado Para a Modermização Administrativa “A importância da Qualidade em Serviços Públicos” 2 “QUALINEST” DPCI 3 Unidades Orgânicas Pólos da Qualidade Auto-avaliação Acções de melhoria

13 Principais actividades da UGQ
Sistema Documental Auditorias Internas da Qualidade e coordenação das auditorias externas Painel de Indicadores da Qualidade Sistema Interno de Sugestões de Melhoria Reclamações e sugestões externas Satisfação dos clientes externos e internos

14 Sistema Documental da Qualidade Manuais de Procedimentos
Manual da Qualidade Processos A Carta da Qualidade Quest. Indic. B B Manuais de Procedimentos C Instrumentos de Gestão da Qualidade

15 Auditorias Internas da Qualidade
Objectivos: Grau de aplicação dos procedimentos (MPPE) Adequação dos procedimentos (MPPE) Resultados: Identificação de oportunidades de melhoria Implementação de acções correctivas / preventivas Auditor / “Consultor” (perspectiva pedagógica) Motivação / Envolvimento

16 Auditorias Internas da
Qualidade (III) Equipa (14) Procedimento escrito Auditoria Divulgação interna Discussão Formação ISO

17 Ciclo de Sessões Internas (INE -PT)
Periodicidade mensal Sessões da responsabilidade dos departamentos Temas de interesse geral Objectivo: Melhorar a comunicação interna Divulgação na Intranet (todos os colaboradores estão convidados a participar)

18 Sistema de sugestões de melhoria interna (INE-PT)
Sistema interno que apela à sugestão de melhoria Foi criado em Novembro de 2001 A sugestão pode ser feita em papel (formulário), ou directamente pela Intranet A Direcção responde a todas as sugestões As 3 melhores sugestões ganham prémio anual - divulgação no dia do INE

19 Prémio da Qualidade (INE-PT)
Sistema interno que apela à inovação e partilha de boas práticas Foi lançado em Dezembro de 2002 Regulamento Interno próprio Júri pluridisciplinar A Direcção apoia o processo A melhor candidatura ganha prémio anual

20 Relação com o utilizador da Informação Estatística
Carta da Qualidade Centros de Documentação das DR’s Caixa de Sugestões/Reclamações Livro de Reclamações Publicações Inquérito ao Utilizador dos Centros de Documentação Call Center Inquérito ao Grau de Satisfação dos Utilizadores

21 Prémio da Qualidade em Serviços Públicos - 1998

22 Sistema da Qualidade em Serviços Públicos Sistema Estatístico Nacional
Eurostat EFQM INE CAF Sistema Estatístico Nacional

23 Unidade de Gestão da Qualidade
Maria João Zilhão Unidade de Gestão da Qualidade


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