A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto Escola Electrão 2010/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto Escola Electrão 2010/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Escola Electrão 2010/2011

2 Índice 1.2. Amb3E 2. Projecto 2.1. Target 2.2. Objectivos
1. Enquadramento REEE 1.2. Amb3E 2. Projecto Target 2.2. Objectivos 2.3. Definição 2.4. Estratégia 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico 2.6. Fase 2 – Recolha de REEE 2.7. Fase 3 – Switch Off 2.8. Proposta Criativa 2.9. Calendarização da Campanha

3 Enquadramento 1.1 REEE

4 1. Enquadramento 1.1. REEE A designação EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (EEE) abrange um vasto leque de produtos como electrodomésticos, equipamentos informáticos, de telecomunicações, de áudio e vídeo, de desporto e lazer, de iluminação, ferramentas eléctricas e electrónicas, brinquedos, aparelhos médicos, instrumentos de monitorização e controlo e distribuidores automáticos. Quando esses equipamentos atingem o fim da vida útil, passam a ser designados por RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE),devendo ser encaminhados para locais apropriados, de forma a integrarem um circuito ambientalmente correcto. Segundo estimativas da União Europeia, calcula-se que em 2008 foram geradas 9,8 milhões de toneladas de REEE, enquanto para 2020 se prevê que sejam geradas 13,3 milhões de toneladas de REEE. (Fonte: DG Environment, 2007)

5 Legislação da União Europeia
1. Enquadramento 1.1. REEE No sentido de prevenir a geração de resíduos, torna-se necessário promover a valorização dos REEE, os quais necessitam de tratamento adequado para: - Garantir a remoção de substâncias perigosas que entram na sua composição (mercúrio, chumbo, cádmio, crómio, entre outras) e o seu correcto encaminhamento; - Assegurar a eficiente recuperação dos materiais e permitir a reutilização, a reciclagem e a valorização energética com vantagens para o ambiente e para a economia. Legislação da União Europeia Directivas 2002/95/CE e 2002/96/CE – restringem a utilização de substâncias perigosas e definem o quadro legal para a gestão de REEE nos Estados Membros da UE. Legislação em Portugal Decreto-Lei 230/2004, de 10 de Dezembro – transpõe as directivas europeias, definindo para Portugal o quadro legal da gestão e valorização dos REEE.

6 Enquadramento 1.2 Amb3E

7 1. Enquadramento 1.2. Amb3E Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos é uma entidade de direito privado português e sem fins lucrativos. Foi licenciada por despacho conjunto nº 354/2006 do Ministério da Economia e da Inovação e do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional como entidade gestora de um Sistema Integrado de Gestão de REEE.

8 1. Enquadramento 1.2. Amb3E A prioridade da actuação da Amb3E é a gestão dos REEE, e subsequentemente fomentar a reutilização, a reciclagem e outras formas de tratamento, contribuir para a sua correcta deposição, promovendo a melhoria do desempenho ambiental de todos os agentes económicos envolvidos no ciclo de vida dos EEE. A deposição correcta dos REEE é assegurada por uma vasta rede de Locais de Recepção e Pontos Electrão implementada pelo país. Contribui por essa via para os objectivos nacionais de gestão de REEE, que apontam para a recolha selectiva de 4kg/habitante/ano, valor este partilhado pela Amb3E e por outra entidade licenciada (é expectável o aumento destes objectivos nacionais de recolha de REEE a curto/médio prazo). A Amb3E possui uma quota de mercado correspondente ao número de empresas que representa. Em 2008 e 2009 a Amb3E garantiu um volume de recolhas que suplantaram o objectivo mínimo estabelecido.

9 1. Enquadramento 1.2. Amb3E

10 2. Projecto Escola Electrão
2.1 Target

11 2. Projecto Escola Electrão 2.1. Target
O target principal que se pretende impactar nesta campanha de sensibilização para a temática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) concentra-se, a nível de faixa etária, no segmento infantil/juvenil. No âmbito geográfico pretende-se que seja uma campanha abrangente a nível nacional, incluindo não apenas Portugal Continental, como também as respectivas Regiões Autónomas. No que diz respeito ao género e à classe social, pretende-se que seja uma campanha o mais generalista possível, impactando, ao mesmo tempo, crianças e jovens de ambos os sexos e pertencentes a diversas classes sociais. Como target secundário, são definidos: - os pais e restantes familiares - outros intervenientes que tenham contacto com o target principal.

12 2. Projecto Escola Electrão
2.2 Objectivos

13 2. Escola Electrão 2010/2011 2.2. Objectivos
O desenvolvimento deste projecto terá como principais objectivos: - Informar e sensibilizar os alunos do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário para a importância do tratamento adequado dos REEE e da melhor atitude nos seus hábitos sociais para o correcto encaminhamento destes resíduos. - Proporcionar a professores e alunos informação actualizada sobre o fluxo dos REEE. - Envolver as escolas, as famílias e as comunidades na dinamização do ciclo de tratamento dos REEE. - Criar notoriedade e conhecimento sobre a temática dos REEE e o Sistema Integrado de Gestão REEE gerido pela Amb3E. - Promover a entrega dos REEE nos locais disponibilizados.

14 2. Projecto Escola Electrão
2.3 Definição

15 2. Escola Electrão 2010/2011 2.3. Definição
Escola Electrão é um projecto de comunicação dirigido às escolas do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário, destinado a informar e sensibilizar a população para a importância do tratamento adequado dos REEE e dos hábitos sociais, orientado para os alunos e professores, sem descurar os funcionários, as famílias e a comunidade em geral. Tal como em anos anteriores, esperamos que o projecto possa continuar a merecer o apoio dos parceiros institucionais do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente. O projecto decorrerá ao longo de todo o ano escolar e envolverá a distribuição de materiais de comunicação durante todo o período de duração, bem como a disponibilização de diversos materiais de informação adequados ao quotidiano das escolas, designadamente, sobre o conhecimento da problemática actual dos REEE, fichas de trabalho, livros de passatempos, etc. Simultaneamente, será implementado um concurso baseado no peso de REEE reunidos em cada escola durante determinado período de tempo, que premiará as escolas com os melhores resultados. Esta acção obedecerá a um complexo programa logístico nacional, associado a um plano de recolhas, com levantamento e controlo do peso desses resíduos, gerido pela rede da Amb3E.

16 2. Escola Electrão 2010/2011 2.3. Definição
O projecto culminará com a Sessão Switch Off de encerramento e atribuição dos prémios, onde se pretenderá contar com uma vasta presença de escolas aderentes. Todas as acções serão implementadas com o objectivo do desenvolvimento da notoriedade e conhecimento sobre a temática dos REEE e do Sistema Integrado de Gestão REEE gerido pela Amb3E. O plano de execução do projecto adequar-se-á ao calendário escolar e decorrerá entre Setembro de 2010 e Junho de 2011. O projecto distribuir-se-á por três grandes fases, com etapas associadas a uma data de implementação de cada uma das fases.

17 2. Projecto Escola Electrão
2.4 Estratégia

18 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Relevância Os resultados obtidos nas 2 primeiras edições deste projecto, asseguram a satisfação do interesse do público alvo, reconhecendo, na motivação do target e na adesão aos objectivos traçados, as condições vitais para o sucesso da implementação deste projecto, bem como das bases de orientação dos métodos a adoptar na implementação das acções. Foi também ponderado o equilíbrio entre a vertente didáctica e a componente dinâmica, com apoio na experiência activa e na busca de um processo apelativo, por forma a conseguir contextualizar o tema nos programas curriculares ensinando e divertindo.

19 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Vertente Didáctica A componente informativa deste projecto é concretizada através de materiais úteis e práticos, verdadeiras ferramentas de trabalho para o quotidiano de professores e alunos, adequando a mensagem a passar às formas de comunicação a que estes estão habituados. Fichas de trabalho, livros de passatempos, folhetos, cartazes e informação técnica online serão alguns dos exemplos destes materiais que terão, como habitualmente, a validação do Ministério da Educação.

20 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Vertente Dinâmica Para além da componente do conhecimento da temática dos REEE, há também a necessidade de garantir, neste target tão específico, uma participação activa na criação de hábitos sociais de encaminhamento deste tipo de resíduos. A dinâmica da acção terá como objectivo promover um espírito de competição positiva, entre toda a população aderente, através do concurso de recolha de REEE nas escolas. Cada escola terá disponível no seu espaço, durante um período definido, um Ponto de Reunião de REEE onde todos os membros da comunidade escolar podem depositar os REEE (cuja recolha será assegurada pelo Departamento de Logística da Amb3E), atingindo o maior peso possível, entrando assim em competição directa com as outras escolas.

21 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Prémios A componente dinâmica do projecto Escola Electrão contemplará três categorias de prémios atribuídos às escolas, considerando o peso dos REEE reunidos em termos absolutos por escola e o peso per capita por aluno: 3 Grandes Prémios Absolutos por Grupo de Escolas - Atribuídos às 3 escolas de cada Grupo que reúnam, em termos absolutos, o maior peso de REEE; 3 Grandes Prémios Per Capita por Grupo de Escolas - Atribuídos às 3 escolas de cada Grupo que reúnam, em termos relativos, o maior peso de REEE per capita dos alunos da escola, excluindo as escolas premiadas com Grandes Prémios Absolutos; 5 Prémios de Incentivo por Grupos de Escolas - Atribuídos às 5 escolas de cada Grupo que reúnam, em termos absolutos, o maior peso de REEE, excluindo as escolas premiadas com os Grandes Prémios. Por fim, existirá ainda o Prémio Campeã Nacional, que será atribuído à escola que, entre todas as participantes, reunir o maior peso de REEE em termos absolutos.

22 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Sustentação Institucional Para garantir que as Escolas reconheçam neste projecto um elevado grau de idoneidade, seriedade e qualidade da iniciativa, entende-se como fulcral a parceria com entidades oficiais. Para tal , o projecto pretende manter, tal como nas anteriores edições, o envolvimento da DGIDC (em representação do Ministério da Educação), bem como da Agência Portuguesa do Ambiente (em representação do Ministério do Ambiente).

23 2. Escola Electrão 2010/2011 2.4. Estratégia
Estrutura de Suporte Para atingir os níveis de eficácia e eficiência pretendidos é imprescindível potenciar uma relação fluente entre todas as entidades envolvidas, em especial com as escolas, ao longo de todo o projecto, em conformidade com um plano operacional que será previamente estabelecido. Para assegurar esta proximidade com todos os intervenientes será privilegiada a comunicação electrónica, o download de dados, a linha verde de atendimento telefónico e a permanente actualização de conteúdos.

24 2. Projecto Escola Electrão 2010/2011
2.5 Fase 1- Adesão e Planeamento Logístico

25 2. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
É nesta fase que ocorrerá com maior incidência toda a vertente didáctica e pedagógica deste projecto. Website A Fase 1 do projecto Escola Electrão iniciar-se-á em Setembro de 2010 com a colocação online do website e estender-se-á até Dezembro de 2010. A comunicação de lançamento do projecto Escola Electrão será suportada pelo website concebido e implementado no âmbito desta campanha. Este website será o meio integrante entre a organização e todas as comunidades escolares envolvidas. Agregará a apresentação da Amb3E, o funcionamento do projecto, o regulamento e os prémios envolvidos, bem como os permanentes contactos de apoio. Na fase de adesão, o website conterá o formulário electrónico para inscrição das escolas que pretendam aderir ao projecto.

26 2. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Material didáctico Website De forma a alcançar os objectivos didácticos deste projecto e despertar a consciência social dos jovens para a temática dos REEE, o website da Escola Electrão terá uma área própria destinada a material didáctico para os alunos e professores que será disponibilizado e estará disponível para download. Estes materiais conterão informações importantes sobre os REEE e outros tópicos ambientais relacionados e poderão passar por sugestões para a disciplina Área de Projecto, materiais de pesquisa e fichas de trabalho, funcionando assim como ferramentas de trabalho adequadas ao quotidiano das escolas. As colectâneas de fichas de trabalho estarão orientadas e graduadas por níveis de exigência.

27 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Blog Electrão O Blog Electrão é um blog no qual as escolas aderentes poderão fazer eco das principais iniciativas no âmbito do projecto Escola Electrão, enviando notícias, fotos e vídeos que serão publicados neste blog e disponíveis para serem visualizados por toda a comunidade ligada a este projecto. Facebook Um projecto moderno e inovador como a Escola Electrão não pode passar ao lado do fenómeno de comunicação interactiva que são as redes sociais. Razão pela qual manterá o seu perfil no Facebook, através do qual não só publica as principais informações e novidades, como também “comunica” com toda a comunidade Escola Electrão.

28 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Linha de apoio A linha de apoio estará disponível no decurso de todo o projecto e será um dos elementos fundamentais para manter a proximidade entre todos os intervenientes deste projecto. Newsletter Será disponibilizado por via electrónica a todos os interessados uma newsletter trimestral com as principais notícias relativas a este projecto.

29 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Sessão Switch On Como forma de marcar o arranque oficial da 3ª edição do projecto Escola Electrão, terá lugar em Setembro de 2010 uma sessão de lançamento (em local a definir) que dará inicio ao período de adesões e que deverá contar com a presença de representantes das várias entidades envolvidas. Convite de Adesão O convite de adesão (em formato electrónico) será enviado em Setembro de 2010 pelo Ministério da Educação * ao Conselho Directivo de todas as escolas do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. * No caso das Regiões Autónomas, os convites de adesão serão enviados pelas respectivas Direcções Regionais de Educação.

30 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Adesão das escolas A adesão das escolas ao projecto será realizada através de um processo on-line e a inscrição validada de acordo com o Regulamento do projecto. Cada escola constituirá uma equipa com o máximo de três elementos (que façam parte do corpo docente), com funções de coordenação e implementação do projecto na escola. Estes professores, no âmbito da sua escola, ficarão responsáveis pela informação e promoção da acção junto do seu público (alunos, professores, pais, equipas de apoio e a comunidade em que se inserem), pelo encaminhamento dos diversos materiais didácticos e de divulgação que forem sendo disponibilizados, bem como pela posterior coordenação operacional da reunião de REEE.

31 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Kit Escola Aderente + Livros de Passatempos O Kit Escola Aderente será enviado em Novembro de 2010 para todas as escolas que adiram ao projecto e cuja inscrição seja validada, de forma a potenciar os objectivos de comunicação e motivação. Esta peça será um “kit de boas-vindas ao projecto”. Deverá incluir, entre outros, uma Carta de Boas Vindas ao projecto, uma 1ª vaga de Cartazes para divulgação do projecto na escola, 1 pequeno brinde destinado aos professores responsáveis e ao Presidente do Conselho Directivo da escola e ainda um prémio de participação (prémio a definir). Todas as escolas receberão ainda, para distribuir por todos os alunos, livros de passatempos divertidos e dinâmicos personalizados com a temática, a fim de que a mensagem possa ser transmitida de forma lúdica. Estes livros de passatempos podem ser uma ferramenta de trabalho muito útil para disciplinas como Área de Projecto e/ou Formação Cívica.

32 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Filme “Palestra sobre REEE” Para além da possibilidade de solicitação de uma palestra sobre a temática de REEE pelas escolas aderentes, será preparado e disponibilizado um filme didáctico. Este filme consistirá numa palestra informativa, sobre os aspectos mais relevantes, servindo de ferramenta de trabalho junto de todas as comunidades escolares.

33 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Terminado o prazo de inscrição no projecto Escola Electrão, ficarão a conhecer-se as escolas aderentes. Factores como a localização geográfica, as características do espaço disponível e as condições de acesso de veículos de carga, serão alguns dos dados recolhidos sobre as Escolas Aderentes. Na posse destes dados, será elaborado pelo Departamento de Gestão de Resíduos da Amb3E um plano de implementação logística para a Fase 2 do projecto, contemplando a recolha dos REEE, que exigirá uma pormenorizada definição das rotas a fim de alcançar todas as Escolas Aderentes. No final de Novembro de 2010, o calendário final será divulgado através de para todas as escolas participantes e anunciado no website Escola Electrão.

34 4. Escola Electrão 2010/2011 2.5. Fase 1 – Adesão e Planeamento Logístico
Divisão das escolas inscritas por Grupos Para efeitos de recolha de REEE, as escolas aderentes serão, com base em critérios de operação logística, organizadas e divididas em Grupos. Cada Grupo de escolas participará em fases distintas entre Janeiro e Maio de 2011. O período de recolha de REEE por escola terá a duração de 3 semanas, comum a todas as escolas, independentemente do Grupo em que se incluam. Por questões de ordem logística, em cada Grupo não será possível garantir total simultaneidade nas datas de recolha, assumindo-se assim um pequeno desfasamento entre a primeira e a última escola, no máximo de 15 dias.

35 2. Projecto Escola Electrão 2010/2011
2.6 Fase 2 –Recolha de REEE

36 2. Escola Electrão 2010/2011 2.6. Fase 2 – Recolha de REEE
Implementação da Recolha de REEE A Fase 2 do projecto Escola Electrão decorrerá entre Janeiro e Maio de 2011 e será caracterizada pela implementação da recolha de REEE pelas escolas. O Plano de Logística terá implementação gradual de acordo com a divisão das escolas por Grupos previamente definida e apenas serão contabilizados para efeitos de “competição” os REEE recolhidos pela Amb3E durante o período de participação estipulado para cada escola. Assim, as escolas receberão um “Kit Ponto de Reunião de REEE”, com o qual deverão delimitar o local de deposição dos REEE. Receberão ainda, os meios de contentorização adequados, disponibilizados pela logística da Amb3E.

37 2. Escola Electrão 2010/2011 2.6. Fase 2 – Recolha de REEE
Implementação da Recolha de REEE A enorme envergadura deste projecto contará com o imprescindível suporte da Rede Amb3E que operacionalizará toda esta complexa gestão logística. Os Operadores Logísticos ficarão responsáveis por assegurar o processo de levantamento dos REEE nas escolas. A pesagem dos REEE de cada escola será efectuada nos Centros de Recepção da rede Amb3E nos moldes oficialmente estabelecidos, com o conhecimento da respectiva escola. O “Contador Electrão” existente no website Escola Electrão oferecerá a informação actualizada do peso dos REEE recolhidos pelas escolas.

38 2. Escola Electrão 2010/2011 2.6. Fase 2 – Recolha de REEE
Kit Reforço de Comunicação Todas as escolas receberão o “Kit Reforço de Comunicação”, composto por uma 2ª vaga de cartazes e folhetos para alunos e professores, a fim de potenciar ainda mais a mensagem relativa a esta temática Kit de Agradecimento O Kit de Agradecimento será dirigido às escolas e destinar-se-á a reconhecer a participação da escola no projecto Escola Electrão e a contribuição para a sustentabilidade ambiental e para a sensibilização da comunidade. Será constituído por diplomas de mérito da participação da escola dirigidos aos respectivos professores coordenadores e ao Presidente do Conselho Executivo. Será acompanhado de um pequeno brinde para todos os alunos (brinde a definir).

39 2. Projecto Escola Electrão 2010/2011
2.7 Fase 3 - Switch Off

40 2. Escola Electrão 2010/2011 2.7. Fase 3 – Switch Off
O evento “Switch Off–Escola Electrão” terá como objectivo principal o encerramento da campanha Escola Electrão, a divulgação das escolas vencedoras, bem como a respectiva entrega dos prémios. Tentar-se-á que este evento se realize na semana em que se “homenageia” o Ambiente (5 de Junho é o Dia Mundial do Ambiente). Pretende-se uma elevada concentração de público juvenil, a fim de fazer da entrega dos prémios o ponto alto da sessão. Para além da comunidade escolar aderente, serão convidadas a marcar presença as diversas entidades oficiais apoiantes da Campanha.

41 2. Projecto Escola Electrão 2010/2011
2.8 - Proposta Criativa

42 4. Escola Electrão 2010/2011 4.7. Proposta Criativa – Peças Gráficas
Logótipo

43 2. Escola Electrão 2010/2011 2.8. Proposta Criativa - Peças Gráficas
Exemplo Cartaz 1ª fase

44 2. Escola Electrão 2010/2011 2.8. Proposta Criativa – Peças Gráficas
Exemplo Cartaz 2ª fase

45 2. Escola Electrão 2010/2011 2.8. Proposta Criativa – Peças Gráficas
Site Escola Electrão (Homepage)

46 2. Projecto Escola Electrão 2010/2011
2.9 – Calendarização da Campanha

47 4. Escola Electrão 2010/2011 4.8. Calendarização da Campanha
CRONOGRAMA 2010 2011 SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN WEBSITE ESCOLA ELECTRÃO WEBSITE ESCOLA ELECTRÃO ACTUALIZAÇÃO SESSÃO SWITCH ON CONVITE ESCOLAS ADESÃO DAS ESCOLAS KIT ESCOLA ADERENTE PLANEAMENTO LOGÍSTICO DIVISÃO ESCOLAS INSCRITAS POR GRUPOS KIT REFORÇO DE COMUNICAÇÃO – GRUPO A REUNIÃO DE REEE NAS ESCOLAS – GRUPO A * KIT PONTO DE REUNIÃO – GRUPO A ** KIT REFORÇO DE COMUNICAÇÃO – GRUPO B REUNIÃO DE REEE NAS ESCOLAS – GRUPO B * KIT PONTO DE REUNIÃO – GRUPO B ** KIT REFORÇO DE COMUNICAÇÃO- GRUPO C REUNIÃO DE REEE NAS ESCOLAS – GRUPO C * KIT PONTO DE REUNIÃO – GRUPO C ** KIT AGRADECIMENTO CLASSIFICAÇÃO DAS ESCOLAS E PRÉMIOS SESSÃO SWITCH OFF E ENTREGA DE PRÉMIOS * O PERÍODO DE RECOLHA DE REEE EM CADA ESCOLA É COMPOSTO POR TRÊS SEMANAS, DENTRO DO PERIODO ESTIPULADO PARA O GRUPO ONDE SE INSERE ** O KIT PONTO DE REUNIÃO É ENTREGUE NO PRIMEIRO DIA DE RECOLHA DE REEE EM CADA ESCOLA


Carregar ppt "Projecto Escola Electrão 2010/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google