A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

John Dalton (1766 - 1844) Cientista inglês, propôs sua teoria a partir de dados experimentais. O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "John Dalton (1766 - 1844) Cientista inglês, propôs sua teoria a partir de dados experimentais. O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:"— Transcrição da apresentação:

1

2 John Dalton ( ) Cientista inglês, propôs sua teoria a partir de dados experimentais. O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses: Tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos;

3 Joseph John Thomson ( ) Em 1906 recebeu o prémio Nobel de Física pelo seu trabalho na determinação das propriedades dos electrões. No modelo de Thomson, também dito de bolo de passas (plum pudding): O átomo é divisível em partículas elementares: * Electrões, com carga eléctrica negativa * Protões, com carga eléctrica positiva * Neutrões, sem carga eléctrica e com massa muito maior que a dos electrões e semelhante da massa dos protões. O átomo é constituído por uma massa de carga positiva onde estão dispersos os electrões.

4 Ernest Rutherford ( ) Em 1911, Ernest Rutherford provou que o modelo de Thomson era inadequado e devia ser abandonado. Rutherford estabeleceu um novo modelo de átomo, que ocuparia um volume esférico e que possuía um núcleo. O núcleo contém a maior parte da massa do átomo e possui carga positiva. A região externa ao núcleo está ocupada pelos electrões numa região denominada nuvem electrónica. Os electrões estariam em movimento em torno do núcleo, na nuvem electrónica. Se o núcleo atómico fosse do tamanho de uma bola de futebol a nuvem electrónica teria um raio de 2Km!!

5 Niels Bohr ( ) Niels Bohr propôs Os electrões ao girar em torno de um núcleo central deveriam girar em órbitas específicas com níveis energéticos bem definidos. Onde poderia haver a emissão ou absorção de pacotes discretos de energia chamados de quanta ao mudar de órbita. Realizando estudos nos elementos químicos com mais de dois electrões, Bohr concluiu que se tratava de uma organização bem definida em camadas e que as propriedades químicas dos elementos eram determinadas pela camada mais externa.

6 Erwin Schrodinger ( ) O modelo quântico assenta sobretudo no tratamento dos electrões como ondas (em substituição da visão clássica dos electrões como partículas) e estabelece uma equação de onda – a equação de Schrödinger No modelo quântico o conceito clássico de trajectória, característico das partículas macroscópicas (por exemplo: bola de ténis), é assim substituído pelo conceito de núvem de probabilidade, que designamos por orbital para os electrões.


Carregar ppt "John Dalton (1766 - 1844) Cientista inglês, propôs sua teoria a partir de dados experimentais. O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google