A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E CIÊNCIA DO XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E CIÊNCIA DO XIX."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E CIÊNCIA DO XIX

2 CIDADES • Conflito ∟ homem-máquina ∟ controle artificial da vida
∟ homem sobre a natureza ∟ afastamento da natureza ∟ escritores ∟ descreditam das cidades

3 CIDADES ∟ homogeneização de culturas ∟ novas paisagens ∟ proletariado ∟ periferia ∟ Estado promove ∟ pobreza ∟ feio

4 CIDADES ∟ males sociais ∟ igualdade? ∟ Marx ∟ reforma muda? ∟ revolução! ∟ fim das classes ∟ saúde ∟ epidemias ∟ esportes ∟ estádios ∟ forma de controle social

5 ROMANTISMO • Surgimento • Impacto das revoluções ∟ francesa ∟ Alemanha
∟ XVIII • Impacto das revoluções ∟ francesa ∟ industrial

6 ROMANTISMO • Movimento contrarrevolucionário ∟ contra a nova ordem ∟ burguesia ∟ capitalismo ∟ boemia ∟ engajados politicamente ∟ rebeldia ∟ X racionalismo iluminista ∟ modelo clássico de beleza ∟ destruição das paisagens ∟ vida tradicional ∟ degradação das cidades ∟ nostalgia → defesa das tradições OBS: cultura popular torna-se folclore nas cidades.

7 ROMANTISMO • Valores ∟ reação ao neoclassicismo
∟ valorização das emoções ∟ caos ∟ grotesco ∟ conflitos de personalidade ∟ razão não explica a realidade ∟ exóticos ∟ utopia ∟ imaginação

8 ROMANTISMO ∟ nacionalismo ∟ história nacional ∟ passado nos ensina ∟ naturalismo ∟ religiosidade ∟ individualismo ∟ liberdade ∟ heroísmo

9 AUTORES • Herder • Goya • Delacroix • Goethe ∟ Fausto (lenda medieval) • William Blake • Lord Byron • Alexandre Dumas • Vitor Hugo ∟ Concunda de Notre Damme (resquícios medievais)

10 • Beethoven (fase final) • Schubert • Franz Lizt • Richard Wagner • Chopin • Hector Berlioz • Mendelssohn • Rossini • Bellini • Verdi MÚSICA

11 MÚSICA • Músicos alemães X Músicos ocidentais • Itália ∟ tema → povo
∟ popular ∟ formalismo deixado de lado ∟ não teve nomes na pintura OBS: Os românticos pensam a música e a pintura como o reflexo da sociedade. Mas também como a recepção pela sociedade.

12 GOYA

13 DELACROIX

14 WILLIAM BLAKE

15 REALISMO • Literatura • Pintura • Capacidade humana
∟ expressar a realidade ∟ otimismo científico (contexto) • Objetividade ∟ racionalismo X Românticos (frieza) • Temas → campo e cidade

16 IMPRESSIONISMO • Movimento artístico ∟ modernidade ∟ transformações
∟ ruptura ∟ naturalismo ∟ realismo ∟ impressionismo ∟ sobre a modernidade ∟ abstração ∟ sem técnicas acadêmicas

17 IMPRESSIONISMO • Contexto ∟ Napoleão III ∟ aprovação artística
∟ críticos de arte ∟ dominação política ∟ Pintores ∟ financiamento ∟ burguesia ∟ estado ∟ igreja ∟ status

18 IMPRESSIONISMO • Impressionistas ∟ sem financiamento ∟ arte pela arte
OBS: são considerados pintores ruins, pois as pinturas são embaçadas. Impressionismo é um termo pejorativo que eles não gostavam.

19 IMPRESSIONISMO • Manet ∟ pai do movimento ∟ retrata prostitutas
∟ acusado de pornografia ∟ obras proibidas ∟ 10 anos

20 IMPRESSIONISMO ∟ mostrar a realidade ∟ vítimas do sistema social ∟ necessidade financeira ∟ classe operária ∟ recebe protestos ∟ esconder a realidade

21 IMPRESSIONISMO • Monet ∟ herdeiro de Manet ∟ recebeu os créditos
∟ Mas Manet foi o criador!

22 MODERNISMO • Modernidade ∟ final do XIX ∟ início do XX
∟ rompimento com o passado ∟ homem + sociedade ∟ Revolução Francesa ∟ Revolução Industrial

23 MODERNISMO • Movimento artístico ∟ ruptura com a tradição
∟ arte acadêmica ∟ variação do romantismo ∟ frustração c/ ∟ ciência ∟ indústria ∟ sociedade (modernidade) ∟ transformação

24 MODERNISMO ∟ surreal → X ciências naturais ∟ psicanálise ∟ racionalização do inconsciente Obs: o materialismo, ordem burguesa, atrapalha a construção do indivíduo, a imaginação. ∟ valorizam ∟ inusitado ∟ acaso → foge do controle da razão

25

26 MODERNISMO • Precursores ∟ Baudelaire ∟ Flaubert ∟ arte degenerada
∟ não contribui para o progresso humano

27 MODERNISMO • Baudelaire ∟ Transformações ∟ artesanato x indústria
∟ divisão de classes ∟ violência ∟ pobreza ∟ crescimento desordenado

28 MODERNISMO ∟ Cidade moderna ∟ miséria ∟ sujeira ∟ progresso econômico? ∟ progresso é angústia! ∟ homem X multidão ∟ relações superficiais ∟ solidão ∟ crise existencial

29 MODERNISMO • Tráfego → cidade moderna ∟ hoje ∟ dita o ritmo ∟ elimina
∟ calma ∟ convivência entre as pessoas OBS: as pessoas querem cada vez mais sair dos grandes centros (sujeira, violência, miséria). Mas aí reside o progresso (correria).

30 MODERNISMO • Início ∟ Baudelaire • Século XX ∟ Cubismo → Picasso
∟ Flaubert • Século XX ∟ Cubismo → Picasso ∟ Expressionismo → Van Gogh ∟ Futurismo → Marinetti ∟ Dadaísmo → Tzara ∟ Surrealismo → Dalí

31 MODERNISMO • Em todas as áreas ∟ Pintura ∟ Literatura
∟ Artes plásticas ∟ Cinema ∟Escultura ∟ Música ∟ Mahler ∟ Schoenberg ∟ Stravinsky

32 CIÊNCIA • Séc. XIX ∟ Ciência ∟ salvação da humanidade
∟ mentalidade comum ∟ substitui a religião ∟ uso da razão ∟ objetividade X subjetividade ∟ vence ∟ explicação para tudo

33 CIÊNCIA • Novas ciências ∟ Biologia ∟ Sociologia ∟ Comte ∟ História
OBS: As ciências sociais no início terão as ciências naturais como referência metodológica, daí, ser evolucionista (pregresso).

34 CIÊNCIA • Darwin ∟ Confirma o liberalismo ∟ individualismo
∟ sobrevivência do +forte

35 CIÊNCIA ∟ Darwinismo social ∟ Neocolonialismo ∟ Justificar o imperialismo ∟ Ideia de civilização ∟ evolução

36 CIÊNCIA ∟ Ideia de raças ∟ poligenia ∟ evitar a miscigenação ∟ degenerescência ∟ epilepsia (crença da época) ∟ nascem os preconceitos ∟ nazismo ∟ mulato é pior que negro! ∟ mula ∟ estéril ∟ odiado ∟ legitimar o imperialismo ∟ antropologia ∟ tamanho dos crânios ∟ nível de civilização

37 CIÊNCIA • Nascem os manicômios ∟ separar os loucos ∟ defeito genético

38 CIÊNCIA • Exposições universais ∟vitrine da burguesia
∟ difusão ideológica ∟ modernidade ∟ novo ∟ efêmero ∟ progresso ∟ salvação dos problemas ∟ marca do progresso ∟ trem (fantasmagórico) ∟ leva tudo ∟ telégrafo ∟ homem pode tudo!

39 CIÊNCIA • 1889 ∟ 100 anos de revolução ∟ Exposição ∟ Torre Eiffel
∟ temporária

40 UNICAMP 2013 As exposições universais do século XIX, sobretudo as de Londres e Paris, se caracterizavam a) pelo louvor à superioridade europeia e pela apresentação otimista da técnica e da ciência. b) pela crítica à expansão sobre a África, movimento considerado um freio ao progresso europeu. c) pela crítica marxista aos princípios burgueses dominantes nos centros urbanos europeus. d) pelo elogio das sociedades burguesas associadas às vanguardas da época, como o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.

41 FUVEST 2013 Maldito, maldito criador. Por que eu vivo
FUVEST 2013 Maldito, maldito criador! Por que eu vivo? Por que não extingui, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei! O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Quando a noite caiu, deixei meu abrigo e vagueei pelos bosques. (...) Oh! Que noite miserável passei eu! Sentia um inferno devorar-me, e desejava despedaçar as árvores, devastar e assolar tudo o que me cercava, para depois sentar-me e contemplar satisfeito a destruição. Declarei uma guerra sem quartel à espécie humana e, acima de tudo, contra aquele que me havia criado e me lançara a esta insuportável desgraça! Mary Shelley. Frankenstein. 2ª ed. Porto Alegre: LPM, O trecho acima, extraído de uma obra literária publicada pela primeira vez em 1818, pode ser lido corretamente como uma a) apologia à guerra imperialista, incorporando o desenvolvimento tecnológico do período. b) crítica à condição humana em uma sociedade industrializada e de grandes avanços científicos. c) defesa do clericalismo em meio à crescente laicização do mundo ocidental. d) recusa do evolucionismo, bastante em voga no período. e) adesão a ideias e formulações humanistas de igualdade social.


Carregar ppt "ARTE E CIÊNCIA DO XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google