A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renascimento O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Europeia, considerado como marcando o final.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renascimento O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Europeia, considerado como marcando o final."— Transcrição da apresentação:

1 Leonardo da Vinci's Vitruvian Man, an example of the blend of art and science during the Renaissance

2 Renascimento O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Europeia, considerado como marcando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV em Itália e no século XVI no norte da Europa. Também é conhecido como Rinascimento (em italiano).

3 O Renascimento está associado ao humanismo, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia. No século XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica um menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como "barbarismo", "ignorância", "escuridão", "gótico", "noite de mil anos" ou "sombrio"

4 Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases, correspondentes aos séculos entre o XIV e o XVI. O Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes.  Quattrocento Durante o Quattrocento (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento), considerados os três últimos o "trio sagrado" da Renascença. Cinquecento O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações maneiristas e a Contra reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. Na literatura atuaram Ludovico Ariosto, Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel, já na pintura eram Rafael e Michelangelo.

5 A Produção Renascentista É necessário fazer uma diferenciação entre a cultura renascentista; aquela caracterizada por um novo comportamento do homem da cidade, a partir de novas concepções de vida e de mundo, da Produção Renascentista, que representa as obras de artistas e intelectuais, que retrataram essa nova visão de mundo e são fundamentais para sua difusão e desenvolvimento. Essa diferenciação é importante para que não julguemos o Renascimento como um movimento de "alguns grandes homens", mas como um movimento que representa uma nova sociedade, urbana caracterizada pelos novos valores burguesas e ainda associada à valores cristãos.

6 O mecenato, prática comum na Roma antiga, foi fundamental para o desenvolvimento da produção intelectual e artística do renascimento. O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representava. A maioria dos mecenas italianos eram elementos da burguesia, homens enriquecidos com o comércio e toda a produção vinculada à esse patrocínio foi considerada como Renascimento Civil. Encontramos também o Papa e elementos da nobreza praticando o mecenato, sendo que o Papa Júlio II foi o principal exemplo do que denominou-se Renascimento Cortesão.

7 Mona Lisa by Leonardo Da Vinci

8 The Birth of Venus is a painting by Sandro Botticelli.

9 Detail of Michelangelo's "The Last Judgement" (Sistine Chapel), executed Saint Bartholomew holding the knife of his martyrdom and his flayed skin. The face of the skin is Michelangelo's.

10 Michelangelo's David

11 Michelangelo, "Pieta", carved c.1498. St Peter's Basilica, Rome, Italy.

12 Baptism of Christ, painted 1608-1614
El Greco (Spanish for "the Greek") is the name by which Domenikos Theotokopoulos ( April 7, 1614), a Cretan-born painter and sculptor, is best known

13 El Greco's "The Holy Trinity"

14 The Last Supper (1498)The Last Supper (in Italian, Il Cenacolo or L'Ultima Cena) is a painting by Leonardo da Vinci for his patron Duke Lodovico Sforza. It represents the scene of The Last Supper from the final days of Jesus as depicted in the Christian Bible. The painting is based on John 13:21, in which Jesus announced that one of his 12 disciples would betray him. The painting is one of the most well known and valued in the world; unlike many other valuable paintings, however, it has never been privately owned because it cannot be moved

15 The Arnolfini Portrait, by Jan van Eyck, painted 1434

16 Campidoglio, Rome. Michelangelo systematizes the irregular site with an egg-shaped oval paving pattern. Engraving by Etienne Duperac ( ), 1568.


Carregar ppt "Renascimento O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Europeia, considerado como marcando o final."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google