A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus como criador e guia de todos os seres vivos; Mencionam Moisés como o pai dos profetas, e que toda a lei lhe foi dada diretamente por Deus; Crença.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus como criador e guia de todos os seres vivos; Mencionam Moisés como o pai dos profetas, e que toda a lei lhe foi dada diretamente por Deus; Crença."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Deus como criador e guia de todos os seres vivos; Mencionam Moisés como o pai dos profetas, e que toda a lei lhe foi dada diretamente por Deus; Crença na omnipotência do Criador; Ser único. Nada existiu nem nada existirá depois dEle; Crença na ressurreição dos mortos e na vinda do Salvador no fim dos tempos;

4 O judaísmo é essencialmente uma religião ética. Alguns desses princípios éticos são: – o casamento misto não era válido no judaísmo;

5 O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista não um indivíduo mas um povo, o povo hebreu. No entanto pode considerar-se Abraão como o seu fundador.

6 O livro sagrado dos judeus é a Bíblia. A Torá contém os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei).

7 Jerusalém é considerada a cidade judaica mais sagrada da Terra.

8 O local de culto dos judeus é a sinagoga. Local de oração, de estudo e de reunião.

9 O Judaísmo é uma religião com uma atitude negativa perante as imagens, e como os judeus não veneram qualquer tipo de imagem religiosa. Esta é considerada uma religião iconoclástica (não venera qualquer tipo de imagens religiosas).

10 Estrela de David O Sábado é o dia semanal festivo dos judeus. Este dia é dedicado ao repouso e à oração. Memorá (candelabro com 7 braços)

11 Os judeus cobrem a cabeça com o «Talith», um xaile com franjas brancas e pretas quando rezam. As datas das festas religiosas mais importantes são: – O Dia do Perdão festa de jejum e de expiação. Cada judeu estende a mão ao seu inimigo, esquecendo ódios e ofensas e pedindo desculpa. – A Festa da Páscoa recorda a saída do povo hebraico do Egipto, guiado por Moisés. Dura 8 dias. – A Festa do Pentecostes recorda a Dom da Torá (Dez Mandamentos), dada por Deus a Moisés.

12 A religião judaica foi a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Apenas reconhecem um único Deus, criador de todo o universo.

13 A fé judaica surgiu em 1800 a.C. na Palestina, mas rapidamente se alastrou ao mundo inteiro.

14

15 Crença num Deus criador de tudo; Crença nos profetas (mensageiros) de Deus, entre os quais Muhammad; Crença que a criação de Deus tem sentido, e que a vida tem uma finalidade. A finalidade da vida é a adoração de Deus; Crença na predestinação de Deus e no seu Poder de conceber e cumprir os Seus planos; Crença no dia do Juízo Final;

16 A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.

17 A origem do Islamismo é geralmente atribuída ao profeta Muhammad, no entanto, o Islã começou muito antes de Muhammad ter caminhado na Terra.

18 Os muçulmanos acreditam que Deus usou profetas para declarar escrituras aos homens. O Alcorão foi revelado a Muhammad.

19 Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica. A entrada na cidade, é portanto, proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.

20 Uma mesquita é o local de culto para os seguidores do islão. O objetivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar.

21 Tal como o Judaísmo, também o Islamismo é uma religião iconoclástica.

22 Lua Crescente e Estrela A sexta-feira é o dia sagrado do islamismo e nesse dia é obrigação dos muçulmanos realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade.

23 Eid al-Moulid – Celebra o Nascimento do profeta Mohammed Eid Al Adha – marca o fim da peregrinação a Meca. Esta festa é também celebrada em honra de Abraão. Ramadão – É o nono mês do calendário Islâmico. Durante este mês, os crentes praticam jejum desde o nascer ao pôr do Sol. O Islamismo proíbe o consumo de carne de porco, drogas e o consumo de álcool deve ser moderado.

24 A religião islâmica é estritamente monoteísta. Deus é considerado único e sem igual. Allah é a palavra em árabe que significa Deus. Allah em árabe

25 O islamismo nasceu na Arábia no século VII (cerca de DC). O islamismo é, portanto, a mais nova das grandes religiões do mundo.

26

27 Crença que Deus é o amor incondicional; Crença que Jesus cristo é o Messias, filho de Deus, o salvador do mundo; O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Crença que existe vida para além da morte.

28 O princípio ético do Cristianismo é o mandamento do amor – O Princípio da Fé: ter convicção diante de Deus quanto ao que faz ou deixa de fazer. – Princípio da Licitude: deve haver devoção voluntária. – Princípio da Glorificação: Tudo deve ser feito para a glória de Deus. – Princípio do respeito aos mais fraco: O fundamento é o amor e não a liberdade cristã.

29 O fundador do cristianismo foi Jesus Cristo. No entanto, Jesus era judeu e seguiu os preceitos de sua religião até a morte. O poder de suas palavras, seu exemplo e suas sábias doutrinas de paz, tolerância e fé, transformaram seus ensinamentos numa nova religião, que se desenvolveu lentamente.

30 A Bíblia é o livro sagrado dos Cristãos, mas é diferente da Bíblia dos judeus na medida em que contém o Antigo e o Novo Testamentos. No Novo testamento é relatada a vida de Jesus Cristo, o filho de Deus para os cristãos.

31 Jerusalém é considerada a cidade sagrada para os praticantes do cristianismo. No entanto, várias outras cidades são consideradas importantes para esta religião, tais como: Belém, Vaticano – Roma, Fátima…

32 O local de culto dos cristão è geralmente a igreja local, ou basílicas.

33 A Igreja cristã permite a veneração de imagens e de relíquias sagradas de Cristo, dos Santos e da Virgem Maria.

34 Cruz Peixe O dia sagrado do cristianismo é o Domingo, do latim Dminicus, que significa o dia do Senhor

35 As principais festas do calendário cristão são: – O Natal Celebra-se o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. – A Páscoa Celebra-se a ressurreição de Jesus, ou seja, Jesus vence a morte e dá-nos a vida eterna. – O Pentecostes Celebração do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

36 Tal como o Judaísmo e o Islamismo, também o cristianismo é uma religião monoteísta. Chama a Deus Pai Todo Poderoso e aceita Jesus Cristo como seu filho unigénito e o salvador do mundo.

37 Dentro da Igreja católica encontramos três variantes do cristianismo: a igreja protestante, a igreja ortodoxa e a igreja católica romana.

38 Fim


Carregar ppt "Deus como criador e guia de todos os seres vivos; Mencionam Moisés como o pai dos profetas, e que toda a lei lhe foi dada diretamente por Deus; Crença."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google