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A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.

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1 A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências

2 Introdução O primeiro contato com a mundo da Física e Química será mostrado de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo tomando contato com sua importância no cotidiano. O primeiro contato com a mundo da Física e Química será mostrado de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo tomando contato com sua importância no cotidiano.

3 Os alunos produzirão painéis retratando todo o desenrolar do trabalho e responderão aos questionamentos citados no procedimento. Todo o trabalho deverá ser confeccionado em um editor de folheto do office. A professora de informática está com o programa e os alunos deverão obter com ela uma cópia para confeccionar o trabalho. O trabalho poderá ser feito em até 4 pessoas. Não será aceito trabalho fora do prazo estipulado, portanto, sejam pontuais na entrega. Tarefa

4 1 º Momento Montar um painel com recortes de revistas que se relacionem com F í sica e Qu í mica com o seguinte t í tulo: Aqui tem F í sica e Aqui Tem Qu í mica. 2 º Momento Definir fenômenos F í sicos e Qu í micos. 3 º Momento Quais as propriedades gerais e espec í ficas da mat é ria? Exemplificar com imagens; As propriedades podem ser usadas para diferenciar os materiais? Exemplifique. 4 º Momento Como você explicaria de uma maneira correta o que acontece com os componentes dos materiais num fenômeno f í sico e qu í mico? Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Processo

5 Procure exemplos de rea ç ões qu í micas no cotidiano nos seguintes segmentos: Detergentes; Creme dental; Perfumes; Sabões; Sabonetes; Cosm é ticos (pelo menos três tipos); Pl á sticos (classificar os diversos tipos); Oxida ç ões (enlatados, postes, pontes, etc...) Quanto às oxida ç ões, ser á mostrado um v í deo ilustrativo,com as rea ç ões qu í micas que ocorrem em alguns metais e o por quê. Exemplo: corrosão de materiais ferrosos: 2Fe + O 2 2FeO Procure exemplificar todos os i tens acima com fotos ilustrativas. Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Processo

6 5 º Momento Selecione, atrav é s de pesquisa na internet, livros e revistas, 10 materiais que são muito utilizados pelo ser humano que podem ser extra í dos diretamente da natureza. Tamb é m, materiais igualmente importantes mas que s ó podem ser obtidos mediante processos de transforma ç ões de mat é rias-primas. Separar em duas colunas com os seguintes t í tulos: Materiais obtidos diretamente da natureza o Exemplo: Ouro (com imagens) Materiais obtidos por transforma ç ão de mat é rias-primas o Exemplo: Calc á rio - Produto final: Cal (colocar imagens) Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Processo

7 6 º Momento Definir o que é luz; O que é o espectro eletromagn é tico? Mostrar imagem do espectro e localizar a luz vis í vel; Explicar o fenômeno da Dispersão da Luz, reflexão da luz e refra ç ão da luz (colocar imagens dos fenômenos); O que é o disco de Newton? Como é formada a cor de um objeto ? (Colocar imagens) Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Processo

8 7 º Momento Estudar a forma ç ão de c á tions e ânions e a determina ç ão de f ó rmulas de compostos iônicos. O laborat ó rio 3 ser á a tarefa final para completar o trabalho. As instru ç ões de como fazê-lo se encontram na página 69 apostila 02. 8º Momento Montar uma tabela de verbetes, com as palavras que você achou de difícil entendimento na sua pesquisa. Elaborar uma crônica de todo o trabalho feito. Esta deverá ficar na última página do folheto. Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Processo

9 Avaliação Os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma: 1,0 pontos – Participação e colaboração com o grupo; 3,0 pontos – Organização e capricho ; 5,0 pontos - Conteúdo pesquisado e apresentação final; 1,0 pontos - Pontualidade no prazo de entrega; Data de entrega do trabalo : 15/06/09 9ºano B 16/06/09 9º ano A

10 Apostilas da coleção OBJETIVO, vol 2 – Ciências e Geografia. Livro adotado no segundo bimestre de 2009: Química em casa Internet Referência

11 Professor Valdir Créditos


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