A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas. O Conceito Os químicos descobriram, em laboratório, que a substância A possui as seguintes propriedades químicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas. O Conceito Os químicos descobriram, em laboratório, que a substância A possui as seguintes propriedades químicas."— Transcrição da apresentação:

1 Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas

2 O Conceito Os químicos descobriram, em laboratório, que a substância A possui as seguintes propriedades químicas : O H 3 C C Substância A H Não reage com bicarbonato de sódio. Não reage com álcool comum. Reage com permangato de potássio.

3 Já a substancia B apresenta as seguintes propriedades químicas O H 3 C C Substancia B OH Reage com bicarbonato de sódio. Reage com álcool comum. Não reage com permangato de potássio.

4 O H 3 C CH 2 C H Substancia X Por meio de experiências, os químicos verificam que: X apresenta as mesmas propriedades químicas de A Y apresenta as mesmas propriedades químicas de B O H 3 C CH 2 C OH Substancia Y

5 Classes Funcionais ou Grupos Funcionais na Química Orgânica Classe funcional ou Função Química é um conjunto de substâncias que apresentam semelhanças na fórmula estrutural e, por conseqüência, possuem propriedades química semelhantes. Os compostos pertencentes a uma determinada função química possuem propriedades químicas semelhantes.

6 A e X pertencem a mesma função química e B e Y também pertencem a mesma função química. A e X são ALDEÍDOS, ou seja, estão na função química aldeído. B e Y são ÁCIDOS CARBOXÍLICOS, e participam da função química ácido carboxílico.

7 O H 3 C C H Substância A São ALDEÍDOS O H 3 C CH 2 C H Substancia X O H 3 C C OH Substância B São ÁCIDOS CARBOXÍLICOS O H 3 C CH 2 C OH Substancia Y

8 Conceito de Grupo Funcional Observando a fórmula estrutural de uma substância, é possível descobrir a que função ele pertence. O átomo ou grupo de átomos que caracteriza a fórmula estrutural de uma certa função química é chamado de grupo funcional.

9 As substâncias A e X possuem o mesmo grupo funcional na sua estrutura: aldeídos. Grupo Funcional característico dos aldeídos Grupo Funcional característico dos ácidos carboxílicos As substâncias B e Y possuem o mesmo grupo funcional na sua estrutura: ácido carboxílico.

10

11 Um composto pode apresentar mais de uma função química? Uma substância pode apresentar em sua forma molecular grupos funcionais característicos de duas ou mais funções. Um exemplo é a substância capsaicina (presente em vários tipos de pimenta). A fórmula estrutural da capsaicina foi elucidada pelos cientistas em 1919.

12 Quando um químico orgânico olha para uma fórmula como essa, três pedaços da molécula imediatamente chamam sua atenção: OH O C N Cada um desses pedaços revela ao químico orgânico que a capsaicina apresenta certas propriedades químicas. Esses pedaços são denominados grupos funcionais. Na molécula em questão há grupos funcionais característicos de três funções químicas diferentes: fenol, éter e amida:

13 O OH O C N fenol éter amida A divisão dos compostos em funções facilita o estudo dessas substâncias, sua nomenclatura e o entendimento de suas propriedades químicas.


Carregar ppt "Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas. O Conceito Os químicos descobriram, em laboratório, que a substância A possui as seguintes propriedades químicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google