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TIPOS DE EMBALAGENS. Mercado Um grande hipermercado no Brasil chega a oferecer quase 30 mil produtos e recebe cerca de 6 mil novos lançamentos por ano.

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1 TIPOS DE EMBALAGENS

2 Mercado Um grande hipermercado no Brasil chega a oferecer quase 30 mil produtos e recebe cerca de 6 mil novos lançamentos por ano. Nos Estados unidos, são lançados em média 20 mil produtos por ano. No nosso país, que busca o atraso econômico e incorporar- se definitivamente à economia global de primeiro mundo, o mercado de produtos de consumo em que atuam as embalagens não mais comporta amadorismo. Cada vez mais os profissionais são chamados, e a qualidade do seu trabalho é incorporada ao programa de mkt das empresas.

3 CONSUMIDOR As grandes empresas têm especialistas em comportamento do consumidor para monitorar permanentemente a maneira como ele se relaciona com os produtos( situação de escolha, compra e utilização) da empresa. As empresas que não conhecem o consumidor levam enorme desvantagem e cometem frequentes erros decorrentes desse desconhecimento. Os designers de embalagem, nunca devem perder a oportunidade de acompanhar as discussões nas quais os consumidores, conduzidos por um moderador, debatem as embalagens e expressam sua opinião sobre a apresentação visual do produto. Observar a sala de discussões através de espelhos.

4 Pesquisas realizadas pela Research International desde 1992, cita os pontos mais relevantes nas exigências dos consumidores: -Garantia de integridade-proteção e inviolabilidade; -Informações em quantidade e qualidade satisfatórias; -Praticidade e conveniência- maior facilidade de uso, transporte e estocagem; - Uso prolongado- a embalagem deve manter a proteção do produto mesmo depois de aberta.

5 A maioria dos designers prefere naturalmente ficar em seu estúdio, em vez de ficar andando em periferia visitando lojas. Esse procedimento é vital para o design de embalagem avançado. Aproveitar também o estudo de campo para conversar com as pessoas. Consumidores, balconistas, promotores e caixas são uma importante fonte de informação pois estão ali no local em contato direto com o produto. Este é o principal ensinamento do estudo de campo: conhecer e respeitar o mundo onde o produto se insere.

6 O Brasil precisa de Design A economia brasileira está entre as 10 maiores do mundo. Aqui se encontra instalada boa parte das principais empresas globais, e nosso parque industrial produz computadores, veículos, aviões, helicópteros e todo tipo de produtos e equipamentos modernos. Os produtos produzidos no país precisam melhorar sua competitividade e seu valor agregado, para que possam ser competitivos em nível internacional quando exportados. Cada vez mais precisaremos de design se quisermos fazer com que nossos produtos conquistem o mercado internacional e passem a competir com maior eficiência e valor agregado.

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8 Deve-se conhecer o processo de fabricação, acompanhar o processo de embalamento especialmente alimentos e bebidas, para os pontos críticos a serem observados na fase de implantação do projeto. Visita ao Frigorífico em santa Catarina: Modernas tecnologias de processo industrial convivem com técnicas arcaicas, a defumação do produto ainda é feita à lenha, esses foram atributos que foram ressaltados na embalagem. Embalagem transparente...aparece o produto

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10 POSIÇÃO DE LÍDER Produtos líderes não mudam evoluem Toda mudança ou alteração significativa na embalagem de produtos líderes precisa ser submetida aos consumidores mediante pesquisas que avaliarão se a grande mudança será aceita ou não por eles. A embalagem do líder precisa ser uma referência segura, na qual o consumidor fiel possa confiar.

11 POSIÇÃO DE RIVAL DO LÍDER Usar estrategicamente a sua embalagem para obter a vantagem competitiva no ponto-de-venda, investir em novas tecnologias, em novos recursos de impressão e rotulagem e dispositivos de abertura e fechamento que superem o líder. O rival nunca deve seguir o líder, mas tentar sempre oferecer ao consumidor algo que o líder não oferece

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13 Farinha de milho pré-cozida – cuscuz Embalagem das concorrentes: os supermercados empilhavam o produto como tijolos. Nova embalagem: foi projetada de modo que todos os seus painéis se combinassem para compor pilhas eficientes visualmente. Lançamento do produto- 20 concorrentes no mercado, devido ao seu design inovador, que soube tirar proveito da forma de exposição, alcançou rapidamente a segunda posição no mercado, logo abaixo do líder da categoria. Desenho simples que respeitou a cultura do público- alvo, algo moderno e alegre, conquistando a simpatia dos consumidores locais.

14 Nesta categoria quase todas as embalagens são vermelhas, a nova proposta com fundo branco criou uma ilha branca num mar vermelho, destacando a presença do produto. Premissas básicas para o design da nova embalagem: -A nova embalagem não pode ser feita na mesma estrutura das demais para se diferenciar; -O produto tem de ser mostrado em detalhes para que seu diferencial seja percebido; -A cor predominante na embalagem não pode ser o vermelho nem o azul, que são cores usadas pela concorrência.

15 Dispositivos de abertura e fechamento Oportunidades de inovação Melhorias de abertura e fechamento do produto resultam em benefício direto para o consumidor, e a praticidade e conveniência são atributos altamente valorizados pelos consumidores. Dispositivos de aberturas que eliminam o uso de ferramentas como tesouras ou abridores e permitem o fechamento após o uso, representam, avanços significativos para aceitação do produto.

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17 Embalagens-conceito ajudam a demonstrar o potencial competitivo de uma nova tecnologia de expansão da folha-de- flandres, técnica que permite dar formas inusitadas às embalagens de aço.

18 COR A cor é o principal elemento da comunicação, provocando estímulo visual como nenhum outro.Trata-se da decisão mais importante num projeto de design. As cores provocam estímulos e reações em seus receptores e podem, sim, ser associados a idéias, lembranças e sensações. As combinações de cores podem ser associadas, por ex: ao público infantil, podem ser alegres ou tristes, sofisticadas ou populares, modernas ou antiquadas, esportivas e dinâmicas, e assim por diante. Combinações que funcionam em produtos doces ou salgados. Transmitem refrescância, cores quentes como o verão. Exemplo: preto e dourado com o preto predominando excelente combinação para produtos premium. Preto exerce fascínio sobre os jovens rebeldes em busca de afirmação para suas idéias.

19 Produtos agrupados por cor. Eles têm a cor como elemento fundamental de sua personalidade.

20 Na fase de produção da embalagem, que o designer procure trabalhar com a indústria, incorporando ao projeto o conhecimento técnico e os recursos de que ela dispõe. A industria também constitui a principal fonte de informação sobre as novas tecnologias e recursos que podem fazer com que nossos projetos ganhem novas perspectivas.

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23 PLÁSTICOS FLEXÍVEIS Filmes -podem ser transparentes, translúcidos ou opacos -E podem receber vários tratamentos de superfície: perolizado, brilhante, fosco, metalizado, texturizado

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25 EMBALAGENS DE AÇO Embalagem que utiliza a folha-de-flandres como material básico: cilíndricas, quadradas e retangulares. Embalagens requintadas de biscoitos, bombons e bebidas finas ostentam os relevos no metal. Podem ser rotuladas com rótulos plásticos ou de papel, ganhando o aporte das demais técnicas de impressão e rotulagem, inclusive o sleeve.

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27 Design de tampas e dispositivos de abertura e fechamento Representam um diferencial competitivo e estético capaz de desequilibrar a competição em uma categoria de produtos. A praticidade e conveniência são benefícios concretos que o consumidor valoriza e prefere, mas não é só isso o que acontece. Quando uma boa solução aparece, o consumidor tende a atribuir um conceito muito positivo à marca que se preocupou com ele. Em sua evolução a indústria de embalagem sempre enfrentou o desafio de solucionar a questão da abertura e do fechamento do produto, sendo esta ainda hoje uma de suas principais preocupações.

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29 Tampa easy open dispensou o abridor de latas, tornando muito mais fácil o acesso ao produto A legislação e os direitos dos consumidores incorporam também a necessidade de garantir a inviolabilidade do produto, fazendo com que a capacidade de lacrar se associe à de abrir e fechar

30 Tampas flip top funcional e estética. Design integrado, a tampa deixa de ser um dispositivo acoplado ao frasco para se transformar em elemento que se integra a este desaparecendo no conjunto.

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32 TENDÊNCIAS

33 Lançado em 1890, teve a mesma embalagem cilíndrica rotulada até set de 2004, quando ganhou uma nova forma patenteada

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