A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO
O que é. Objetivos da concentração numa reunião mediúnica. Diferença entre concentração, atenção e meditação. Fatores contrários à concentração: externos e internos. CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO Relaxação: o que é; tipos (muscular e mental); como proceder. Abstração: o que é; como proceder.

2 CONCENTRAR, como o próprio termo indica, é reunir num centro.
CONCENTRAÇÃO – O QUE É CONCENTRAR, como o próprio termo indica, é reunir num centro. É fazer convergir todos os pensamentos para um objetivo comum. CONCENTRAÇÃO é o ato pelo qual fechamos as portas da mente ao mundo exterior e orientamos nossa atividade interiormente, na intimidade da zona psíquica. Só ocorre plenamente, quando a mente consegue livrar-se de todas as sensações provocadas por estímulos externos e das vivências interiores, que não têm nenhuma relação com o objeto da concentração.

3 CONCENTRAÇÃO – OBJETIVOS NA REUNIÃO MEDIÚNICA
Para que haja concentração é necessário que ocorra silêncio interior. A atividade mediúnica inicia na concentração. Para atingir o transe mediúnico, o médium deve concentrar-se, a fim de que este ato mental ativo, mediante o qual centraliza a mente sobre dado ponto de interesse com a idéia deliberada de obter determinado efeito, atinja o resultado desejado. A concentração dos pensamentos numa reunião mediúnica não corresponde ao tipo de concentração individual de uma pessoa num determinado problema a resolver ou num estudo a fazer.

4 CONCENTRAÇÃO – OBJETIVOS NA REUNIÃO MEDIÚNICA
Trata-se de uma concentração coletiva, de pensamentos voltados para um mesmo objetivo. Quando todos pensam em Deus ou em Jesus, todos os pensamentos se concentram numa só idéia. A convergência de pensamentos para um determinado fim pressupõe a eliminação de todos os pensamentos que não sejam convenientes aos fins desejados.

5 CONCENTRAÇÃO – OBJETIVOS NA REUNIÃO MEDIÚNICA
“A mente de Castro passou, de súbito, a alimentar propósitos diferentes. Incapaz de concentrar sua atenção no trabalho que seria levado a efeito, estava interessado em provocar um reencontro com sua mãe desencarnada. Enxergava o mentor, como quem vê as pessoas que passam, mas sem qualquer preocupação de escutá-lo ou servi-lo. "Basta a indiferença mental para que nada ouça do que mais interessa agora ao esforço coletivo da reunião", explicou Aulus. "E' uma antena que se insensibilizou, de improviso, recusando sintonizar-se com a onda que a procura." (Nos domínios da Mediunidade - Cap. 12) 

6 Diferença entre concentração, atenção e meditação.
PARE PORÉM, Não confundir Concentração com Atenção e com Meditação

7 Diferença entre concentração, atenção e meditação.

8 Diferença entre concentração, atenção e meditação.
ato mediante o qual a mente, em estado receptivo e vigilante, volta-se para determinado objeto, assunto ou acontecimento, no sentido de receber impressões sobre eles; é “uma janela que a mente abre para fora, para saber o que se passa no exterior, utilizando-se dos sentidos fisicos, que são órgãos de relação com o meio ambiente”. MEDITAÇÃO ato psíquico pelo qual a mente, inicialmente concentrada em dado ponto de interesse, entra-lhe na intimidade para obter conclusões gerais, percepções e conhecimentos de caráter integral.

9 Diferença entre concentração, atenção e meditação.
RESUMINDO: A Atenção abre as portas da mente para o mundo fisico, enquanto a Concentração as fecha, abrindo-as para o psíquico; e a Meditação penetra no âmago das coisas ou idéias, pela análise, quase sempre introspectiva. A concentração se desenvolve pelo exercício; portanto, o médium principiante deve armar­se de paciência e de perseverança necessárias até que consiga praticá-la adequadamente. Nesse sentido, o médium deve aprender a utilizar duas ferramentas importantes: o pensamento e a vontade. De início, parece difícil conseguir se concentrar, pois é preciso lutar contra uma série de obstáculos: pensamentos intrusos, assédio de impressões de toda ordem e a todo instante. Quando fechamos a mente para o plano físico e nos voltamos para as coisas espirituais, a concentração facilita o intercâmbio com o plano espiritual.

10 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
impedem ou dificultam a concentração. Dividem-se em externos e internos. FATORES EXTERNOS: Ruídos e sons em tom elevado. Iluminação inadequada (forte ou fraca). Envolvimento espiritual perturbador.

11 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
FATORES INTERNOS: - Tensões e dores físicas que dificultam a concentração. - Distração inconsciente, não percebida. - Cansaço gerando a necessidade de repouso (sono). - Falta de informação de como se concentrar. - Indisciplina interior fazendo com que o indivíduo se ocupe de muitos pensamentos ao mesmo tempo. - Perturbações afetivo-emocionais provocados por problemas pessoais, que levam o indivíduo a preocupar-se ou ficar ansioso. - Sentimento de tédio durante a concentração, o que leva a pessoa fazer uso naturalmente da sua imaginação.

12 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
OS MENSAGEIROS - XLVII - No trabalho ativo (...) Observava-se apreciável instabilidade de pensamento A expectativa ansiosa dos presentes perturbava a corrente vibratória. De quando em quando, surpreendíamos determinados desequilíbrios, que afetavam, particularmente, a organização, mediúnica de Dona Isabel e a posição receptiva do comentarista, que parecia perder “o fio das idéias”, tal qual se diria na linguagem comum. Colaboradores ativos restabeleciam o ritmo, quanto possível. Reparamos que alguns irmãos encarnados se mantinham irriquietos, em demasia.

13 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
Mormente os mais novos em conhecimentos doutrinários exibiam enorme irresponsabilidade. A mente lhes vagava muito longe dos comentários edificantes. Viam-se-lhes, distintamente, as imagens mentais. Alguns se prendiam aos quefazeres domésticos, outros se impacientavam por não lograrem a realização imediata dos propósitos que os haviam levado até ali. Aniceto, que não perdia ocasião de prestar-nos esclarecimentos novos, considerou, discreto:

14 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
— Muitos estudiosos do Espiritismo se preocupam com o problema da concentração, em trabalhos de natureza espiritual. Não são poucos os que estabelecem padrão ao aspecto exterior da pessoa concentrada, os que exigem determinada atitude corporal e os que esperam resultados rápidos nas atividades dessa ordem. Entretanto, quem diz concentrar, forçosamente se refere ao ato de congregar alguma coisa.

15 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
Ora, se os amigos encarnados não tomam a sério as responsabilidades que lhes dizem respeito, fora dos recintos de prática espiritista, se, porventura, são cultores da leviandade, da indiferença, do erro deliberado e incessante, da teimosia, da inobservância interna dos conselhos de perfeição cedidos a outrem, que poderão concentrar nos momentos fugazes de serviço espiritual?

16 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
Boa concentração exige vida reta. Para que os nossos pensamentos se congreguem uns aos outros, fornecendo o potencial de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho preparatório de atividades mental na meditação de ordem superior. A atitude íntima de relaxamento, ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou ao cooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação, tão só porque estes se entreguem, apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos compulsórios de amor cristão. (...)

17 FATORES CONTRÁRIOS A CONCENTRAÇÃO
(...) Reparei com mais atenção os (...) encarnados. Não fosse o devotamento dos colaboradores do nosso plano, tornar-se-ia impossível qualquer proveito concreto. Isidoro e outros amigos devotados trabalhavam com ardor, despertando alguns dorminhocos e reajustando o pensamento dos invigilantes, para neutralizar determinadas influências nocivas.

18 CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO - RELAXAÇÃO E ABSTRAÇÃO
A reunião mediúnica depende muito do ambiente formado por todos os componentes do grupo. Através do exercício dos bons pensamentos e da elevação de sentimentos, o ambiente se satura de elementos espirituais (fluídicos) que favorecem o intercâmbio. Para alcançar este ambiente adequado é necessária uma RELAXAÇÃO completa, isto é, físico­mental, antes de iniciar o treinamento mediúnico propriamente dito. o relaxamento não é apenas descontração muscular; é também eliminação da tensão mental, principalmente, a provocada pela ansiedade, expectativa, medo, angústia, enfim, e outros inúmeros motivos.

19 CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO - RELAXAÇÃO E ABSTRAÇÃO
Para tanto, evitar as causas, pelo menos no dia da reunião, que levam o indivíduo a uma tensão. o relaxamento muscular consiste em soltar os músculos do corpo, começando pelos pés, pernas,· braços, tórax, pescoço, cabeça, ou na ordem inversa. “RELAXAR” ordem mental que cada um vai dar ao seu corpo fisico. Durante a reunião, deve-se manter relaxado, respirando calmamente; tomando na cadeira uma posição cômoda, solta, evitando contrair os músculos, para facilitar um bem estar físico.

20 DESLIGAR DOS PROBLEMAS DO DIA A DIA LIGAR-SE AOS OBJETIVOS DA REUNIÃO
CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO - RELAXAÇÃO E ABSTRAÇÃO ABSTRAÇÃO Desligamento de problemas outros que não digam respeito à finalidade da reunião, como problemas familiares, doenças, trabalho material, etc., porque estes apegos dificultam o desenvolvimento mediúnico. DESLIGAR DOS PROBLEMAS DO DIA A DIA LIGAR-SE AOS OBJETIVOS DA REUNIÃO

21 CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO - RELAXAÇÃO E ABSTRAÇÃO
Para tal, deve-se pensar no bem, na caridade, nas virtudes que adornam o caráter do verdadeiro cristão. A relaxação proporcionando um bem estar fisiológico e a abstração evitando tensões psíquicas, oferecem as condições para que o indivíduo possa focalizar seu pensamento em objetivos elevados. Sem o devido preparo, dificilmente a pessoa terá tranqüilidade suficiente para se dedicar tão somente aos fins elevados da reunião. Uma boa concentração não se improvisa, pois é o resultado do pensamento e da vontade bem exercitados usualmente.

22 CONCENTRAR, é reunir num centro.
CONCLUSÃO CONCENTRAR, é reunir num centro. É fazer convergir todos os pensamentos para um objetivo comum, fechando as portas da mente ao mundo exterior. Só ocorre plenamente, quando a mente consegue livrar-se de todas as sensações provocadas por estímulos externos e das vivências interiores, que não têm nenhuma relação com o objeto da concentração. A Atenção abre as portas da mente para o mundo fisico, enquanto a Concentração as fecha, abrindo-as para o psíquico; e a Meditação penetra no âmago das coisas ou idéias, pela análise, quase sempre introspectiva.

23 relaxação proporcionando um bem estar fisiológico
CONCLUSÃO A reunião mediúnica depende muito do ambiente formado por todos os componentes do grupo. relaxação proporcionando um bem estar fisiológico e a abstração evitando tensões psíquicas, oferecem as condições para que o indivíduo possa focalizar seu pensamento em objetivos elevados. Uma boa concentração não se improvisa, pois é o resultado do pensamento e da vontade bem exercitados usualmente.


Carregar ppt "CONDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google