A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!."— Transcrição da apresentação:

1 Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!

2 Vem, Espírito Santo, vem Vem, iluminar ( bis ) A nossa vida Vem, iluminar Nossas famílias Vem, iluminar.

3 FAMÍLIA CATEQUESE EUCARISTIA

4 1. A FAMÍLIA A família, instituída por Deus é comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ( cf. CIC 2205 ) Deus, quis confiar particularmente à família , no matrimónio, a missão de guardar, revelar e comunicar o Seu Amor pela humanidade e o Amor de Cristo pela Igreja. ( cf. FC. 17 ) Ao criar a humanidade do homem e da mulher à sua imagem ( …)Deus inscreveu nela a vocação ao amor e à comunhão e, portanto, a capacidade e a responsabilidade correspondentes» ( FC11).

5 A família, em que a criança está ligada por laços afectivos especiais é um meio importante para o seu desenvolvimento integral. A própria estrutura familiar, de amor e estabilidade é de suma importância para essa formação integral.

6 Nesta educação integral há que saber conciliar o amor com a firmeza
Nesta educação integral há que saber conciliar o amor com a firmeza. Só assim, é que as nossas crianças irão crescendo com os valores que as dignificam e lhes garantem um futuro feliz. « Aquele que ama o seu filho, repreende-o com frequência; aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado» ( Ecl 30,1-2).« E vós, pais, não irriteis os vossos filhos; Pelo contrário, educai-os com disciplina e advertência inspiradas pelo Senhor» Ef. 6, 4 ).

7 É BOM TERMOS PRESENTE QUE:
A Família é o melhor espaço para formar e orientar os filhos rumo a uma vida verdadeiramente humana, cristã e feliz. É BOM TERMOS PRESENTE QUE: A criança capta, recorda e imita as experiências de fé de seus pais… Atitudes e símbolos, são de suma importância para o seu despertar para Deus.

8 A CRIANÇA IMITA O despertar religioso acontece quando a criança começa a identificar-se com as atitudes religiosas dos pais…

9 Quanto maior for a nossa formação humana e cristã, melhores condições temos para transmitir às nossas crianças e adolescentes o interesse pela descoberta das riquezas da fé. E o gosto de, juntos saborearmos as maravilhas do amor de Deus para connosco, e de Lhe correspondermos com o nosso amor filial.

10 Que lugar ocupa , a catequese no dia a dia da criança ?
Qual o acompanhamento familiar, no campo educativo da fé de seus filhos ? Sempre que é enfraquecida, por parte dos pais, a vivência e o testemunho da dimensão espiritual, surgem as dificuldades de enfrentar as muitas e desordenadas solicitações, com que diariamente somos bombardeados pela cultura de morte que actualmente nos circunda.

11 É É Urgentíssimo ajudar a família a a recuperar a beleza original da sua vocação matrimonial, querida por Deus. Pois, o papel dos pais na educação é tão importante que é quase impossível substituí-los. O direito e o dever da educação são primordiais e inalienáveis para os pais. ( cf. CIC 2221 )

12 Diz-lhe: sim, sim, Cristo vive em mim E há lugar para ti ( bis )
Se o teu filho bater ao teu coração E te peça deixa-me entrar (bis ) Diz-lhe: sim, sim, Cristo vive em mim E há lugar para ti ( bis )

13 Cristo disse: « Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância »
( Jo 10,10b). Esta Sua Vida em plenitude, Ele a quer continuar a oferecer a todos quantos acreditarem n’Ele e se dispuserem a aceitar as orientações da Igreja Sua continuadora no tempo e no espaço.

14 2. A CATEQUESE O que é para vós, pais, a Catequese ?
Não é só ajudar a adquirir alguns CONHECIMENTOS Não é só ajudar a cumprir umas PRÁTICAS Não é só ajudar a aprender umas ORAÇÕES Não é só ajudar a receber uns SACRAMENTOS É sobretudo PROVOCAR UM ENCONTRO: um encontro com JESUS DE NAZARÉ, o Filho de Deus, enviado pelo Pai para a nossa salvação

15 FINALIDADE DA CATEQUESE
Aderir livremente e com alegria à Pessoa de Jesus Cristo e à Sua Mensagem. Crescer na Comunhão com Deus e com o próximo. Seguir Jesus Cristo e viver como Ele viveu. (CT, 5 e DGC, 80). DESPERTAR RELIGIOSO FAZER CRESCER NA FÉ FINALIDADE DA CATEQUESE AMADURECER HUMANA E CRISTÃMENTE

16 DIMENSÕES DA VIDA CRISTÂ
DA OPÇÃO POR JESUS DESCOBRIR EM PROFUNDIDADE A SUA MENSAGEM REUNIR-SE EM SEU NOME E EM COMUNIDADE PARTICIPAR NA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS. ADOPTAR O SEU ESTILO DE VIDA CELEBRAR A SUA PRESENÇA NOS SACRAMENTOS META DA CATEQUESE: desenvolver a fé inicial do baptismo até à maturidade, cuja medida é Cristo.

17 Será possível fazer esta formação apenas com 27 Encontros de uma hora semanal de catequese ?
Então, o que falta para que as nossas crianças e jovens possam ser devidamente formadas/os humana e cristãmente ? « Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar no qual a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra» ( CIC 2223).

18 A família é e será sempre a primeira escola de fé, porque nela o testemunho dos pais fala mais que qualquer outra palavra, gesto ou imagem. Não há melhor forma de catequizar do que as atitudes tomadas pelos pais e que são percebidas, entendidas e assimiladas com interesse pelos filhos, sempre que sejam expressão de amor e inter- ajuda.

19 « A educação para a fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. Ocorre já quando os membros da família se ajudam a crescer na fé pelo testemunho de uma vida cristã de acordo com o Evangelho. A catequese familiar precede , acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a rezar e a descobrir a sua vocação de filhos de Deus. A paróquia é a comunidade eucarística e o coração da liturgia das famílias cristãs; é o lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais». ( CIC 2226).

20 3. EUCARISTIA Acima de tudo, há que nos interessarmos por conhecer e aprofundar sempre mais a maravilhosa beleza deste mistério! Visto ser difícil amar aquilo que não se conhece…

21 O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo. Pois é nela que se cumpre – dia após dia, em toda a terra – a missão confiada aos Apóstolos: « Fazei isto em Memória de Mim”. Por isso a nossa celebração está fundada no memorial da última Ceia de Jesus, tal como S. Paulo relata no seu testemunho. ( cf. 1.ª Cor 11,23-25)

22 Como preparar para a 1.ª comunhão os vossos filhos ?
Antes de mais, pela nossa convicção de que, sem Eucaristia não é possível vivermos a nossa vida cristã, assumida por nós, no dia do nosso baptismo. Daí a necessidade do esforço por parte dos pais em acompanhar os seus filhos à Eucaristia Dominical, bem como rezar em família e ajudar os filhos a criar hábitos de oração e interesse por aprofundar ao longo de cada semana as catequeses do seu próprio catecismo.

23 Oh, Deus, nós Vos louvamos por nos terdes criado à Vossa imagem e semelhança.
Nós Vos pedimos que saibamos dirigir para Vós as nossas vidas e as dos nossos filhos e catequizandos, libertando-nos do pecado e praticando os Vossos mandamentos. Ajudai-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri o seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no Baptismo. E, com eles, cresçamos sempre mais, para Vós.

24 Maria, Mãe! Teu ser foi sim,
Quero guardá-lo bem dentro de mim. Mãe peregrina fica comigo, Quero caminhar contigo.


Carregar ppt "Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google