A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 04 – Região Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 04 – Região Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 04 – Região Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – Região Norte: Apresentação e aspectos físicos

3 Região Norte e Amazônia Com uma superfície de km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro. É formada pelos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Pará. A Amazônia abrange uma área maior, que ultrapassa os limites nacionais, coberta por floresta amazônica.

4

5 Outra delimitação da Amazônia foi criada pelo governo brasileiro para promover políticas de desenvolvimento da região: A Amazônia Legal, que inclui áreas da Região Norte, mais o Norte do Mato Grosso e Oeste do Maranhão.

6

7 Vegetação: Floresta Amazônica Grande parte dessa região é formada por Floresta Amazônica e da rede de rios que a banham. A vegetação nativa é formada por uma floresta pluvial, características de ambientes úmidos e altas temperaturas. Nela encontramos as Matas de Inundação e Matas de Terra firme.

8 Matas de inundação Localizadas em áreas mais baixas, sujeitas a alagamentos, dividem-se em: Mata de Igapó e Mata de Várzea. Mata de Igapó – Situam-se próximas aos rios, vivem ai plantas aquáticas, cipós, árvores e arbustos de até 20 metros de altura. Mata de Várzea – Encontram-se em solos alagados em períodos de cheias dos rios. São comuns árvores de grande porte.

9

10 Matas de terra firme Predominantes na maior parte da região, estão localizadas nas áreas de altitudes mais elevadas e que, por isso, estão livre das inundações dos rios. Apresenta árvores altas, copas entrelaçadas (o que dificulta a passagem de luz solar), Heterogêneas e Latifoliadas. Entre outras formações presentes nas terras firmes, destacam-se: Cerrado, Manguezais e etc.

11

12 Hidrografia: Região das Águas Além da floresta amazônica, outra característica da região é a presença de extensos e volumosos rios, como o Amazonas e o Tocantins que formam 2 bacias hidrográficas: Bacia Amazônica e Bacia do Tocantins-Araguaia. Os rios da região são usados como vias de transporte, tanto de mercadorias como de pessoas, além do grande potencial para produção de energia elétrica não aproveitável.

13

14 Clima O clima predominante na região é o Equatorial úmido, caracterizado por: 1 – Elevados índices de pluviosidade (Chega a superar 2500 mm anuais) 2 – Médias térmicas anuais elevadas (Chegam a ultrapassar os 27º C) O clima equatorial úmido apresenta baixa amplitude térmica.

15

16 Relevo É composto em sua maior parte de terrenos com pequena declividade, formado por depressões, planaltos e planícies. Os planaltos ocupam áreas reduzidas e descontinuas, abrigando os dois pontos mais altos do Brasil (Pico da Neblina e Pico 31 de Março – Serra do Imerí). As depressões ocupam a maior parte da região. As Planícies são encontradas nas proximidades do Rio Amazonas.

17

18 Tarefa: Apostila 02: p. 56, 57 e 58.

19 Cap Exploração e ocupação da Região Norte

20 Exploração econômica e ocupação do território Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem a Região Norte, quando os colonizadores portugueses iniciaram a ocupação e a exploração econômica desse território. Os rios foram as vias de circulação que viabilizaram essa expansão exploratória. Até 1800, a expansão tinha como objetivo a retirada das drogas do sertão, e capturar e escravizar índios.

21 Havia uma grande preocupação em proteger essas terras de outros povos, para isso, foram construídos fortes na região. No final do século XIX até o inicio do século XX, o extrativismo atraiu muitos migrantes, principalmente nordestinos, aumentando a ocupação. As cidades de Manaus e Belém firmaram- se como os mais importantes pontos de compra e venda desses produtos.

22

23 Integração da Amazônia A Partir da década de 1950, o governo brasileiro tomou algumas medidas para integrar a região norte ao restante do país, visando impedir a invasão e a perda de soberania do nosso território. Entre as medidas tomadas pelo governo se destacam: 1 – Construção de rodovias 2 – Incentivo a instalação de indústrias 3 – Criação da Zona Franca de Manaus 4 – Criação de orgãos de desenvolvimento (SUDAM, ADA e etc)

24 Implantação de programas de colonização. Desenvolvimento de projetos agropecuários Implementação de projetos de exploração mineral. Construção de projetos de infraestrutura (Usinas hidrelétricas, Portos).

25 Grande parte desses projetos contou com investimentos estrangeiros o que colaborou com a internacionalização da região. O processo de ocupação e desenvolvimento levou a devastação de grandes áreas da floresta e aos conflitos por terras entre indígenas, posseiros e migrantes.

26

27 Extrativismo Mineral A Região Norte abriga as maiores reservas minerais do planeta. Os projetos para extração de minérios, foram os que mais atraíram investimentos de países compradores dessa matéria- prima. Entre as reservas minerais da Região Norte, destacam-se as de: Ferro, Manganês, Bauxita, Cassiterita, Ouro e etc.

28

29 Tarefa: Apostila 02: p. 66, 67 e 68.

30 Cap.03 – Expansão urbana e população tradicional

31 Expansão urbana A população da Região Norte tem registrado índices de crescimento maiores que o próprio Brasil desde a década de Mesmo com esse crescimento, a densidade demográfica da região continua muito baixa. Esse crescimento se deve a implantação de projetos de integração aplicados nessa região desde 1950.

32 Segundo o censo de 2000, cerca de 70% da população da região se concentra no meio urbano. Essa ocupação se dá principalmente nas capitais dos estados. As duas cidades mais populosas são: Belém e Manaus. Apesar da população urbana ser maior que a rural, os indicadores sociais da região são muito baixos, retratados nas elevadas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil.

33

34 Comunidades tradicionais e indígenas Tradicionais - Os habitantes mais antigos dessa região, vivem em áreas rurais (seringueiros, Castanheiros e ribeirinhos. Vivem de recursos da natureza, praticando o extrativismo e a agricultura de subsistência. Indígenas – 60% da população indígena do Brasil vive na Região Norte. Lá estão localizadas 98% das terras indígenas do país.

35 Existem povos na Amazônia que nunca tiveram contato com pessoas não-indigenas. Existe um grande conflito pela posse de terras na região, assegurada em lei, mas que vem sendo desrespeitado por grileiros, fazendeiros e garimpeiros que invadem propriedades indígenas provocando inúmeros atritos.

36

37 Tarefa: Apostila 02 – p. 72, 73 e 74.

38 Cap. 04 – Ocupação e devastação da Amazônia Legal

39 Devastação da floresta As principais causas da devastação são: 1 – Expansão Urbana 2 – Extração de madeira ilegal 3 – Implantação de áreas de agropecuária.

40 Animais ameaçados de extinção Inúmeras espécies de fauna e flora da Amazônia estão em extinção devido ao aumento da prática do extrativismo predatório. Essa atividade refere-se extração dos recursos de maneira desenfreada, resultando na extinção do recurso.

41 Desenvolvimento sustentável Baseia-se no crescimento econômico e social das gerações atuais sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. Prevê um uso racional dos recursos, visando a preservação destes e também a redução dos danos ambientais.

42

43 Reservas extrativistas A partir de 1989, o governo federal delimitou, na Região Norte, as terras pertencentes a união que podem ser utilizadas por castanheiros e seringueiros para o seu sustento e o de sua família. Essas nasceram da luta de comunidades tradicionais do Acre, lideradas por Chico Mendes (seringueiro e ambientalista). A criação das reservas demonstrou que o extrativismo, como atividade econômica, pode ser praticada de modo sustentável.

44

45 Tarefa: Apostila 02 – p. 79 e 80.

46 Referências Apostila 02 – Sistema Uno (7º ano) Recursos Multimídias (Sistema Uno) Imagens – Recurso Multimídia (Sistema Uno) e Google Imagens. Montagem – Prof. Raphael Ramos


Carregar ppt "Unidade 04 – Região Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google