A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religião e sociedade na América portuguesa. Religião na América portuguesa Caracteriza-se pelo sincretismo religioso: Sincretismo é o processo pelo qual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religião e sociedade na América portuguesa. Religião na América portuguesa Caracteriza-se pelo sincretismo religioso: Sincretismo é o processo pelo qual."— Transcrição da apresentação:

1 Religião e sociedade na América portuguesa

2 Religião na América portuguesa Caracteriza-se pelo sincretismo religioso: Sincretismo é o processo pelo qual os elementos de uma religião, são equiparados em outra religião, resultando em uma mudança na natureza ou princípios fundamentais dessas religiões. É a união de duas ou mais crenças opostas, de modo que o formulário está sintetizada uma coisa nova. Ela não é uma fusão total, mas pode ser uma combinação de distintos segmentos que permanecem identificáveis compartimentos.

3 Religião na América portuguesa Convivendo no mesmo espaço social, muitos curandeiros negros e mulatos utilizavam à vontade elementos ligados ao culto católico, como água benta, orações impressas, hóstias, terços, cruzes e outros objetos de devoções a santos; no sentido de potencializar os efeitos das curas revelando um evidente sincretismo mágico-religioso e cultural.

4 Religião na América portuguesa Existia, durante o período colonial, uma forte ligação entre Igreja e Estado, uma vez que as duas instituições defendiam interesses comuns nas esferas religiosa, política e econômica; Aliada ao governo de Portugal, a Igreja Católica investiu na tarefa de colonizar e evangelizar os habitantes do Novo Mundo.

5 Religião na América portuguesa Para compreender o empenho da Igreja Católica na conquista de novos fieis é necessário conhecer o contexto vivido na Europa. Foi o período em que teve inicio a Reforma Protestante, seguida pela Contra- Reforma (ou Reforma Católica).

6 Religião na América portuguesa Objetivos da Reforma Católica: - Impedir o avanço do protestantismo; - Combater os saberes eruditos que se contrapunham ao catolicismo; e - Perseguir as manifestações culturais e religiosas dos grupos populares rebeldes aos dogmas da Igreja, especialmente as práticas mágicas, a feitiçaria e as ideias ou palavras anticristãs.

7 Religião na América portuguesa Perseguição aos chamados cristãos-novos, foi sem dúvida o traço particular das Inquisições ibéricas, desde a segunda metade do século XV até a segunda metade do século XVIII.

8 Religião na América portuguesa No período da União Ibérica foi cogitado o estabelecimento de uma sede do Tribunal da Inquisição na colônia brasileira, projeto que não foi efetivado; Mas o desenvolvimento da lavoura açucareira e o enriquecimentos dos senhores de engenho fizeram com que o governo português reforçasse, por razões políticas, a ação do Tribunal da Inquisição no Brasil. Isso se efetivava através do envio de agentes inquisidores indicados pelo clero para a colônia.

9 Religião na América portuguesa Visita Inquisitorial: - ao se instalar uma visita inquisitorial numa cidade, liam-se nas praças e igrejas os éditos de fé pelos quais se enumeravam todas as faltas que o inquisidor tinha por tarefa vigiar. - o auge das perseguições inquisitoriais na América portuguesa deu-se na primeira metade do século XVIII, quando a produção do ouro dominava a economia colonial.

10 Religião na América portuguesa Os interesses dos governos da Península Ibérica, regidos por reis católicos, eram a expansão de seus domínios e a divulgação da fé Católica; Nisso os jesuítas cumpriram um papel importante.

11 Religião na América portuguesa As manifestações sincréticas da heterogênea sociedade colonial tinham grande importância em termos de controle social e ideológico.

12 Religião na América portuguesa Johann Moritz Rugendas, Festa de Nossa Senhora do Rosário, 1835

13 Religião na América portuguesa O sincretismo afro-católico dos escravos foi uma realidade que se fundiu com a preservação dos próprios ritos e mitos das religiões africanas: se por um lado, cultuava- se Santo Antônio ou São Jorge, por outro, reverenciava-se também Ogum

14 Religião na América portuguesa Irmandade Leigas - o catolicismo popular pode ser exemplificado pelas irmandades leigas, que foram ao mesmo tempo sedes de devoção e do assistencialismo.

15 Religião na América portuguesa Irmandades Leigas - Sedes de devoção por terem construído e mantido templos para a prática de ofícios religiosos; - do assistencialismo social por terem dado assistência aos associados e seus familiares, fossem eles brancos, negros ou mestiços.

16 Religião na América portuguesa Participar de irmandades era importante aos habitantes da colônia: - se o confrade fosse bem nascido encontrava a projeção desejada, e quando mal nascido sua participação podia significar conforto até mesmo uma forma de resistência. - as irmandades também eram importantes após a morte, pois garantiam, dentro das igrejas ou em cemitérios adjacentes, um sepultamento decente aos confrades.

17 Religião na América portuguesa As irmandades, indiretamente, foram responsáveis pela construção de igrejas de estilo rococó ou Barroco mineiro, como ficou conhecido.

18 Religião na América portuguesa Santa Luzia, madeira dourada policromada Altar da Igreja São Francisco de Assis, uma das mais importantes de Ouro Preto e uma das mais conhecidas do Brasil. Construída em 1766, é considerada uma das maiores obras do escultor e arquiteto Aleijadinho.

19 Religião na América portuguesa Características do Barroco Mineiro: -uso de pedra-sabão para escultura e medalhões das portadas; - colunas brancas ornadas com ouro; - pinturas alegóricas e multicoloridas nos tetos com efeitos ilusionistas... - esse estilo atingiu o auge com as igrejas e esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho ( ), e nas pinturas de Manuel da Costa Ataíde ( ).


Carregar ppt "Religião e sociedade na América portuguesa. Religião na América portuguesa Caracteriza-se pelo sincretismo religioso: Sincretismo é o processo pelo qual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google