A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Secretaria de Estado da Educação de Goiás."— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Secretaria de Estado da Educação de Goiás

2 Dilcéia Sarmento (Orientadora) Graduada em Ciência da Computação, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia; Pós graduada em Orientação Educacional e em Educação Especial/Inclusiva; Atuação em dois projetos de pesquisas para aplicação de TI na Educação, financiados pelo CNPq e Incubadora da UnB; Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft (Projeto Produção cinematográfica); Partners in Learning Microsoft (Parceiros na Aprendizagem).

3 Apresentação dos Professores Nome e área de atuação

4 O que é mais importante no desenvolvimento de uma ação? Focar na tarefa ou no resultado da tarefa empreendida?

5 Foco na tarefa x Foco no resultado – Vamos assisitir um vídeo? Vídeo inicial

6 Momento de discussão sobre o vídeo O foco foi na tarefa ou no resultado? Por que a personagem teve tantos problemas para executar a tarefa? Vocês acham que faltou planejamento? O objetivo final do trabalho estava claro? Qual a diferença em realizar um trabalho com foco na tarefa e foco no resultado? E NÓS???

7 Nossa Proposta... Com foco no resultado; Clareza dos nossos objetivos: onde queremos chegar e como iremos caminhar. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Conjunto de ações que promoverão a melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem no EM. TODOS NÓS PRECISAMOS ESTAR DE ACORDO COM ESTE OBJETIVO E DISPOR DE ESFORÇOS PARA ALCANÇÁ-LO!!!

8 Apresentação do Programa Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio

9 No Estado de Goiás Supervisão Estadual Formadores da UFG e da SEDUC (por área) Coordenador Pedagógico Regional Supervisão Regional Orientador de Estudo Professores das UEs

10 Encontros semanais Horários customizáveis de acordo com a realidade da escola Usando as horas atividades Momento de reunião com o CP da escola Aulas vagas Contraturno

11 Encontros bimestrais Formação por área do conhecimento entre escolas: deverá ocorrer a cada bimestre com duração de 08 horas. Este será um importante espaço para reflexão das temáticas do mês bem como um momento destinado à troca experiências entre professores de uma mesma área do conhecimento e também para planejamento e produção de atividades

12 Encontros bimestrais Possibilidade de abrangência das discussões de dentro da escola com outros colegas da área Momento de compartilhar experiências bem sucedidas Aprofundar o estudo e a discussão a respeito do currículo Estudo da interdisciplinaridade

13 Encontros mensais A necessidade desses grupos se dá para que seja possível uma maior discussão e troca de experiências entre escolas e profissionais de realidades diferentes. Esses encontros possibilitarão o enriquecimento das práticas pedagógicas de todos os professores envolvidos, possibilitando o aprendizado de novas estratégias para resolver problemas antigos, bem como o aprofundamento do estudo do currículo e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

14 Encontros mensais Grupos de estudos com professores de até 07 escolas Discussões por área do conhecimento Acompanhamento dos Orientadores de Estudo Estudo realizado fora do horário de trabalho

15 Dinâmica de Estudo Estudos individuais; Grupo de discussão; Encontro com CP; Pequenos grupos; Trabalho Coletivo; Encontro nos polos.

16 Modelo do Relatório de Atividades

17 Vídeo do Prof. Fernando Superintendente do Ensino Médio

18 ATIVIDADE

19 Nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM) afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, deve basear-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

20 Grupos de até 5 colegas (eleger um relator); Leitura e reflexão do texto: Rumo ao Ensino Médio de Qualidade Social: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o Direito à educação e a formação humana integral. (pp Item 3 do Caderno 1); As ideias devem ser registradas e entregues ao Mediador local que repassará ao formador que acompanhará o grupo.

21 Fomentar reflexões das equipes de trabalho na escola; Discutir refletindo sobre as concepções acerca do ensino médio e formação humana e como elas estão presentes ou não no cotidiano das escolas em que atuam. Relacionar estas concepções com a prática pedagógica de sua Unidade Educacional, levantando os aspectos que precisam ser repensados e ou replanejados, afim de que, aproximem suas práticas da concepção apresentada. É o momento de elencar ações propositivas para o PPP da Unidade Educacional.

22 Socialização

23 Organização de Cronograma do CEV Veja modelo do cronograma

24 OBRIGADO E TENHAMOS TODOS UM EXCELENTE ANO DE FORMAÇÃO!


Carregar ppt "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Secretaria de Estado da Educação de Goiás."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google