A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta... Myrian Coelho Cunha da Cruz Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta... Myrian Coelho Cunha da Cruz Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN."— Transcrição da apresentação:

1 O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta... Myrian Coelho Cunha da Cruz Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN 4 Assessora da Superintendência de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

2 Josué de Castro Fome como uma construção social

3

4 Movimento de reforma sanitária

5 A Constituição Cidadã

6 Conceito de Saúde Constituição Federal - Art. 196 A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

7 Lutas e avanços

8 Diretrizes da PNAN 1. Estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos 2. Garantia da segurança e da qualidade dos produtos e da prestação de serviços na área de alimentos 3. Monitoramento da situação alimentar e nutricional 4. Promoção de práticas alimentares saudáveis 5. Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição 6. Promoção de linhas de investigação 7. Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos

9 Conquistas a partir da PNAN

10 Mas a gente não quer só comida...

11 PNAN – 10 anos Revisão e atualização

12 Momento das discussões da PNAN Transição nutricional: mudanças nos padrões de consumo alimentar e redução da atividade física, com forte impacto no perfil de saúde. No Brasil: processo acelerado, demandando por respostas rápidas e eficazes do setor saúde. Cenário : aumento da prevalência de sobrepeso/obesidade em especial nas famílias de baixa renda; desnutrição em áreas de concentração de pobreza.

13 Momento das discussões da PNAN Elevado consumo de alimentos tecnologicamente processados, geneticamente modificados, uso intensivo de agrotóxicos, etc.

14 Momento das discussões da PNAN Setores como Educação e Assistência Social, desenvolvendo ações mais efetivas na direção da SAN SISVAN com melhor estrutura tecnológica Necessidade de fortalecimento institucional das ATANs e de ampliação do controle social nas questões de AN no setor saúde

15 Momento das discussões da PNAN Apontamentos para o resgate da cultura alimentar como estratégia de promoção da alimentação saudável Necessidade de efetivar e ampliar a Atenção Nutricional, dentro do Setor Saúde.

16 Novas Diretrizes da PNAN 1. Organização da Atenção Nutricional; 2. Promoção da Alimentação Saudável; 3.Articulação e Cooperação para a Segurança Alimentar e Nutricional; 4.Ampliação e Expansão da Vigilância Alimentar e Nutricional 5.Aperfeiçoamento do Controle e Regulação dos Alimentos; 6.Desenvolvimento de Recursos Humanos; 7.Estímulo à Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Nutrição; 8.Desenvolvimento Institucional, Monitoramento e Controle Social.

17

18 Um novo pensar em Nutrição Cuidado à Saúde centrado na Atenção Primária – Nutricionista como membro efetivo de equipes (NASF e Unidades Básicas de Saúde) Entendimento da realidade dos territórios -- recursos alimentares disponíveis, cultura das comunidades e das famílias - como ferramenta de trabalho.

19 Um novo pensar em Nutrição SISVAN (avaliação antropométrica e de consumo alimentar) como instrumento de trabalho das e para as equipes. Nutricionista zela pela qualidade da coleta dos dados, participa da análise e interpretação dos resultados, propõe e constrói estratégias de transformação.

20 Um novo pensar em Nutrição Nutricionista participando da construção das linhas de cuidado em saúde: fortalecendo e qualificando o seu trabalho na assistência hospitalar; buscando compreender as questões vida e de alimentação que levam ao adoecimento e como, em rede (hospital & atenção primária), desenvolver a atenção integral à saúde.

21 Ampliando o agir em Nutrição

22 Homenagens

23 OBRIGADA!


Carregar ppt "O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta... Myrian Coelho Cunha da Cruz Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google