A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com o apoio: L U I S R U I V O APRESENTA. PREVENIR INCÊNDIOS São necessários apenas alguns minutos para que um incêndio transforme uma casa em cinzas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com o apoio: L U I S R U I V O APRESENTA. PREVENIR INCÊNDIOS São necessários apenas alguns minutos para que um incêndio transforme uma casa em cinzas."— Transcrição da apresentação:

1 Com o apoio: L U I S R U I V O APRESENTA

2 PREVENIR INCÊNDIOS São necessários apenas alguns minutos para que um incêndio transforme uma casa em cinzas. Conhecer as características básicas do fogo e os procedimentos mais apropriados são a chave para garantir a segurança da tua família. Os incêndios em edifícios de habitação resultam, na maior parte dos casos, da falta de cuidado ou desrespeito das normas de segurança na utilização dos mais variados equipamentos domésticos. A maior parte destes fogos podem ser evitados.

3 ANTES COMO PREVENIR? Manter a casa limpa. Verificar se a instalação eléctrica se encontra em bom estado de conservação, sem fios descarnados, tomadas ou interruptores partidos. Afastar os fios eléctricos das zonas de passagem e não colocá-los por baixo de portas, alcatifas, tapetes ou revestimentos em madeira. Não sobrecarregar os circuitos eléctricos.

4 Não secar roupas junto de aquecedores ou radiadores, nem colocá-las sobre qualquer aparelho de aquecimento. Proceder periodicamente à inspecção e limpeza de chaminés e exaustores, recorrendo a técnicos especializados. Antes de se ausentar de casa, mesmo que por pouco tempo, certificar-se que não tem panelas ou frigideiras ao lume. Desligar das tomadas os electrodomésticos que não estiverem em uso. Não exceder nunca 1/3 da capacidade das fritadeiras, pois o óleo pode inflamar-se.

5 Evitar a utilização de fósforos e velas dentro de casa. Não fumar na cama ou no sofá quando sentir-se cansado ou sonolento. Equipar a casa com extintores apropriados e instruir toda a família sobre a forma de os utilizar.

6 Afixar em local bem visível o número de telefone dos bombeiros e o número nacional de emergência. Se sentir cheiro a gás, desligar os aparelhos de queima, abrir as portas e janelas e sair de casa. Não mexer nos interruptores nem ligar ou desligar aparelhos eléctricos. Não deitar fósforos ou cigarros para o lixo sem se certificar de que estão de facto apagados. Não acumular papéis ou substâncias inflamáveis, tóxicas ou explosivas, em armários, caves, garagens ou escadas. 112

7 Se se ausentar de casa por alguns dias, feche a água, a electricidade e o gás.

8 DURANTE COMO ACTUAR? Mantém a calma. Abandona rapidamente a habitação. Auxilia os que necessitarem, particularmente os idosos e crianças, e chama de imediato os bombeiros, fornecendo a morada e a localização do incêndio. Não percas tempo a tentar salvar objectos de valor – isso pode colocar a tua vida em perigo. Fecha as portas atrás de ti e, se possível as janelas que se encontrarem abertas. Isso irá retardar a velocidade de propagação do fogo.

9 Se existir fumo, tapa a boca e o nariz com um pano molhado e desloca-te o mais perto possível do chão, onde o ar é geralmente mais respirável e a visibilidade melhor.

10 Se as tuas roupas pegarem fogo, não entres em pânico nem corras. Atira-te imediatamente para o chão e abafa as chamas rolando lentamente sobre ti mesmo repetidas vezes. Se possível, envolve-te num tapete ou cobertor de lã.

11 Não utilizes os elevadores. Desce pelas escadas, junto à parede. Ao chegar à porta de saída, não pares. Mantém a saída desimpedida. Afasta-te do edifício e permanece junto da tua família. Ninguém deverá regressar ao local do sinistro.

12 SE ESTIVERES FECHADO NUM COMPARTIMENTO Verifica a temperatura da porta antes de a abrir, pousando levemente as costas da mão no puxador. Se a porta estiver fria, coloca-te atrás da porta e abre-a lentamente. Trava a porta com um pé para evitar que esta se abra com a pressão dos gases quentes. Se estiver quente ou se escapar fumo pelas juntas, não a abras. Calafeta a porta com panos molhados para evitar a entrada de fumo. Dirige-te para uma janela e assinala a tua presença. Se não conseguires gritar por socorro ou se o andar onde habitas for muito alto, agita uma toalha ou um lençol. Aguarda pela chegada dos bombeiros.

13 QUANDO… O ÓLEO DA FRITADEIRA INFLAMAR: Apagar imediatamente o fogão. Não deitar água. Abafar as chamas com a tampa de uma panela, um prato ou uma manta especial anti- fogo. Conservar a fritadeira tapada até que o óleo arrefeça, caso contrário as chamas podem reacender-se.

14 PEQUENOS FOCOS DE INCÊNDIO: Desligar a electricidade. Fechar a válvula de segurança do gás. Fechar as portas e janelas para evitar a propagação do incêndio. Afastar produtos inflamáveis ou combustíveis. Se o princípio de incêndio deflagrar na instalação eléctrica ou num aparelho eléctrico, nunca utilizar água para extinguir este tipo de fogo. Se utilizar um extintor, actuar da periferia para o centro do fogo. DEVEMOS:

15 DEPOIS … Quando chegar ao exterior do edifício, verificar se falta alguém e informar os bombeiros sobre possíveis desaparecidos. Não regressar ao local do sinistro sem que as autoridades assim o determinem. Inutilizar os alimentos que tenham estado expostos ao calor ou ao fumo. Não voltar a utilizar a energia eléctrica e o gás antes da verificação destas instalações por parte de técnicos especializados. F I M Com o apoio:


Carregar ppt "Com o apoio: L U I S R U I V O APRESENTA. PREVENIR INCÊNDIOS São necessários apenas alguns minutos para que um incêndio transforme uma casa em cinzas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google