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ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA FASF – 2012 PROF. Luis Antonio Administração 5º Período.

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1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA FASF – 2012 PROF. Luis Antonio Administração 5º Período

2 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONCEITOS: *A administração de recursos materiais engloba a seqüencia de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento,transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente em sua distribuição ao consumidor final.

3 CONCEITOS *Atualmente a Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais é chamada também, de planejamento e controle de distribuição e /ou administração da logística ou simplesmente logística. CONCEITOS *Administração de Recursos Materiais – uma das principais funções da logística.

4 CONCEITOS *Administração de Recursos Materiais – uma das principais funções da logística. CONCEITOS *A logística tem origem como ciência Militar *A definição mais aceita do objetivo logístico: *Assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na condição correta, no lugar certo, na hora certa, para o consumidor correto por um custo ideal

5 CONCEITOS *O conceito de logística está em constante evolução,acompanhando a evolução das organizações. *A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

6 CONCEITOS *A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

7 CONCEITOS *A logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como, as informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes

8 EVOLUÇÃO DO CONCEITO Custos logísticos globais nos EUA Logística: *1,1 Trilhões de US *10% do PIB Transportes: *650 bilhões US

9 SUPLY CHAIN MANAGEMENT * É a integração de todos os membros de uma determinada cadeia de suprimentos, de forma que cada empresa esteja focada em seu negócio principal, agregando valor em cada etapa dentro da cadeia. *Trata-se de uma abordagem que objetiva oferecer o máximo valor ao cliente e o máximo retorno sobre ativos fixos,através de uma gestão efetiva dos fluxo materiais, produtos,informações, e recursos financeiros, desde o fornecedor primário até o consumidor final da cadeia de abastecimento, de um extremo ao outro da cadeia.

10 Enfoque Funcional: Enfoque Integral (Logístico) Funções Logísticas *Aspectos da Logística Interna e Externa: *Interna: enfoque na eficiência do fluxo interno de materiais *Externa: Distribuição do produto *Rede de fornecimento *Estratégias de Mercado

11 Equação: *A logística empresarial pode ser resumida na seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial

12 Funções Logísticas: *Administração de materiais: *Fornecedor de Matéria Prima Estoque / Linha *Controle de Produção: Estoque da Matéria Prima Produto final Distribuição Física Produto Final Cliente Final (Incluindo reciclagem)

13 Atividades Primárias: As funções Logísticas mais importantes podem ser resumidas em Atividades Primárias: * Transporte * Manutenção de Estoques * Processamento de Pedidos Atividades Primárias: * Atividades de Apoio As atividades de apoio oferecem suporte às atividades primárias. São elas: *Armazenagem (na entrada) *Manuseio de Materiais *Embalagem de Proteção *Obtenção (aquisição) *Programação *Manutenção de Informações *Integração das Funções

14 AMBIENTE ATUAL: *Ciclo de vida do produto tem diminuído *A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade *Enfoque na flexibilidade e agilidade *Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias *Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta *Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa)

15 O atual ambiente empresarial, turbulento e competitivo, exige das organizações... Eficiência Logística A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: * Ciclos logísticos mais longos * Custos Logísticos elevados * Baixo Nível de Serviço ao Cliente Partes a serem eficientes: Conflito Visão do CLIENTE Custo-Benefício

16 A Logística e o Marketing: *A Distribuição Física e a Logística *Espaço e Tempo Agregando valor *Nível de Serviço Logístico *Logística Reversa *O grande, e principal, papel do MARKETING é o de ATRAIR e CONQUISTAR CLIENTES.

17 CONCEITO *O intermediário não é um elo empregado numa cadeia feita por um fabricante, mas um mercado independente, o foco de um grande grupo de clientes para os quais ele compra... À medida que ele cresce e reúne um número de seguidores, poderá descobrir que seu prestígio no mercado é maior do que o fornecedor, cujos bens ele vende. (Philip McVey) Conceito: *Distribuição Física é o conjunto de atividades referentes à transferência de produtos dos fabricantes para os compradores e usuários finais. Neste contexto, é papel da LOGÍSTICA criar formas de AGREGAR VALOR aos produtos.

18 Conceito: Ações de MARKETING: Manter fluxos de comunicação,motivar para a compra etc. Ações da LOGÍSTICA: Criar utilidade de Tempo e Lugar,facilitar o alcance dos produtos pelos clientes. Conceitos: * Produtor - é o vendedor na primeira etapa das transações de mkt. * Fabricante - aquele que transforma ou beneficia um produto. * Atacado - negócio de grande porte. Compra e revenda de mercadorias por conta própria. * Varejista - reunião de atividades destinadas a vender aos consumidores finais. Ocorre em todos os canais de distribuição. Os varejistas constituem o grupo mais numeroso dentro do marketing.

19 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO *São as redes de distribuição através das quais o produto flui para o mercado de consumo, e podem ser: *Fabricante – Consumidor *Fabricante - Agente – Consumidor *Fabricante - Varejista – Consumidor *Fabricante - Atacadista - Varejista – Consumidor *Fabricante - Agente - Atacadista - Varejista – Consumidor

20 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Fatores que determinam o Canal: *O Produto *O Mercado *O Produtor *Os Intermediários *Dupla Distribuição: implica na adoção de múltiplos canais de marketing *Nível de Serviço Desejado

21 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Fatores que determinam o Canal: Problemas a resolver: *Ajustar às necessidades e expectativas dos clientes *Determinar o melhor canal dentre as alternativas *Determinar a intensidade da distribuição *O principal papel do fabricante é o de ajustar seus produtos aos desejos e expectativas dos compradores em cada nível de distribuição

22 Diferenças a Considerar: *O principal papel do fabricante é o de ajustar seu produtos aos desejos e expectativas dos compradores em cada nível de distribuição. *Assim, é papel da LOGÍSTICA agregar valor aos produtos através do Nível de Serviço oferecido a cada conjunto de clientes ou clientes individuais Intensidade da Distribuição: *Ao determinar o canal de Marketing é necessário lembrar que a freqüência de compra exigirá um canal diferenciado: *Produtos de Massa - canal longo *Produtos Exclusivos - canal curto *AS DECISÕES DE CANAL ENVOLVEM A EMPRESA EM COMPROMISSOS DE LONGO PRAZO PARA COM OUTRAS EMPRESAS Tempo e Espaço Agregando Valor *Através das funções Armazenagem, Coordenação de Pedidos e Transporte, a Logística agrega valor aos produtos, uma vez que os disponibiliza no LUGAR CERTO na HORA CERTA. *Trata-se de agregar valor aos produtos através das funções ESPAÇO (lugar) e TEMPO (Espaço)

23 Intensidade da Distribuição: *Ao determinar o canal de Marketing é necessário lembrar que a freqüência de compra exigirá um canal diferenciado: *Produtos de Massa - canal longo *Produtos Exclusivos - canal curto * AS DECISÕES DE CANAL ENVOLVEM A EMPRESA EM COMPROMISSOS DE LONGO PRAZO PARA COM OUTRAS EMPRESAS

24 Tempo e Espaço Agregando Valor: *Através das funções Armazenagem, Coordenação de Pedidos e Transporte, a Logística agrega valor aos produtos, uma vez que os disponibiliza no LUGAR CERTO na HORA CERTA. *Trata-se de agregar valor aos produtos através das funções ESPAÇO (lugar) e TEMPO (Espaço)

25 NÍVEL DE SERVIÇOS *O nível de serviços oferecido pelas empresas é o fator que gerará a Diferenciação Competitiva tão necessária e fundamental para quem quiser sobreviver a longo prazo. *Serviço ao Cliente é fornecer utilidade de tempo e lugar na transferência de produtos entre o comprador e o vendedor. NÍVEL DE SERVIÇOS *Na visão do cliente, o produto deve conter um nível adequado de serviços por um preço atenda suas expectativas

26 SERVIÇO AO CLIENTE *Todas as atividades necessárias para receber, processar,entregar e faturar os pedidos dos clientes e fazer o acompanhamento de toda e qualquer atividade em que houve falha. *Pontualidade e confiabilidade na entrega de materiais de acordo com a expectativa do cliente. *Um complexo de atividades envolvendo todas as áreas do negócio que se combinam para entregar e faturar os produtos da empresa de uma maneira que seja percebida como satisfatória pelo cliente e que demonstre os objetivos da empresa. (LaLonde e Zinszer, 1976)

27 IMPACTO DA LOGÍSTICA E DO SERVIÇO AO CLIENTE SOBRE O MARKETING Valor Agregado: Logística Reversa - Fator de Competitividade * A atividade de prestar serviços logísticos após a utilização/consumo do produto, gera aspectos importantes para a diferenciação de uma empresa aos olhos do consumidor. *As etapas, as formas e meios em que uma parcela destes produtos ou seus materiais constituintes são: REAPROVEITADOS,REUTILIZADOS,RECICLADOS ou COMERCIALIZADOS de alguma forma, após extinto o seu uso de origem.

28 Fatores Impulsores para Estudo dos Canais Reversos: *Impacto ambiental. *Novas tendências de consumo da sociedade atual. *Responsabilidade Social *Encantamento do cliente. *A Primeira Etapa dos Canais Reversos *O problema logístico da captação dos bens descartados. * Fontes primárias formais de descartáveis: - Coleta de lixo urbana; - Coleta seletiva de descartáveis; - desmanche dos bens duráveis; - Canais reversos de 2ª mão; - Resíduos industriais. * Fontes informais de descartados


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