A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial (1500-30)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial (1500-30)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )

2 Há informações de que outros navegantes teriam atingido terras brasileiras antes de Cabral. Embarcações de Cabral se deslocam ao Ocidente,, avistaram o Monte Pascal. 22 de Abril de 1500 – chega ao Brasil, desembarcando em Porto Seguro. Carta de Pero Vaz de Caminha para o Rei D. Manuel: certidão de nascimento.

3 Vasco da Gama 1498

4

5 Portugal: desejo por encontrar ouro logo de cara. (México) Pau-brasil: único lucro de início e vínculo com a Metrópole, prática do ESCAMBO e mão-de-obra indígena! Brasil: uma possessão portuguesa, ausência de uma atividade lucrativa para a metrópole e ocupação territorial. Prioridade portuguesa -> rota das especiarias. Contava apenas com 1,2 milhões de habitantes -> Peste Negra, séc. XV.

6 Escambo

7 Inglaterra, Holanda e França passam a frequentar os territórios, pois não reconheciam o tratado de Tordesilhas. França: montavam feitorias, ameaçando a posse portuguesa Uti possidetis Portugal, em resposta: 2 expedições guarda-costeiras, inúteis, comparado ao litoral brasileiro. Saída encontrada: colonização.

8 MERCANTILISMO: Conjunto de práticas econômicas que davam a dinâmica de negócio dos países europeus nos séculos XV ao XVIII, e que contribuíram para acelerar o ritmo de deslocamento de riquezas da América para a Europa.

9 Metalismo/Bulionismo: Acúmulo de metais preciosos, seu volume era tido como a expressão de riqueza de um país. Balança comercial favorável: manter vantagem entre exportações sobre importações, transformando o saldo em metais preciosos. Sistema Colonial: comércio de monopólio, colônia – metrópole. Preço sempre determinado pelo Estado.

10 Intervencionismo: controle do Estado sobre impostos, taxas, preços, etc. Protecionismo: taxa sobre importações, para dificultar a sua entrada. ******[Incentivo ao desenvolvimento de manufaturas]*******

11 Cite os motivos pelo qual Portugal não se interessou de imediato pelo Brasil. Qual o objetivo das expedições de exploração? Qual o objetivo das expedições de guarda-costas? Como era, no Brasil, o comércio pré-colonial?

12 1 - Comércio lucrativo com as Índias; não encontrou-se metais preciosos de início no Brasil. 2 - Reconhecimento do litoral e descoberta de riquezas (ouro, prata, diamante, etc). 3 - Policiamento da costa brasileira e expulsão de invasores. 4 - Exploração do pau-brasil. O trabalho era feito por índios através do ESCAMBO (troca de mercadorias com os portugueses)


Carregar ppt "Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial (1500-30)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google