A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS 1 F 1 F ormar? En -formar? Re -formar? Formar professores pela reflexão Formar professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS 1 F 1 F ormar? En -formar? Re -formar? Formar professores pela reflexão Formar professores."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS 1 F 1 F ormar? En -formar? Re -formar? Formar professores pela reflexão Formar professores de L1 (questão dialetal + implicações culturais), de L2 (secundária) e de LE (estrangeirizante)

2 2 O 2 O espectro de alternativas hoje desenvolvimento/ reflexão colaborativa exploratória auto- sustentada história de vida treinamento

3 POSIÇÕES FILOSÓFICAS DOS FORMADORES DE PROFESSORES ARISTOTÉLICA Há uma maneira certa de formar professores, basta encontrá-la e aplicá-la bem.

4 PLATÔNICA Não se pode ter a ingenuidade de querer formar professores. Eles já estão formados nas suas trajetórias singulares de vida. No máximo, eles evoluem sem jamais chegar a um estágio idealmente desejado e quase nunca explicitado.

5 REFLEXIVA É possível formar professores sim no sentido de ajudá-los a encontrar uma consciência que explique com plausibilidade o que fazem quando ensinam, de aprofundar sentidos de ensinar situados no horizonte do desejo deles, e de acompanhá-los na prática aberta à renovação.

6 Maneiras de implementar a formação: T Tocar os professores em serviço (continuar a formar-se é preciso/ possível/viável) através de: folhetos, vídeos, áudios, rede eletrônica cursos, seminários, oficinas grupos independentes de ajuda mútua material de auto-acesso (autonomia) programa a distância via rede

7 Fases da Reflexão * Mapear 1. Mapear: o acontecido na aula (e antes dela) - O que faço como professor? Informar 2. Informar: Qual o significado do meu ensino? O que eu pretendia? Aprofundar 3. Aprofundar: Como me tornei o professor que sou? Quais incongruências entre o meu dizer e o meu fazer? Como emergiu esse meu fazer? Avaliar e projetar 4. Avaliar e projetar: Como ser diferente do que sou? Agir 5. Agir: Como posso agir para chegar onde quero? * Baseado em BARTLET, 1998.

8 AVALIANDO A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA Rotina típica gravada, anotada, transcrita e analisada

9 AVALIAR AVALIAR RECONSTRUÇÃO RECONSTRUÇÃO PRÁTICA PRÁTICA aferir, verificar, obter evidências aferir, verificar, obter evidências fazer juízos de valor fazer juízos de valor estabelecer critérios/pressupostos estabelecer critérios/pressupostos o trabalho é processo (re) construído/ível o trabalho é processo (re) construído/ível reconstruir é mudar (refletindo) reconstruir é mudar (refletindo) desenvolver após estranhar-se desenvolver após estranhar-se maneira típica de trabalhar maneira típica de trabalhar maneiras de trabalhar orientadas por uma abordagem maneiras de trabalhar orientadas por uma abordagem papéis estereotipados papéis estereotipados

10

11 O O caminho AUTO-SUSTENTADO (que autonomiza os professores) auto-olhar que analisa com critérios próprios apoiado por um outro (analisado, experiente e confiável) e contraposto à teorização relevante externa. REFLEXÃO: (mas como implementar?) Análise de ABORDAGEM Análise de COMPETÊNCIAS


Carregar ppt "FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS FORMAR PROFESSORES DE LÍNGUAS 1 F 1 F ormar? En -formar? Re -formar? Formar professores pela reflexão Formar professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google