A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composição química dos seres vivos O conjunto de todos os processos que ocorrem no nosso organismo caracterizam o nosso metabolismo. A quantidade de energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composição química dos seres vivos O conjunto de todos os processos que ocorrem no nosso organismo caracterizam o nosso metabolismo. A quantidade de energia."— Transcrição da apresentação:

1 Composição química dos seres vivos O conjunto de todos os processos que ocorrem no nosso organismo caracterizam o nosso metabolismo. A quantidade de energia necessária a um indivíduo depende de diversos fatores como a sua idade, a sua atividade física e o seu peso. Essa energia é proveniente de combustão ou queima que realizamos através da respiração celular e, como em qualquer combustão, tem que existir carburantes para obtermos energia suficiente. No nosso organismo, os carburantes são obtidos a partir do nosso processo de digestão, através dos alimentos obtidos. São eles: glicídios, lipídios e proteínas, formados de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio (dos aminoácidos).

2 Componentes inorgânicos das células: Água Sais minerais Componentes orgânicos das células: Proteínas Glicídios (carboidratos ou hidratos de carbono) Lipídios Vitaminas Ácidos nucleicos

3 Água Componente mais abundante nas células Solvente universal (substâncias hidrofílicas são dissolvidas na água e substâncias hidrofóbicas não se dissolvem na água) Participa de reações como síntese e hidrólise (quebra da molécula de água) Favorece o transporte de substâncias no interior das células Sais minerais: Função esquelética ou estrutural e reguladora São dissolvidos em água e fundamentais para o nosso metabolismo

4 SAIS MINERAIS Cálcio Formação de ossos e dentes Leite e derivados Cloro Participa do equilíbrio hídrico Sal de cozinha Ferro Componente da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) Carnes e leguminosas Iodo Participa da constituição dos hormônios da glândula tireóide Sal de cozinha Potássio Participa da síntese de glicogênio e contração muscular Espinafre, banana, carnes, grãos Zinco Constituinte das enzimas Carne e ovos

5 As rugas são decorrentes de alterações epidérmicas e dérmicas, no processo de envelhecimento. Ocorrem devido à regeneração de fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele, diminuição da oxigenação e hidratação dos tecidos. A mão de uma criança revela maior percentual de água nos seus tecidos.

6 BÓCIO ENDÊMICO Resulta da deficiência de iodo nos alimentos e na água. Esta deficiência prolongada desenvolve uma diminuição na produção dos hormônios da glândula tireoide.

7 Proteínas: compostos orgânicos mais abundantes nas células Macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos, com função energética e estrutural Principais proteínas: a)enzimas (catalisadoras de reações), b) anticorpos (defesa), c) insulina (hormônio), d) queratina (proteína impermeabilizante encontrada na pele, unha, pelos e chifres) e) colágeno (encontrado na pele, cartilagens e ossos) f) albumina (proteína encontrada no plasma sanguíneo, clara de ovo) g) fibrinogênio (proteína que participa da coagulação sanguínea) h) actina e miosina (proteínas encontradas nas fibras musculares) Alimentos ricos em proteínas: leite e derivados, carnes Glicídios (carboidratos ou hidratos de carbono) Principal fonte energética Encontrado em massas e açúcares Exemplos: celulose, amido, glicogênio, glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose

8 Os vegetais são ricos em carboidratos, que é sua forma de armazenamento de energia. Ao ingerirmos alimentos à base de vegetais, obtemos essa energia armazenada e a colocamos em uso dentro do corpo. Embora possamos utilizar a proteína e a gordura para produzir energia, o carboidrato é a fonte de combustível preferida por ser mais fácil de ser usada pelo corpo. Isso se deve principalmente à estrutura química básica do carboidrato (carbono, hidrogênio e oxigênio). Quando não ingerimos quantidade suficiente de carboidrato, o corpo aproveita outras fontes, como a gordura, para atender as nossas necessidades de energia. Os alimentos ricos em glicídios, energéticos, são de origem vegetal: Cereais (trigo, aveia, arroz) Raízes e tubérculos (batata, inhame, cenoura, aipim, cará, beterraba) Leguminosas (feijão, ervilha, alfafa, soja, grão-de-bico) Frutas O organismo armazena carboidratos no fígado, no músculo (glicogênio) e sangue (glicose).

9 Não pense que o carboidrato é o vilão da alimentação, ele é o herói do ganho de massa magra e do emagrecimento por ser a principal fonte energética que auxilia no nosso metabolismo. A digestão do amido (carboidrato) é iniciada na boca pela ação da enzima Ptialina (amilase salivar), enquanto a digestão das proteínas no estômago, pela ação da enzima pepsina que age em meio acido. Lipídios Reserva energética Atuam como isolante térmico evitando a perda de calor Participam da composição da membrana celular Favorecem reações químicas nos seres vivos através dos hormônios sexuais e das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) Classificam-se em: cerídeos (ceras), esterídeos (hormônios) e glicerídeos (óleos e gorduras)

10 Membrana celular: constituição lipoproteica

11 Os lipídios se caracterizam pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucleicos e carboidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura (adipócitos).

12 Vitaminas Regulam as reações químicas do organismo Classificam-se em lipossolúveis (A, D, E e K) e Hidrossolúveis (B, C) Não são produzidas pelo organismo devendo ser adquiridas através da ingestão de alimentos São absorvidas pelo intestino Algumas avitaminoses e fontes: A – cegueira noturna – vegetais verdes e amarelos, sardinha, gema, lentilha B1 – beribéri – cereais, verduras, carnes B12 – anemia perniciosa – carnes B3 ou PP – pelagra – carnes, cereais, nozes C – escorbuto – frutas cítricas D – raquitismo – leite e derivados E – esterilidade – amendoim, azeite, cereais, verduras K – hemorragias – fígado, verduras

13

14 As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL (chamado de colesterol bom), o LDL (chamado de mau colesterol) e os Triglicerídios. Os triglicerídeos São gorduras produzidas no fígado e circulam na corrente sanguínea pelo VLDL ("very low density lipoprotein", lipoproteinas de muito baixa densidade) e LDL. A taxa de triglicerídeos aumenta no sangue ao ingerirmos alimentos ricos em gorduras e carboidratos, como o açúcar. Em excesso no sangue, o colesterol bom (HDL) diminui e o colesterol ruim (LDL) aumenta, aumentando os riscos de doenças cardíacas.

15

16 As substâncias orgânicas representam a matéria-prima fundamental que forma os corpos de todos os seres vivos, como teria surgido o primeiro ser vivo num planeta que originalmente não possuía matéria orgânica? Uma das hipóteses que tentou explicar a origem da vida, admitia que microrganismos, que viviam no espaço cósmico, teriam caído sobre o solo fértil da Terra instalando a vida no nosso planeta. Estes seres seriam os primeiros cosmozoários no Universo provenientes do espaço exterior. As condições agressivas, como raios ultravioleta, impossibilitaria a vida desses cosmozoários flutuando no espaço. Alguns cientistas sugeriram que meteoritos teriam trazido microrganismos alienígenas, mas os meteoritos, quando entram nas camadas superiores da nossa atmosfera, em atrito com o ar, tornam-se incandescentes. Qualquer forma de vida que neles se ocultasse seria imediatamente reduzida a cinzas.

17 Gases da atmosfera primitiva: * Metano (CH 4 ) * Amônia (NH 3 ) * Gás hidrogênio (H 2 ) * Vapor d´água (H 2 O)

18 Responda: a) O que permitiu a existência de matéria orgânica, como os aminoácidos, para a sobrevivência dos organismos primitivos heterótrofos? b) Como não havia oxigênio disponível na atmosfera, de que forma os organismos produziam energia? c) Por que havia grande incidência de raios ultravioleta na superfície da Terra?

19 Gabarito: a) Os gases existentes na atmosfera primitiva possuíam elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio que formam os compostos orgânicos. Assim, diante das condições atmosféricas, estes elementos se depositavam nos mares formando caldos nutritivos de matéria orgânica. b) Devido à ausência de oxigênio, os organismos primitivos eram anaeróbios e obtinham energia através da fermentação. c) Não existia ozônio para filtrar os raios ultravioleta.

20 02) Algumas atividades físicas demandam um grande gasto energético. Assim, atletas, como Vanderlei de Souza, devem, antes de uma maratona, usufruir de uma refeição rica em: (A)proteínas (C) lipídios (E) sais minerais (B) carboidratos (D) vitaminas 03) As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os _____ sintetizados no processo de _____. A alternativa que preenche corretamente os espaços é: (A)lipídios, fotossíntese (D) ácidos nucleicos, fotossíntese (B) carboidratos, fotossíntese (E) ácidos nucleicos, autoduplicação (C) álcoois, fermentação 04) Polissacarídeo que participa da parede celular dos vegetais: __________________________________________

21 02) LETRA B 03) LETRA B 04) CELULOSE

22 05) Se forem reflorestadas várias áreas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem-se combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito. (A)Carboidrato e fotossíntese (B)Proteína e fermentação. (C) Carboidrato e fermentação. (D) Proteína e fotossíntese. (E) Oxigênio e respiração aeróbica

23 05) LETRA A


Carregar ppt "Composição química dos seres vivos O conjunto de todos os processos que ocorrem no nosso organismo caracterizam o nosso metabolismo. A quantidade de energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google