A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade e cultura dos nativos americanos. A CIVILIZAÇÃO MAIA NUNCA FORMARAM UM IMPÉRIO. AS DIVERSAS CIDADES-ESTADO MANTIVERAM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade e cultura dos nativos americanos. A CIVILIZAÇÃO MAIA NUNCA FORMARAM UM IMPÉRIO. AS DIVERSAS CIDADES-ESTADO MANTIVERAM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA:"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade e cultura dos nativos americanos

2 A CIVILIZAÇÃO MAIA NUNCA FORMARAM UM IMPÉRIO. AS DIVERSAS CIDADES-ESTADO MANTIVERAM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA: TINHAM SUAS PRÓPRIAS LEIS E DEFINIAM SEU MODELO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA. A MAIORIA DO POVO MAIA VIVIA EM ÁREAS RURAIS – AGRICULTURA : SUBSISTÊNCIA/COMÉRCIO/TRIBUTOS. OS NOBRES, FUNCIONÁRIOS DO ESTADO E SACERDOTES VIVIAM NA CIDADE - IMPORTÂNCIA POLÍTICA E RELIGIOSA.

3 A CIVILIZAÇÃO ASTECA GUERREIROS E EXPANSIONISTAS – IMPÉRIO VIVIAM DA AGRICULTURA BENEFICIADA PELA AMPLA REDE DE CANAIS DE IRRIGAÇÃO / HAVIAM TAMBÉM OS CHINAMPAS – CANTEIROS NAS MARGENS DOS LAGOS (FLORES, LEGUMES E TUBÉRCULOS). TRABALHAVAM OS METAIS E A CERÂMICA / TECELAGEM.

4 A CIVILIZAÇÃO INCA IMPÉRIO – DIVIDIDO EM PROVÍNCIAS/MÁQUINA ADMINISTRATIVA COM MUITOS FUNCIONÁRIOS. A INTEGRAÇÃO DO IMPÉRIO FOI FACILITADA POR AMPLA REDE DE ESTRADAS – CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS, TANSPORTE E CONTROLE. O IMPERADOR ERA CONSIDERADO DESCENDENTE DO SOL, PRINCIPAL DIVINDADE - TEOCRACIA. TINHA PODER VITALÍCIO E HEREDITÁRIO.

5 BASE ECONÔMICA AGRO-PASTORIL – PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA E PARA OS GOVERNANTES. TRABALHO COMPULSÓRIO: MITA: IMPOSTO PAGO COM TRABALHO. NÃO HAVIA MOBILIDADE SOCIAL. DOMÍNIO DA ENGENHARIA – SISTEMA DE PEDRAS ENCAIXADAS.

6 TERRAS DO BRASIL OS ÍNDIOS DO BRASIL NÃO CONSTRUÍRAM CIDADES, NÃO VIVIAM EM SOCIEDADES RIGIDAMENTE ESTRATIFICADAS E HIERARQUIZADAS NEM DISPUNHAM DE PODER CENTRALIZADO. POLITEÍSTAS E ANIMISTAS. MUITOS GRUPOS DOMINAVAM A CERÂMICA E A TECELAGEM.

7 A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA ERA A DIVERSIDADE DE SEUS HABITANTES - VIVIAM EM COMUNIDADES ISOLADAS, TINHAM LÍNGUAS DISTINTAS E NÍVEIS DE DOMÍNIO TECNOLÓGICO BASTANTE DIVERSOS. O NOMADISMO ERA PREDOMINANTE MAS HAVIA GRUPOS SEDENTÁRIOS QUE PRATICAVAM A AGRICULTURA. ALGUNS GRUPOS PRATICAVAM A ANTROPOFAGIA E A GUERRA ENTRE TRIBOS ERA COMUM.

8 ESTRUTURAVAM-SE SEGUNDO SEUS COSTUMES E NECESSIDADES PRODUTIVAS. OS TUPINAMBÁS - CHAMADOS TUPI, PRATICAVAM A AGRICULTURA COM A MANDIOCA SENDO A BASE DA ALIMENTAÇÃO. AS MULHERES PREPARAVAM A TERRA PARA O PLANTIO E OS HOMENS REALIZAVAM A SEMEADURA. A PESCA, A CAÇA E A COLETA DE FRUTOS COMPLETAVAM A DIETA ALIMENTAR. DOMINAVAM A TÉCNICA DA CERÂMICA E ERAM ÓTIMOS NAVEGADORES.


Carregar ppt "Sociedade e cultura dos nativos americanos. A CIVILIZAÇÃO MAIA NUNCA FORMARAM UM IMPÉRIO. AS DIVERSAS CIDADES-ESTADO MANTIVERAM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google