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Framsticks Tânia Santos 29312. Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões,

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Apresentação em tema: "Framsticks Tânia Santos 29312. Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões,"— Transcrição da apresentação:

1 Framsticks Tânia Santos 29312

2 Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Inclui diferentes tipos de optimizações: Inclui diferentes tipos de optimizações: Co-evolução; Co-evolução; Evolução espontânea; Evolução espontânea; Populações; Populações; Diversos genotypes; Diversos genotypes; E a modelação de espécies, e ecossistemas. E a modelação de espécies, e ecossistemas.

3 Objectivos Estudar as capacidades de evolução das criaturas, em ambientes simulados no mundo artificial, composto por condições baseadas no mundo real. Estudar as capacidades de evolução das criaturas, em ambientes simulados no mundo artificial, composto por condições baseadas no mundo real.

4 A quem se dirige? Aos utilizadores que trabalham nas áreas: Aos utilizadores que trabalham nas áreas: Evolutionary computation; Evolutionary computation; Redes neuronais; Redes neuronais; Biologia; Biologia; Robótica e simulação; Robótica e simulação; Neuroscience; Neuroscience; Realidade virtual; Realidade virtual; Gráficos. Gráficos. …

5 O que é possivel fazer com o FramSticks? Criar e desenhar criaturas. Criar e desenhar criaturas. Estudar a evolução directa ou espontânea das criaturas. Estudar a evolução directa ou espontânea das criaturas. Modificar as propriedades das criaturas, tais como: Modificar as propriedades das criaturas, tais como: Moverem-se lentamente; Moverem-se lentamente; Moverem-se por ambientes de terra ou água; Moverem-se por ambientes de terra ou água; Andarem á procura de comida; Andarem á procura de comida; Seguirem alvos; Seguirem alvos; Fugirem das outras criaturas; Fugirem das outras criaturas; Ultrapassarem obstáculos; Ultrapassarem obstáculos; Reproduzirem-se. Reproduzirem-se. …

6 Capacidades do simulador Simulação do mundo artificial em 3D: Simulação do mundo artificial em 3D: Definir os membros (fricção, força, maneiras de adquirir energia por assimilação, ingestão,…); Definir os membros (fricção, força, maneiras de adquirir energia por assimilação, ingestão,…); Definir o ambiente (tipo de solo, terra, água,…); Definir o ambiente (tipo de solo, terra, água,…); Definir colisões destrutivas ou não destrutivas; Definir colisões destrutivas ou não destrutivas; Interacção do utilizador com o mundo simulado, movendo as criaturas, colocando bolas de energia, matando ou ressuscitando criaturas. Interacção do utilizador com o mundo simulado, movendo as criaturas, colocando bolas de energia, matando ou ressuscitando criaturas.

7 Capacidades do simulador Mecanismo de controlo (brain) das criaturas: Mecanismo de controlo (brain) das criaturas: Definir os seus neurónios; Definir os seus neurónios; Definir a sua interacção com o ambiente, através de: Definir a sua interacção com o ambiente, através de: Receptores (toque, equilíbrio e localização de energia); Receptores (toque, equilíbrio e localização de energia); Acções (músculos que movem a criatura). Acções (músculos que movem a criatura).

8 Capacidades do simulador Evolução: Evolução: Mantém um conjunto de tipos de genes (genotypes); Mantém um conjunto de tipos de genes (genotypes); Mantém um conjunto de indivíduos, agrupados por populações; Mantém um conjunto de indivíduos, agrupados por populações; Modificação das características das criaturas, ao sofrerem mutações ou cruzamentos; Modificação das características das criaturas, ao sofrerem mutações ou cruzamentos; Mantém a energia das criaturas (ganhando ou usando a energia em diversas situações); Mantém a energia das criaturas (ganhando ou usando a energia em diversas situações);

9 Características Corpo da criatura: Corpo da criatura: O corpo é feito com pontos e junções/sticks. O corpo é feito com pontos e junções/sticks.

10 Características Neurónios Neurónios São compostos por três parâmetros: São compostos por três parâmetros: Força, inércia e sigmo. Força, inércia e sigmo. Uma rede neuronal é feita através de neurónios e ligações. Uma rede neuronal é feita através de neurónios e ligações. O simulador suporta muitos tipos de neurónios (ex. N, Rnd, D, Fuzzy, …) O simulador suporta muitos tipos de neurónios (ex. N, Rnd, D, Fuzzy, …)

11 Características Músculos Músculos É representado por | no genotype, em que muda a orientação do stick. É representado por | no genotype, em que muda a orientação do stick. Exemplos: Exemplos:

12 Características Receptores Receptores É representado por T, G e S. É representado por T, G e S. T de toque. T de toque. G de gravidade. G de gravidade. S de cheiro. S de cheiro.

13 Características Formatos de Genotypes: Formatos de Genotypes: f0, f1, f2, f3 até f7, incluindo f0Fuzzy – uma linguagem para descrever criaturas. f0, f1, f2, f3 até f7, incluindo f0Fuzzy – uma linguagem para descrever criaturas. Exemplos: Exemplos: X(X,X) X(X,X) XXX(XX,X) XXX(XX,X)

14 Que ferramentas utilizar? FramsView – Criar e visualizar criaturas, introduzindo o genotype. FramsView – Criar e visualizar criaturas, introduzindo o genotype. Framsticks 2.10 – Cria ambientes de simulação e também criaturas. Framsticks 2.10 – Cria ambientes de simulação e também criaturas. FramsTheater – Visualizar demos realizados. FramsTheater – Visualizar demos realizados. Framsticks Manual – Tutorial. Framsticks Manual – Tutorial. Framsticks Open GL – Vista tridimensional domundo virtual e das criaturas. Framsticks Open GL – Vista tridimensional domundo virtual e das criaturas. A linguagem no framsticks é semelhante com o Java. A linguagem no framsticks é semelhante com o Java.

15 Referências


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