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GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMPANHIA DE PROCESSAMENTO

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMPANHIA DE PROCESSAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DA BAHIA

2 PRODEB ANTES DA GESTÃO ESTRATÉGICA
PROJETO, LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO ESTÁGIO ATUAL APRESENTAÇÃO

3 PRODEB ANTES DA GESTÃO ESTRATÉGICA
Iniciativas de Planejamento Estratégico, com auxílio de Consultorias, até 2008, o que deixou o seguinte legado: Diagnóstico para identificação do Cenário Atual e Futuro, Oportunidades e Ameaças, Pontos Fortes e Fracos, utilizando a técnica de brainstorming Conceitos e desenvolvimento da Missão, Visão, Valores Definição de Objetivos, Metas e Planos de Ação de curto, médio e longo prazos utilizando a técnica top – down e botton – up Análise situacional do Portfólio Ajustes na Estrutura Organizacional para implementação do Planejamento Implementação de sistema informatizado, para controle do Planejamento Estratégico Introdução dos conceitos de ERP e Balanced Scorecard PRODEB ANTES DA GESTÃO ESTRATÉGICA

4 PROJETO, LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO
DAF desenvolve iniciativa para apresentação da metodologia de Gestão Estratégica e contratação da Brainstorming Ltda. Abertura de Processo pela DAF incluindo, Justificativas, Proposta Comercial, Dotação Orçamentária, TR, Parecer Jurídico visando autorização aquisição da metodologia Contratação, por Inexigibilidade de Licitação, da Consultoria e Assessoria da Brainstorming para implementação de um Modelo de Gestão Estratégica baseado em Cenários Prospectivos utilizando o Método Grumbach, o BSC, além da licença de uso de sistema informatizado para desenvolvimento, acompanhamento e atualização do plano estratégico. PROJETO, LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO

5 Método Grumbach METODOLOGIA
A PRODEB adotou o Método Grumbach para desenvolvimento do seu modelo de gestão estratégica uma vez que se fundamenta em conceitos de: Planejamento Estratégico com Visão de Futuro baseada em Cenários Prospectivos, empregando Simulação Monte Carlo; Análise de Parcerias Estratégias, levando em conta princípios da Teoria dos Jogos; e Gestão Estratégica, com base na análise de fatos novos obtidos pela Inteligência Estratégica e no acompanhamento de indicadores. METODOLOGIA

6 METODOLOGIA

7 Dificuldades: IMPLEMENTAÇÃO
Falta de uma cultura voltada para planejamento estratégico; Descrença no processo por parte da diretoria e dos gestores; Tentativas frustradas de implantação do planejamento estratégico em outros órgãos públicos; Dúvidas no processo, principalmente por parte da alta gestão; Dificuldade para formação e atuação dos Grupos de Controle, de Inteligência e Processos. IMPLEMENTAÇÃO

8 Identificação dos Processos Financeiros e Finalísticos
Identificação dos Recursos Humanos, Tecnológicos e Materiais PROCESSOS TOTAL ITEM Indicadores 43 Recursos 319 Causas 198 229 Consequências 300 257 Medidas 276 295 384 Identificação de Medidas Pré-ativas relacionadas aos Eventos Identificação de Medidas Pró-ativas relacionadas aos Eventos 52 17 108 Total Quantitativo de Recursos (Hum / Mat / Tec)

9 Quantitativo de Medidas Pró-ativas Quantitativo de Medidas Pré-ativas
EVENTOS QTDE. MEDIDAS QTDE. CONSEQUÊNCIAS 01. Ampliação na contratação de TIC como serviço, na área pública 4 12. Ampliação na contratação de TIC como serviço, na área pública 8 02. Adoção de modelos centralizados de gestão de TIC no poder público 3 13. Adoção de modelos centralizados de gestão de TIC no poder público 7 03. Ocorrência de ataque cibernético em larga escala 14. Ocorrência de ataque cibernético em larga escala 04. Aumento dos crimes cibernéticos 15. Aumento dos crimes cibernéticos 5 05. Predominância da computação em nuvem 16. Predominância da computação em nuvem 06. Aumento do uso da "tecnologia Big Data" 17. Aumento do uso da "tecnologia Big Data" 07. Implantação de base de dados única no Brasil 18. Implantação de base de dados única no Brasil 1 08. Crescimento dos serviços públicos eletrônicos 19. Crescimento dos serviços públicos eletrônicos 6 09. Maior nível de alfabetização funcional na região nordeste 20. Maior nível de alfabetização funcional na região Nordeste 2 10. Crescimento do uso de documentos digitais no Brasil 21. Crescimento do uso de documentos digitais no Brasil 11. Importância da sustentabilidade para as políticas públicas 22. Importância da sustentabilidade para as políticas públicas 23. Crescimento do produto interno bruto (PIB)

10 PROCESSOS FINALÍSTICOS
QTDE. DE INDICADORES DE PROCESSOS QTDE. CAUSAS QTDE. CONSEQUÊNCIAS QTDE. MEDIDAS CAUSAS QTDE. MEDIDAS CONSEQUÊNCIAS Administração de Dados 6 8 Desenvolvimento de Soluções de Business Intelligence 7 10 Gestão da Infraestrutura Tecnológica 21 33 45 26 Produção - Execução de Serviços Análise de Processos de Negócios dos Clientes 3 5 4 Consultoria em TIC 2 Gerenciamento de Projetos Gerenciamento e Desenvolvimento de Sistemas 9 Projetos de TIC 1 Redes e Conectividade 12 23 14 24 Serviços de Data Center 28 16 44 Prospecção de Soluções Tecnológicas Relacionamento e Atendimento a Clientes Marketing de Serviços Relacionamento com o cliente Suporte e Atendimento ao Cliente 19 11 18 Total 89 158 141 176

11 Quantitativo de Indicadores por Processo
PROCESSOS DE APOIO QTDE. DE INDICADORES DE PROCESSOS QTDE. CAUSAS QTDE. CONSEQUÊNCIAS QTDE. MEDIDAS CAUSAS QTDE. MEDIDAS CONSEQUÊNCIAS Assessoramento Jurídico 3 Auditoria Interna 6 7 Comunicação Institucional Comunicação Empresarial 13 14 12 10 Comunicação Normativa 1 Gestão de Contratos e Convênios Contratos com Clientes Contratos com Fornecedores 4 Convênios com clientes Gestão de Materiais e Patrimônio Gestão de Compras 11 Gestão de Materiais e Suprimentos 5 9 Gestão de Patrimônio 2 Gestão de Pessoas Admissão e Desligamento de Pessoas Assistência de Pessoas Desenvolvimento de Pessoas Gestão de Processos

12 Quantitativo de Indicadores por Processo
PROCESSOS DE APOIO QTDE. DE INDICADORES DE PROCESSOS QTDE. CAUSAS QTDE. CONSEQUÊNCIAS QTDE. MEDIDAS CAUSAS QTDE. MEDIDAS CONSEQUÊNCIAS Gestão de Segurança Gestão de Segurança Física e Patrimonial 5 6 2 Segurança da Informação 7 11 9 13 Gestão de Serviços Gerais 1 Gestão da Manutenção Predial 3 Gestão de Documentação e Arquivo Gestão de Insumos 4 Gestão do Sistema de Transporte Gestão do Suporte Administrativo Gestão dos Espaços Físicos Gestão Estratégica Gestão Financeira Controladoria Financeira Custos Finanças Orçamento Total 109 142 135 154 47

13 Versão Atualizada do Plano Estratégico – previsão 11/2013
Elaboração do Mapa Estratégico Conclusão da primeira versão do Plano Estratégico Implantação do Núcleo de Inteligência Estratégica (NIE) Definição de Sinalizadores e Fontes de Dados Priorização da Iniciativas Estratégicas Definição das Iniciativas Estratégicas Prioritárias Versão Atualizada do Plano Estratégico – previsão 11/2013 ESTÁGIO ATUAL

14 José Ronaldo Vianna de Almeida
OBRIGADO! José Ronaldo Vianna de Almeida (71) CONTATO


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