A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nuvem Computacional para EaD Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará Anderson Silva de Oliveira Góes Gerente de Tecnologia e Inovação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nuvem Computacional para EaD Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará Anderson Silva de Oliveira Góes Gerente de Tecnologia e Inovação."— Transcrição da apresentação:

1 Nuvem Computacional para EaD Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará Anderson Silva de Oliveira Góes Gerente de Tecnologia e Inovação

2 AGENDA Contextualização – Sobre a PRODEPA – Problema – Proposta de Solução Amanaedu – Arquitetura – SEUTED – PROTV- EDU – PROA Implantação – Parceiros – Dificuldades – Resultados – Implementações Futuras

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Sobre a PRODEPA – Fundada em 1953, como departamento de T.I da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA). – Tornando- se a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará em PRODEPA DERPRO Criação da Seção Mecanizada da Secretaria do Estado da Fazenda 1975 – CDP 2013 – PRODEPA 60 ANOS

4 CONTEXTUALIZAÇÃO Sobre a PRODEPA – Missão da PRODEPA: "Prover soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação ao Estado do Pará, em benefício do cidadão.". – Visão: Ser Referência na Gestão de TIC no Estado do Pará. – Valores: Comprometimento, Competência, Ética, Eficácia, Transparência, Equidade e Responsabilidade Sócio-Ambiental. – Política da Qualidade: Busca constante da satisfação de seus clientes, através da qualidade de seus produtos.

5 CONTEXTUALIZAÇÃO Problema – Realidade Econômica e Geográfica do Estado do Pará. Dois municípios paraenses na lista dos mais excluídos do país (Melgaço e Cachoeira do Piriá -IDH). Segundo maior estado brasileiro em extensão territorial, possuindo localidades de difícil acesso. – Necessidade de Modelo de Ensino adequado à realidade estadual. Dificuldades existentes no deslocamento de professores a regiões mais distantes. Expansão do programa de governo NAVEGAPARÁ. Necessidade de Capacitação de estudantes do ensino médio e superior, servidores públicos estaduais e cidadãos de um modo geral.

6 CONTEXTUALIZAÇÃO Problema – Falta de integração entre as iniciativas de Ensino a Distância (EAD) executadas no estado. Instâncias isoladas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizadas por diversas entidades governamentais. Falta de aproveitamento de recursos educacionais que poderiam ser reutilizados. – Nova diretriz para agregação de conceito ao programa Navegapará. Aproveitamento da infraestrutura da rede de comunicação estadual para objetivos educacionais. Tráfego de dados em alta velocidade, propiciando maior eficiência no compartilhamento de recursos.

7 CONTEXTUALIZAÇÃO Proposta de Solução – Escolha de Paradigma computacional voltado ao compartilhamento de recursos de infraestrutura e software. – Necessidade de compartilhamento de recursos educacionais, gerando economia de recursos ao governo do estado. – Implantação de ambientes de aprendizagem voltados para vídeo aulas, armazenamento de objetos educacionais e cursos / treinamento a distância.

8 CONTEXTUALIZAÇÃO Proposta de Solução – Nuvem Computacional para a Educação a Distância. AMANA Palavra do Tupi Guarani utilizada para termos como chuva ou NUVEM. + EDU Abreviação de Educação. = AMANAEDU

9 AMANAEDU

10 Arquitetura

11 AMANAEDU Arquitetura – Linguagens de programação e Banco de Dados PHP squeeze15, Oracle JAVA JDK 1.7.0_25 PostgreSQL 8.4, MySQL 5.5 – Servidores de aplicação Apache 2.2, Apache Tomcat 7 – Frameworks e demais Ferramentas DSPACE 3.1 PHPMOTION v3 MOODLE 2.2 Learning Tools Interoperability (LTI) v1.1.1

12 AMANAEDU Serviço Estadual para o uso de Tecnologias no Ensino a Distância – SEUTED – Portal de Entrada único para distribuição de alunos entre diversas instâncias de ferramentas em EAD. – Possibilita compartilhamento de cursos entre diferentes instâncias. – Utilização do ambiente Moodle. – Possibilita análise integrada de resultados de cursos EAD e reaproveitamento do mesmo por diversos parceiros. – Manutenção de autonomia administrativa de cada instância de Moodle.

13 AMANAEDU

14

15

16

17

18

19

20

21 PRODEPA TV Educação – PROTV EDU – Portal para transmissão e armazenamento de vídeos. – Conteúdo exibido ao vivo ou sob demanda. – Repositório para transmissão e armazenamento de vídeo aulas e demais vídeos de caráter educativo. – Possibilidade de criação de categorias para melhor divisão e armazenamento de conteúdo.

22 AMANAEDU

23 Portal Repositório de Objetos de Aprendizagem (PROA) – Portal para armazenamento de Objetos Educacionais. – Utilização de padrão de metadados Dublin para classificação dos objetos. – Possibilidade de utilização dos objetos em cursos ou de forma independente.

24 AMANAEDU

25

26 IMPLANTAÇÃO Parceiros – Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA). – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). – Escola de Governo (EGPA). – Univeridade do Estado do Pará (UEPA). – Secretaria de Educação (SEDUC).

27 IMPLANTAÇÃO Dificuldades – Contexto Tecnológico Alto número de Tecnologias envolvidas no projeto. Necessidade de Infraestrutura de alto nível (nuvem computacional com servidores virtualizados). Grande variedade de perfis de usuário. – Contexto Pedagógico Adaptação dos parceiros a tecnologia. Necessidade de destaque de colaboradores dos parceiros para produção de conteúdo do projeto (vídeo aulas, Objetos de Aprendizagem, cursos).

28 IMPLANTAÇÃO Resultados – PRODEPA Capacitação de mais de 100 colaboradores de um total de 350. Reutilização, através de vídeo- aulas, dos cursos técnicos disponibilizados em seu espaço. – EGPA Disponibilização de cursos para servidores públicos do estado, da capital e do interior. Capacitação inicial de 25 colaboradores da Secretaria de Turismo, PRODEPA e da própria EGPA, em curso de Administração do tempo.

29 IMPLANTAÇÃO Resultados – SEDUC Capacitação de professores e alunos da rede pública estadual. Utilização do Amanaedu para revisão do ENEM e capacitação de cerca de alunos. – SECTI Capacitação de 130 pessoas em cursos livres e de monitoria de infocentros do programa Navegapará.

30 IMPLANTAÇÃO Resultados – UEPA Capacitação de profissionais da Saúde, através da utilização do PROTV EDU, para transmissão de palestras relacionadas ao programa Telessaúde.

31 IMPLANTAÇÃO Implementações Futuras – Utilização de Certificação digital para emissão de certificados de conclusão de curso. – Desenvolvimento de App Mobile para o PROTV EDU. – Adequações para oferecimento da infraestrutura às esferas municipal e estadual.

32 PERGUNTAS ?

33 OBRIGADO


Carregar ppt "Nuvem Computacional para EaD Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará Anderson Silva de Oliveira Góes Gerente de Tecnologia e Inovação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google