A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever."— Transcrição da apresentação:

1

2 Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever no Correio Mercantil Memórias de um Sargento de Milícias foi lançado em folhetins em 1854, tendo sido publicado em livro, em 1855

3 Biografia do Autor Ocupou cargos de administrador da Tipografia Nacional, oficial da Secretaria do Ministério da Fazenda Também foi um dos diretores da Academia Imperial e Òpera Nacional Faleceu no dia 28 de novembro de 1861 no naufrágio do Vapor Hermes

4 Introdução Foge dos padroes da época; dos modelos de folhetim do Romantismo. Contraria a sociedade retórica dominante, dando um tom humorítico e caricatual, proximo do genero picaresco, o que gerava desinterrese por parte dos leitores da época, acostumados á novelas bem comportadas.

5 Personagens Suburbanos, saídos dos arredores do Rio de Janeiro, gente humilde com fala popular por parte dos personagens, fatores de grandeza na obra. Tudo tem cheiro de povo, sem sofisticação ou formalidades. Anti-Herói, é mostrado bem proximo da realidade humana, com defeitos e atrapalhaçoes, longe do modelo do Romantismo. È a Primeira afirmação do Romantismo.

6 Um mundo onde a ordem se embaralha com a desordem. Uma crônica dos subúrbios cariocas e das diabeiras de Leonardinhho, um paladinho de mentira e vadiagem, anti-heroi e peralta-mor.

7 Resumo da Obra I – ORIGEM, NASCIMENTO E BATISMO: Leonardo Pataca veio para o Brasil junto coma família real. È nomeado Marinheiro. Durante a viajem no Navio, conheceu Maria Hortaliça, uma camponesa. Enamoram-se.Se encontram á noite, e de ua pisadela no pé e um beliscão, nasceu Leonardinho. Como madrinha ficou a Comadre, e o Barbeiro como o Padrinho da criança.

8 II – PRIMEIROS INFORTÚNIOS : Leonardo Pataca ao chegar mais cedo do trabalho, descobriu que estava sendo traído pela esposa. O amante escapou. E Pataca deu uma surra em Maria, que lhe disse muitos desaforos e depois fugiu com um capitão de Navio para Portugal. Leonardinho após uma briga com Pataca, foi para casa de seu Padrinho viver com ele. Pataca desaparece.


Carregar ppt "Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google