A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
HAVERÁ OU HAVERÃO? 1) Existem muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais. 2) Há muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais 3) Existirão muitos problemas na região atingida pela guerra. 4) Haverá muitos problemas na região atingida pela guerra

2 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
HAVERÁ OU HAVERÃO? 5) Devem existir meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos. 6) Deve haver meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos.

3 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
NUNCA DEVO USAR O VERBO HAVER NO PLURAL? 7) Ele havia corrigido prova. 8) Eles haviam corrigido a prova. 9) Faz um ano que te conheço. 10) Faz três anos que ele desapareceu.

4 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
VERBOS IMPESSOAIS: PERMANECEM NO SINGULAR! Haver no sentido de existir Havia muitas propostas de emprego naquela época. (Existiam) Haver no sentido de acontecer Deve ter havido muitos acidentes no último feriado. (Devem ter ocorrido) Fazer no sentido de tempo decorrido Faz três anos que eles se conhecem.

5 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
ALUGA-SE OU ALUGAM-SE CASAS? 1) Aluga-se casa ) Alugam-se casas. 3) Vendem-se imóveis. OU Imóveis são vendidos. 4) Observaram-se os exemplos. OU Os exemplos foram observados. 5) Compram-se quadros antigos OU Quadros antigos são comprados. 6) Aprovaram-se os orçamentos OU Os orçamentos foram aprovados.

6 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
ALUGA-SE OU ALUGAM-SE CASAS? 7) Precisa-se de ajudantes. (De ajudantes são precisados). (?) 8) Trata-se de questões difíceis. (De questões difíceis são tratadas). (?) 9) Necessita-se de verbas. (De verbas são necessitadas). (?) 10) Acredita-se em políticos honestos. (Em políticos honestos são acreditados). (?)

7 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
OUTROS CASOS RELEVANTES A maioria dos examinadores aprovou o projeto. A maioria dos examinadores aprovaram o projeto. Observe que as duas opções acima estão corretas, pois o verbo pode concordar com a palavra maioria ou com examinadores. O mesmo ocorre com os demais exemplos: Metade dos alunos não apresentou o trabalho. Metade dos alunos não apresentaram o trabalho. Um grupo de crianças desapareceu. Um grupo de crianças desapareceram.

8 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
OUTROS CASOS RELEVANTES Outra situação de concordância facultativa ocorre quando escrevemos o verbo antes de um sujeito composto. Observe: Discursaram o presidente e os ministros. Discursou o presidente e os ministros. Neste caso, o verbo discursar tanto pode concordar com os dois núcleos do sujeito – presidente e ministros – quanto pode concordar com o termo mais próximo: presidente. Mas preste atenção, pois o mesmo não ocorreria se o verbo viesse após o sujeito, caso em que obrigatoriamente usaríamos o verbo no plural, conforme segue: O presidente e os ministros discursaram.

9 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Além desses casos abordados, em que podemos fazer a concordância de modo flexível, vale a pena ainda fazer com que você observe a concordância do verbo em situações em que usamos porcentagens: 25% dos alunos faltaram à avaliação. 25% da verba é destinada a projetos educacionais. Repare que, nos exemplos acima, a concordância não se dá entre o verbo e a expressão que indica porcentagem, mas entre o verbo e a palavra seguinte a essa expressão. Diferente seria se a expressão que indica porcentagem viesse “desacompanhada”. Neste caso, necessariamente, deveríamos concordar o verbo com o numeral: 25% gostam do projeto. Apenas 1% não compareceu à avaliação.

10 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
1) CORRIJA, SE NECESSÁRIO, DE ACORDO COM AS REGRAS DA NORMA CULTA: Tratam-se de questões fáceis. Verificou-se os freios antes de sair. São fatos que não adiantam discutir. São muitas as questões que ainda restam resolver. Devem haver muitos problemas. Deve existir muitos problemas.

11 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Devem fazer três anos que não é visto. Devem ter havido muitos obstáculos para que as equipes de resgate identificassem corpos e retirassem feridos do local. Após a pesquisa de campo, é indicado que se analise os dados levantados.

12 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Pode-se conseguir vários empregados. Podem-se obter dois pontos. Podem-se precisar de dois pontos. Pode-se esperar por dias melhores. Pode-se ouvir, aos sábados, tal cantor. Podem-se precisar todos os culpados.

13 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Eis os livros que se devem ler. Eis as leis a que se deve obedecer. Eis os caminhos que se deve seguir. Eis as circulares que se devem redigir.

14 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Há de se pagar as despesas da festa. Hão de se fazer novos contatos. Devem acontecer fatos incríveis. Devem ocorrer fatos incríveis. Deve fazer três anos que não é visto. Devem fazer verões quentíssimos.

15 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Podem haver-se com dignidade todos os presentes. Podem fazer os alunos, aqui mesmo, seus trabalhos. Podem haver faltas no ano que vem. Parece que eles se houveram com dignidade. Creio que os alunos se houveram bem nos exames. Os juízes houveram por bem condená-lo. Quem fizer isto, comigo se haverá.

16 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Seria bom que eles houvesse se retirado. Precisam-se de empregados. Fez-se cerca de cem currículos. Não se podem esquecer dos momentos felizes. Procurou-se cumprir todas as exigências. Já deve ter ocorrido mais de mil reclamações. Prestou-se aos clientes as informações necessárias. Tenho certeza de que ainda choverão aplausos.

17 Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
FIM FIM FIM


Carregar ppt "Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google