A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização brasileira Aula ª série

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização brasileira Aula ª série"— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização brasileira Aula 3 1ª série
O que é urbanização?

2 O que é urbanização? Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc. 

3 A urbanização do século XX
A urbanização do século XX, foi marcada por importantes características, a começar pelo ritmo bastante acelerado de crescimento das cidades e pela sua abrangência, agora mundial.

4 Urbanização no Brasil O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil a partir dos anos 1950 e a formação de um mercado nacional integrado levaram a processos encadeados de metropolização e de interiorização urbana e demográfica. Inicialmente, ocorreu uma metropolização acelerada, nucleada no crescimento de algumas grandes capitais, mas que, em seguida, perde impulso diante da multiplicação de cidades pequenas e médias, e de uma nova metropolização, agora disseminada por inúmeros espaços urbanos menores.

5 Metropolização no Brasil
Metropolização é o processo em que as cidades de uma região metropolitana ou apenas uma cidade fora de região metropolitana estão em via de se tornarem uma metrópole, ou seja, prestes a abrigar mais de 1 milhão de habitantes em uma região ou apenas em uma cidade. No Brasil, é um fenômeno recorrente, pois se até 1960 o país tinha apenas 2 cidades com mais de um milhão de habitantes, este número hoje é bem superior.

6 As metrópoles brasileiras
As metrópoles exercem influência em praticamente todo o território nacional, promovendo a difusão de novas formas de vida, além de imprimirem mudanças na organização do espaço geográfico.

7 Aumento da urbanização
Na atualidade, de cada 100 brasileiros, aproximadamente 78 vivem em cidades. Apesar de o ritmo de urbanização estar declinando em nosso país, ainda ocorre transferência de população do meio rural para o meio urbano.

8 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A volumosa produção de lixo, o que exige espaço para o seu depósito e cuidados ecológicos com o seu manejo. . .

9 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
Os engarrafamentos quilométricos, geradores de fumaça e ruídos que interferem na qualidade de vida . . .

10 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A carência de áreas verdes para o lazer e o entretenimento das pessoas . . .

11 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A especulação imobiliária conduz a ocupações irregulares, muitas delas ocorrendo em áreas de preservação, como os fundos de vales . . .

12 Cidades X empregos . . . As metrópoles não representam apenas problemas, aparentemente insolúveis. Seu extraordinário dinamismo é gerador de ofertas de trabalho e de negócios, além de concentrador de recursos financeiros e de consumo. cotidiano.

13 As regiões do Brasil e a urbanização

14 Urbanização e pobreza . . .

15 Formação de uma rede urbana mais densa e interligada.
Urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos Existem diferenças fundamentais no processo de urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos: Desenvolvidos: Urbanização mais antiga ligada em geral a primeira e segunda revoluções industriais; Urbanização mais lenta e num período de tempo mais longo, o que possibilitou ao espaço urbano se estruturar melhor; Formação de uma rede urbana mais densa e interligada.

16 Urbanização mais recente, em especial após a Segunda Guerra Mundial;
Urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos Subdesenvolvidos: Urbanização mais recente, em especial após a Segunda Guerra Mundial; Urbanização acelerada e direcionada em muitos momentos para um número reduzido de cidades, o que gerou em alguns países a chamada macrocefalia urbana.

17 Macrocefalia urbana Macrocefalia urbana É a existência de uma rede urbana bastante rarefeita e incompleta na maioria dos países.

18 TIPOS DE CIDADES As cidades podem ser classificadas da seguinte forma:
Quanto ao sítio: sítio urbano refere-se ao local no qual está superposta a cidade, sendo assim a classificação quanto ao sítio leva em consideração a questão topográfica. Como exemplo temos: cidades onde o sítio é uma planície, um planalto, uma montanha, etc. Ouro Preto b) Quanto à situação: situação urbana corresponde à posição que ocupa a cidade em relação aos fatores geográficos. Como exemplo temos: cidades fluviais, marítimas, entre o litoral e o interior, etc. Cabo Frio

19 TIPOS DE CIDADES c) Quanto à função: função corresponde à atividade principal desenvolvida na cidade. Como exemplo temos: cidades industriais, comerciais, turísticas, portuárias, etc. Cidade de Santos d) Quanto à origem: pode ser classificada de duas formas: planejada e espontânea. Como exemplo temos: Brasília, cidade planejada e Belém, cidade espontânea Brasília

20 A urbanização e o nosso dia - a - dia
A urbanização traz diversas formas de construção do nosso espaço, e cada um de nós está construindo e ao mesmo tempo, sendo produto dessa construção, que deve ser cada vez melhor... O que você anda construindo? . . .


Carregar ppt "Urbanização brasileira Aula ª série"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google