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Abordagens qualitativas

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Apresentação em tema: "Abordagens qualitativas"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagens qualitativas
Amostragem Jordão Horta Nunes

2 A amostragem no processo de pesquisa
Amostragem de casos: quem entrevistar Grupos de amostragem de casos: de que grupos vêm as pessoas a entrevistar? Amostragem do material: o que vai ser transcrito e analisado Amostragem interna: o que é importante no conteúdo da entrevista Amostragem da apresentação: o que é relevante para demonstrar ou ilustrar as descobertas. Coleta Interpretação Apresentação

3 Exemplo de estrutura de amostragem em determinação a priori da amostragem
Grande área de conhecimento Sexo Feminino Masculino Ciências sociais aplicadas Ciências agrárias Arte e Letras Ciências humanas e filosofia Ciências biológicas e saúde Ciências exatas Engenharias Total

4 Definição gradual da estrutura da amostra
Amostragem teórica – Glaser e Strauss, 1967 – Decisões estabelecidas na coleta e na interpretação dos dados Critérios definidos em relação à teoria a ser construída, selecionando o material que propicia melhores insights, à luz do material já utilizado e do conhecimento dele extraído. Saturação teórica como critério para interromper a amostragem de grupos pertencentes a uma categoria, o que siginifica que não estão sendo encontrados dados adicionais para desenvolver as propriedades da categoria

5 Amostragem teórica x amostragem estatística
A extensão da população não é conhecida A extensão da população é conhecida a priori As características da população básica não são conhecidas previamente A distribuição das características da população básica pode ser estimada Elaboração repetida de elementos de amostragem com critérios a serem definidos em cada etapa Elaboração de uma amostra de uma única vez, seguindo um plano previamente definido O tamanho da amostra não é definido previamente O tamanho da amostra é definido previamente A amostra é concluída ao se atingir a saturação teórica A amostragem é concluída quando toda a amostra estiver estudada

6 Seleção gradual Selecionar casos de acordo com seu conteúdo, com base na relevância dos casos e não conforme sua representatividade Triangulação de dados: integração de fontes diferenciadas por tempo, lugar e pessoa. A indução analítica (Znaniecki, 1934): parte-se do desenvolvimetno de uma teoria ou modelo em dado momento e sitaução para procurar e analisar casos desviantes. Controlar a teoria em desenvolvimento Sugestões concretas: Integrar casos intencionalmente extremos ou desviantes. Selecionar casos particularmente típicos. Integrar apenas alguns casos, mas que apresentam variação máxima entre si. Selecionar casos pela intensidade com que processos ou características a eles associados estão neles determinados ou supostos Casos críticos Casos politicamente importantes ou “delicados” (pensar em exclusões) Critério da conveniência (casos mais acessíveis sob determinadas condições).

7 Constituição dos casos na amostra
O caso representa a si mesmo: “universal individualizado”. Socialização individual específica contra um plano de fundo geral. O caso representa um contexto institucional específico, no qual o indivíduo atua, e o qual ele deve também representar para outros indivíduos. O caso representa uma profissionalização específica alcançada pelo indivíduo, que é representada em seu conceitos e modos de atuar. O caso representa uma subjetividade desenvolvida enquanto resultado da obtenção de certas reservas de conhecimento e da evolução de modos específicos de atuar e perceber O caso representa um contexto de atividades interativamente realizado e realizável (ex.: assessoria, aconselhamento, treinamento, tecnologia em desenvolvimento etc.).


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