A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento Estratégico
Primeiro Ciclo do Ensino Básico “O estado reconhece a liberdade de aprender e de ensinar, incluindo o direito dos pais à escolha e à orientação do processo educativo dos filhos” António Moreira, Carlos Resendes e Sónia Nicolau

2 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Objectivos Introdução Meio Envolvente Visão Estratégica Missão Objectivos da Instituição Acções para alcançar os objectivos Análise Comparativa Conclusões Questões Orientadoras Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

3 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Introdução Este trabalho centra-se em escolas do primeiro ciclo do ensino básico (privadas e públicas), na ilha de S. Miguel. Realizamos um análise comparativa entre a escola pública (uma escola genérica) e as três escolas privadas existentes na cidade de Ponta Delgada.     O mercado em questão consiste nos pais com filhos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico e residam na cidade de Ponta Delgada ou zonas circundantes; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

4 Considerações Abordagens do planeamento estratégico, que se baseiam no
sector empresarial, aplicáveis directamente às organizações de serviços públicos…. Criação factores direccionados aumento competitividade Escolas? não Combinações mercado; Produtos base lucro sim ? processos políticos; políticas protesto; jogos de poder; peso administrativo e burocrático omitindo natureza das organizações educativas Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

5 Meio Envolvente legislação Atitude políticas 3 escolas privadas
Instituição/ organismo Desenvolvimento tecnológico Decréscimo natalidade Propinas Localmente próximas Status social Obrigatoriedade ensino básico Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

6 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Visão Estratégica Público Privado Proporcionar às gerações futuras ensino de qualidade; criar um espaço de educação na e para a cidadania Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

7 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Qual a razão de ser da instituição? Público Privado Proporcionar o direito à educação para todos os cidadãos Portugueses; Uma permanente acção formativa; Integrar todas as crianças e jovens na escola e proporcionar um ambiente de aprendizagem inovador; Assegurar o direito à diferença; Assegurar uma escolaridade de segunda oportunidade aos que dela não usufruíram na idade própria; Proporcionar o direito à educação; Permanente disponibilidade e flexibilidade horária; Proporcionar espaço para o desenvolvimento do ensino e do aprendizado; Alunos indivíduos responsáveis, capazes de intervir de modo crítico na sociedade Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

8 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Qual o “negócio” da instituição? Público Privado Acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade Formar com elevada qualidade; Formação integral do aluno; Alcançar resultados positivos e levar mais longe os seus alunos Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

9 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Futuras competências? Público Privado Melhoria dos quadros dos docentes (centralizada); Melhoria das instalações; Selecção dos quadros dos docentes; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

10 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Principais clientes? Público Privado Todos os cidadãos; Cidadãos que suportem financeiramente a propina; Os que pretendem um ensino que consideram de qualidade superior; Os que consideram a instituição como mais segura; Pais com vida profissional cujos horários não são compatíveis com os praticados pelas escolas públicas; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

11 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Quais os principais serviços da instituição? Público Privado Ensino; Horário alargado; Actividades extra - curriculares, após tempos lectivos; Segurança; Acolhimento; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

12 CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO
Princípios básicos e valores da instituição? Público Privado Igualdade de oportunidade; Principio da liberdade de aprender e ensinar; Ensino não confessional; Desenvolvimento do espírito democrático e pluralista; Desenvolvimento do respeito pelos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões; Formação de cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva; Comunidade educativa; Formação activa e contínua; (…) Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

13 Objectivos da Instituição
Público Privado Para o 1.° ciclo, o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora; Satisfazer necessidades não educativas dos pais dos alunos; Fomentar um ensino de qualidade superior; Ser diferente das outras instituições de ensino; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

14 Acções para alcançar os objectivos
Público Privado Toda a actividade educativa, aulas e outras actividades curriculares. Horários alargados; Selecção criteriosa dos docentes; Selecção/recrutamento dos alunos; Acompanhamento das carências educativas dos alunos; Qualidade das instalações; Acessibilidades e estacionamento; Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

15 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Números Público Privado alunos inscritos 843 15282 Idade alunos 14 12 95,7% 93,8% 99,1% 68,4% 81,2% 84,5% Taxas transição Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

16 Análise Comparativa Factores Críticos para o Sucesso Público
S.F. Xavier Colmeia Passarada Horários (abertura e fecho) x4 2 10 8 Reputação / imagem x4 3 6 7 Formação cívica x4 5 Rácio Professor / Alunos x4 Selecção do público x3 1 9 Organização pedagógica x3 4 Segurança x2 Resultados dos alunos x2 Actividades extra – curriculares x1 Propinas x1 Índice Global 113 242 228 231 ESCALA: 1=Muito Fraco ; 5=Médio ; 10=Muito Forte Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

17 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Conclusões O Ensino Público surge por legislação e, aparentemente, limita-se a existir. A Escola Pública não está à partida orientada para a competição, nem tem nenhum factor externo que promova um espírito competitivo. Um professor que tem o seu lugar garantido nos quadros das escolas não tem nenhum incentivo, em princípio, para tornar uma escola mais atraente para os alunos, pois tem o seu ordenado garantido no final do mês. As conclusões retiradas desta análise comparativa não podem ser extrapoladas para qualquer escola pública. A ideia que elas não tem nenhuma orientação para a competição falha em alguns casos, por exemplo no caso da Antero de Quental. Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

18 do planeamento estratégico
Considerações Abordagens do planeamento estratégico, que se baseiam no sector empresarial, aplicáveis directamente às organizações de serviços públicos…. Criação factores direccionados aumento competitividade Escolas? não Combinações mercado; Produtos base lucro sim Transferir o arsenal do planeamento estratégico para as escolas Processo alternativo processos políticos; políticas protesto; jogos de poder; peso administrativo e burocrático omitindo natureza das organizações educativas Questões/Linhas Estratégicas Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

19 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
Qual a nossa ambição de construir uma diferença relativamente às outras escolas? quais os valores básicos actuais e futuros que devem ser negociados para a nossa escola? o que fazemos melhor relativamente às outras escolas? de que modo o meio afecta a escola? quais são as nossas agendas estratégicas no momento actual? que grau de responsabilização a exigir aos diferentes actores pelos resultados da escola? que público servimos e que público gostaríamos de servir (público potencial)? como constituir um campo inter organizacional com outras escolas? que serviços reais e potenciais a escola disponibiliza? quais as inovações estratégicas que gostaríamos de desenvolver? que políticas devem ser estabelecidas de modo a que todas as actividades se realizem segundo a nossa estratégia e em concordância com a ambição e a filosofia da escola? quais as oportunidades e constrangimentos actuais e futuros? quais os factores-chave de sucesso da escola? A- Fazer da escola, uma escola atractiva e segura B – Seleccionar o público; organizar programas adequados;recrutamento descentralizado. C – Interacção com outros organismos/instituições D – Escola eficiente e competitiva Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.

20 Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.
“num contexto politica e administrativamente descentralizado e com conhecimento de margens amplas de autonomias às escolas, é possível imaginar-se então que estas invistam mais na construção de estratégias diferenciadoras, claramente expressas num projecto de escola.” Moreira, A., Resendes, C. & Nicolau, S.


Carregar ppt "Planeamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google